Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 8 de janeiro de 2012

PAUSA PARA UM DOMINGO DE SOL - Por Claude Bloc

Encantadora Liberdade

Não sei mais dizer o que são férias. Faz tempo que estou sempre trabalhando em alguma coisa ou outra... Não sei mais o que é “fazer nada”, ter nada marcado. Se nada me resta a fazer, encho meu tempo de poesia.

... E sigo em frente, pois meu percurso sempre anda sujeito a alterações... Posso até eliminar alguma escala nessa trajetória, por falta de tempo para ir aos tantos locais que desejo ver, conhecer, revisitar.

Às vezes, sinto vontade de conduzir a noite e reverter o dia. Seguir viagem com mala pequena, reduzida ao mínimo essencial: óculos escuros, livros, coisas que me prendem o pensamento.

Finalmente, quero sentir esse momento de abrir os braços e sorrir para essa encantadora liberdade, essa vontade de dormir sob um céu estrelado e cancelar essas idas e regressos que já me cansam. Fazer pausas e ganhar forças. Dar novos passos e ter descansos. E nunca, deixar o Crato fugir de mim. Mesmo se vou por outro caminho. 

Claude Bloc

Os Santos: Dom de Deus ao Mundo – por Ângela de Fátima Coelho (*)


Na sequência: Os pastorinhos de Fátima, Madre Teresa de Calcutá, a menina Benigna Cardoso da Silva, de Santana do Cariri e João Paulo II 

Santos – santidade: talvez as palavras já estejam gastas ou tenham perdido força. O desgaste do uso e a desvalorização daquilo para que remetem banalizou referências de que precisamos e apelos que não podemos dispensar. Num mundo cinzento pela ausência de ideais, os santos – amigos de Deus na história humana –  iluminam o nosso caminho pelo seu testemunho de amor a Jesus Cristo e de confiança na presença transformadora do Ressuscitado.

Podemos dizer que cada um deles viveu, sob a ação do Espírito Santo, um traço específico do Senhor, como se em cada um deles uma página do Evangelho se transformasse em vida, até chegarem “à medida completa da plenitude de Cristo” (Ef 4,13). Os santos fizeram caminho antes de nós, viveram uma realidade semelhante à nossa, partilharam as dificuldades e seduções da nossa condição humana e aprenderam a ler os sinais de Deus na história.

Agora, junto de Deus, acompanham-nos no percurso de vida que cada um de nós tem de fazer: com eles aprendemos a ler os sinais de Deus e da Sua presença na nossa história pessoal.

(*) Ângela de Fátima Coelho, postuladora da causa de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, a quem Nossa Senhora apareceu em Fátima