Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 20 de setembro de 2009

Dia da Árvore (Festa das Árvores)

.O céu toca as cumeeiras

. e as árvores, em suas plumagens


e o mundo todo aplaude essa magia,
esse encantamento.

.
(Claude Bloc)

"O desejo é uma árvore com folhas;
a esperança, uma árvore com flores;
o prazer, árvore com frutos. "
( Guilherme Massien )


O decreto no 55.795, de 24/2/1965, instituiu a "Festa Anual das Árvores em todo o território nacional, em substituição ao Dia da Árvore". Em razão das diferenças climáticas brasileiras e fisiogeográficas, o evento é festejado na última semana de março, no Norte e Nordeste, e a partir do início da semana do dia 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O 2º. artigo desse decreto declara que a finalidade do evento é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem- estar dos cidadãos".

No entanto, por tradição, o Dia da Árvore continua sendo comemorado a 21 de setembro.

As árvores são valorizadas e defendidas mundialmente, em razão de sua importância para a sobrevivência dos seres vivos no planeta.

Desde o Descobrimento até hoje, o Brasil tem sofrido com o desmatamento e com as queimadas, que destruíram grande parte da maior reserva florestal do planeta, fato que provocou e provoca um dos os principais problemas ecológicos, visto que as árvores contribuem para a manutenção do equilíbrio da natureza, ao oferecerem abrigo e alimento à fauna, protegerem o solo impedindo sua erosão e purificarem o ar do planeta.

Mesmo nos centros urbanos a árvore é importante, pois alem de amenizar a paisagem, contribui para purificar o ar saturado de poluentes, dá sombra e frescor, agasalha pássaros e insetos e ajuda as pessoas a obterem níveis satisfatórios de qualidade de vida. Ademais, ela fornece matéria-prima para a fabricação do papel, de móveis e objetos, amortece o impacto da chuva no solo, umedece o ar e funciona como regulador da temperatura. Estimular o plantio de árvores, portanto, é despertar na população o desejo de tornar o nosso planeta saudável e habitável.

Fonte:
quiosqueazul.blogspot.com/.../dia-da-arvore.html
Fotos por Claude Bloc.

Para Claude Bloc

Fiquei feliz em saber que existia,
juro, eu não sabia
de você e sua poesia.
Fiquei ali parado olhando
'Os olhos dos Pássaros'
e era quase a mim
que me via
me lia
me refletia.
Então, num ímpeto
copiei
colei
e mandei.
Primeira vez
de saudades
não chorei.

(Obrigado pela boas vindas e parabéns pelo seu trabalho, adorei!)

Hoje foi uma correria, Dia do Gaúcho, Revolução Farroupilha, fui fazer umas fotos, mas estou antes postando esse poema que fiz pela madrugada, vou editar as fotos para verem um pouco dos hábitos daqui, grande abraço para todos!!!

Mensagem de Chico Xavier



"Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes
com as tuas necessidades, nem mais,
nem menos, mas o justo para as tuas
lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste
espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraístes,
com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente
sobre teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,
buscas, expulsas, modificas tudo aquilo
que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave
de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua
jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograme tua meta,
busque o bem e viverás melhor".


" Embora ninguém possa voltar atrás e
fazer um novo começo, qualquer um pode
começar agora e fazer um novo fim ".

CÓDIGO DE DOENÇAS CEARENSES - CDC



Dedico este artigo a José do Vale Filho.
.
Estou a prósito convidando todos os colegas do Cratim a aderirem a feitura de um novo código de doenças que vamos enviar mais que urgente para o Ministério da Saúde a fim de que seja publicado e enviado às Faculdades de Medicina do Ceará e principalmente as do Cariri. Se, por acaso, no final do curso sobrar algum caririense que tope clinicar por estas bandas. Acho que a maior parte dos alunos, são de "gente de outras terras" ,que assim que botarem o canudo embaixo do suvaco se mandam de volta pra suas terrinhas além de nossas "fronteiras". Mas, vamos contar com os filhos do Cariri, mesmo sendo minoria. Gostaria até que alguém me mostrasse uma pesquisa dizendo que somos maiorira nas duas faculdades de Medicina Caririense. Ia ficar muito feliz! Lá vem eu com meu bairrismo extemporãneo!
Bom meu amigo José, em complemento a sua magnífica obra anterior sobre as doenças cearenses, segue estas pérolas que farão parte do "CDC" - Código de Doenças Cearenses. É pra gente rir, como aconteceu quando li seu artigo que de tanto "gaitada" me deu um uma "dor no mucumbuco"!
.
Código de Doenças Cearenses
.
ISPINHELA CAÍDA DOR, NOS QUARTOS, PÉ DISMINTIDO, MOLEIRA MOLE, QUEBRANTO, TOSSE DE CACHORRO, DOR NO ESTOMBO, FARNIZIM, PASSAMENTO, CACHINGAR, FRIEIRA, COBREIRO DE PÉ, PEREBA, CURUBA, REMELA NO ZÓI, DODÓI, (conjuntivite), GASTURA ,MARIA PRETA ,TERSOL, DOR NO PÉ DA BARRIGA, DOR DE VIADO, BODE ,MORRÓIDIA, IMPINGE, PILÔRA, PANO BRANCO, XANHA, CATARRO NOS PEITO, ESTALICIDO, BICHEIRA ,FININHA, ALÔJO, ÍNGUA, COCEIRA NAS VIRIA, BICHO DE PÉ, EMPACHADO, FASTIO, DOR NO ESPINHAÇO, BUCHO QUEBRADO, DENTIQUÊRO, CALO SECO, UNHA FOFA, PÉ INCHADO, PAPOQUINHA, CORPO REIMOSO, MUCUIM ZOVIDO ESTOURADO, ÁGUA NA PLEURA, BERRUGA, OLHO DE PEIXE (verruga na planta do pé), SETE COURO, CORPO MUÍDO, BARRIGA FAROSA, DIFRUÇO (resfriado), GÔTO INFLAMADO (quando a comida cai no gôto), DENTE PÔDI, MÔCO, PÁ QUEBRADA, CADUQUICE, VISTA CANSADA, OS QUARTO ARRIADO, ESPINHA CARNAL PAPÊRA, DOENÇA DOS NERVO OMBRO DISMINTIDO QUEIMA NO ESTOMBO JUÍZO INCRIZIADO FERVIÃO NO CORPO, CAMPANHIA CAÍDA, ESMORECIMENTO NO CORPO, BROTOEJA, DESENCHAVIDO, PITO FROUXO, ISCURICIMENTO DE VISTA, RACHADURA NOS PÉ, PAPOCA ROXA, OS PEITO ABERTO, LÊNDEA, PIOLHO, PIRA TISGA, INFRAQUICIDA, VENTO CAÍDO, FRACO DOS NERVO, ESPORÃO DE GALO, BICO DE PAPAGAIO, LANDRA INCHADA (gânglios inchados), DOR NAS COSTAS QUE RESPONDE NA PERNA, PAPOCA D’ÁGUA DOR NAS TÁBUA DOS QUEIXO, DOR NAS CRUZ, DOR NOS BRUGUMI, MAL JEITO NO ESPINHAÇO, INTALO, INTANGUIDA, DIFULUÇO, DOR NAS CADEIRA SAPIRANGA NOS ÓI RUÇARA DOR NA JUNTA MONDRONGO INQUIZILA PÉ DURMENTE (remédio é fazer uma cruz com cuspe em cima do pé. É pei bufe), ESQUENTAMENTO, VERMÊIA, CESÃO, CARNE TRIADA, NERVO TORTO, DOR NO MUCUMBÚ, SOLITÁRIA ,TOSSE DE CACHORRO DOIDO, CARAOLHO, ESQUECIMENTO, ASTROSE E ASTRITE, SAPINHO, ENTOJO, PAPEIRA, TIRISSA, LUNDU, COQUELUCHE, COBREIRO, ISCOLIOSE NÓ NAS TRIPA ALGUEIRO ESTOPOR GÔGO UNHEIRO BOQUEIRA CALOMBO, DORMÊNCIA NUMA BANDA DO CORPO, ZÔVO GÔRO, MURRINHA, ZÔVO VIRADO, CANSAÇO NO CORAÇÃO, JUÊI DISMANTELADO, ZÓIO NUVIADO, VAZAMENTO (CAGANEIRA), ÁGUA NAS JUNTA, RESGUARDO, ZUMBIDO NO ZOVIDO, INTUPIDO (passar dias sem cagar), MUFUMBA, SALUÇO, FÍGADO OFENDIDO, VÊIA QUEBRADA ,CHABOQUE DO JOELHO ARRANCADO.

Fonte: Anotações enviadas por Joaquim Pinheiro

LITERATURA EFÊMERA - Por Emerson Monteiro

Nestes tempos virtuais, algumas conclusões se mostram pulando faceiras na nossa frente, aguardando apenas que alguma criatura disponível pegue das teclas e comece a formar o quebra-cabeça das mensagens para mandá-las adiante através dos tantos meios que a comunicação hoje oferece nas telas de máquinas extraordinárias.

Noutras ocasiões menos dadivosas, escrever impunha riscos incalculáveis até de sobrevivência. Agora, no entanto, nada de queixas quanto ao direito da informação.

Esse engenho aperfeiçoado leva longe o que se pensa ou sente e dispõe das normas de passar à frente em palavras. Os “blogs”, por exemplo, democratizaram a oportunidade da fala a patamares de suprema facilidade no manuseio e transmissão. Num passado recente, isto seria mera coisa de sonho, ficção de ciência.

Perante ditas considerações, resta saber o que dizer. Desocupar os guardas roupas de idéias e criações, formular as propostas e remeter aos prelos imediatos do sacrário de Pandora, o oráculo moderno da “web”.

A única pergunta necessária que persiste vem por conta de saber disso os frutos, quais as conseqüência na qualidade das vidas, no investimento de tempo e saúde nas produções e na interpretação do que mandar aos demais habitantes do mundo virtual, na outra extremidade da linha. O que acrescentar ao pacote das expectativas reinantes no império da dúvida humana existencial.

Vão dias, veem dias, na esperar de melhorar as condições sociais, livrá-las das imposições dos dissabores do ordenamento.

Nesse passo, as possibilidades criam a perspectiva do fazer intelectual. Ninguém justifica a ausência de vitrine no gesto de mostrar suas peças íntimas de geração, no território livre da palavra em que se transformou a tecnologia de vanguarda. Resta, contudo, reverter o quadro de mediocridade em que se espoja o animal selvagem da sociedade moderna.

Lady pé-de-serra - Foto : Heládio Teles Duarte



Norma Bengel - Uma estrela brasileira


Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d'Áurea Bengell mais conhecida como Norma Bengell (Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1935) é uma atriz, cineasta, cantora e compositora brasileira.

Foi a primeira atriz brasileira a apresentar-se em uma cena de nu frontal no filme Os cafajestes, de 1962. Ela estreou no cinema em 1959, no filme estrelado por Oscarito "O homem do Sputinik". Chamou a atenção pela sua sensualidade, cantando e parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot.

Norma Bengell depois tentaria a carreira de diretora, realizando nessa função o filme de 1996 O guarani, baseado na obra do romancista José de Alencar.

Em 2008 assinou contrato com a TV Globo até novembro, efetivando assim sua personagem Deise Coturno até o final da segunda temporada. Antes, ela já havia feito participações esporádicas, após a saída temporária do ator Ítalo Rossi, que vive o Seu Ladir.

Como cantora, seu primeiro sucesso foi o 78 rpm com "A lua de mel na lua" e "E se tens coração" (da trilha sonora do filme "Mulheres e milhões", de Jorge Ilely).

Em 1959, lançou "Ooooooh! Norma", seu primeiro LP, com uma sonoridade bastante próxima da bossa nova, com várias canções de Tom Jobim e João Gilberto.

Após anos gravando participações em trilhas sonoras e discos de outros artistas, seu segundo LP "Norma canta mulheres", sai apenas em 1977, com composições de Dona Ivone Lara, Luli e Lucina, Marlui Miranda, Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença, Glória Gadelha, Sueli Costa, Rita Lee, Joyce e Maysa, além de "Em nome do amor", parceria de Norma com Glória Gadelha.

Foi casada durante 30 anos com o ator italiano Gabrielle Tinti.



Virgílio - poeta latino de "Eneida"




O poeta Virgílio dedicou onze anos de sua vida para criar o épico "Eneida"

Publius Vergilius Maro, ou simplesmente Virgílio como passou à história, nasceu perto de Mântua em uma família de camponeses. Estudou filosofia e retórica em Cremona, Milão e finalmente Roma, com grandes mestres, e passou a freqüentar os círculos eruditos da cidade. Protegido de Mecenas, tornou-se o poeta oficial do imperador Augusto.

Sua obra se compõe das "Bucólicas", uma coleção de 10 poemas inspirados na poesia pastoral grega de Téocrito de Siracusa (séc. 3 a.C.), composta provavelmente entre 42 e 38 a.C.; das quatro "Geórgicas", que fazem um elogio da Itália e tratam didaticamente de temas como a lavoura, a avicultura e a apicultura, escritas provavelmente em 29 a.C.; e finalmente da epopéia que o imortalizou, a "Eneida".

Essa obra épica narra a viagem do troiano Enéas, filho de Vênus, a quem os deuses encarregaram de lançar a pedra fundamental de uma cidade que, mais tarde, seria Roma. É portanto um elogio do Império, dedicado ao imperador Augusto, e que ressalta a nobreza e a divindade das origens de Roma.

Em 23 a.C., o poeta apresentou-a parcialmente à família imperial, mas morreu antes de dar ao texto todos os retoques finais. Diz a lenda que Virgílio, pouco antes de morrer, pediu aos amigos que queimassem o manuscrito do seu famoso poema, pois só assim acabaria os penosos onze anos de trabalho que lhe havia dedicado, na busca de uma perfeição inatingível.

A "Eneida" é um poema belíssimo e muito complexo que obriga o leitor a repensar a epopéia e a tragédia grega. Sua fantasia e sua linguagem são ricas e variadas e as questões teológicas e morais que levanta têm frustrado todas as tentativas de solução. Apesar do caráter épico e exaltativo, o poema não deixa de ter aspectos melancólicos que ressaltam a sensação de perda do ser humano.


fonte : Uol Educação

Arthur Schopenhauer




Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro 1788 — Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista. Sua obra principal é O mundo como vontade e representação, embora o seu livro Parerga e Paralipomena (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Friedrich Nietzsche.

O pensamento de Schopenhauer parte de uma interpretação de alguns pressupostos da filosofia kantiana, em especial de sua concepção de Fenômeno. Esta noção leva Schopenhauer a postular que o mundo não é mais que Representação. Esta conta com dois pólos inseparáveis: por um lado, o objeto, constituído a partir de espaço e tempo; por outro, a consciência subjetiva acerca do mundo, sem a qual este não existiria. Contudo, Schopenhauer rompe com Kant, uma vez que este afirma a impossibilidade da consciência alcançar a Coisa-em-si, isto é, a realidade não fenomênica. Segundo Schopenhauer, ao tomar consciência de si, o homem se experiencia como um ser movido por aspirações e paixões. Estas constituem a unidade da Vontade, compreendida como o princípio norteador da vida humana. Voltando o olhar para a natureza, o filósofo percebe esta mesma Vontade presente em todos os seres, figurando como fundamento de todo e qualquer movimento. Para Schopenhauer, a Vontade corresponde à Coisa-em-si; ela é o substrato último de toda realidade.

A vontade, no entanto, não se manifesta como um princípio racional; ao contrário, ela é o impulso cego que leva todo ente, desde o inorgânico até o homem, a desejar sua preservação. A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir, ao conferir causalidade a seus atos e ao próprio mundo, a irracionalidade inerente à vontade. Sendo deste modo compreendida, ela constitui, igualmente, a causa de todo sofrimento, uma vez que lança os entes em uma cadeia perpétua de aspirações sem fim, o que provoca a dor de permanecer algo que jamais consegue completar-se. Segundo tal concepção pessimista, o prazer consiste apenas na supressão momentânea da dor; esta é a única e verdadeira realidade.
Contudo, há alguns caminhos que possibilitam ao homem escapar da vontade, e assim, da dor que ela acarreta. A primeira via é a da arte. Schopenhauer traça uma hierarquia presente nas manifestações artísticas, na qual cada modalidade artística, ao nos lançar em uma pura contemplação de Idéias, nos apresenta um grau de objetivação da vontade. Partindo da arquitetura como seu grau inferior, ao mostrar a resistência e as forças intrínsecas presentes na matéria, o último patamar desta contemplação reside na experiência musical; a música, por ser independente de toda imagem externa, é capaz de nos apresentar a pura Vontade em seus movimentos próprios; a música é, pois, a própria vontade encarnada. Tal contemplação, trazendo a vontade para diante de nós, consegue nos livrar, momentaneamente, de seus liames.

A arte representa apenas um paliativo para o sofrimento humano. Outra possibilidade de escape é apontada através da moral. A conduta humana deve voltar-se para a superação do egoísmo; este provém da ilusão de individuação, pela qual um indivíduo deseja, constantemente, suplantar os outros. A compreensão da Vontade faz aparecer todos os entes desde seu caráter único, o que leva, necessariamente, a um sentimento de fraternidade e a uma prática de caridade e compaixão.

Entretanto, a suprema felicidade somente pode ser conseguida pela anulação da vontade. Tal anulação é encontrada por Schopenhauer no misticismo hindu, particularmente o Budismo; a experiência do Nirvana constitui a aniquilação desta vontade última, o desejo de viver. Somente neste estado, o homem alcança a única felicidade real e estável.

A filosofia de Schopenhauer influenciou marcadamente vários pensadores, entre os quais destacam-se: Nietzsche, Hartmann, Simmel, Thomas Mann, Bergson, Freud e Augusto dos Anjos

Principais obras
Sobre a raiz quádrupla do princípio da razão suficiente (1813)
O mundo como vontade e representação (1819)
Sobre a Vontade da Natureza (1836)
Os Dois Problemas Fundamentais da Ética (1841)
Parerga e Paralipomena (1851)
Metafísica do Amor/Metafísica da Morte
A arte de se fazer respeitar
A arte de insultar
Sobre o ofício do escritor
A arte de ter razão
A arte de ser feliz
A arte de lidar com as mulheres
Aforismos para a sabedoria de vida
Sobre a vida universitária
Sobre o fundamento da moral

Fonte : Wikipédia





A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais.

O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele.

Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é hipocrisia.

Mais Informação A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos..

A arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida, e que se desenvolve para suavizá-la.

Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.

Toda a nação troça das outras e todas têm razão.

A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos.

Do mesmo modo que no início da primavera todas as folhas têm a mesma cor e quase a mesma forma, nós também, na nossa tenra infância, somos todos semelhantes e, portanto, perfeitamente harmonizados.

Arthur Schopenhauer

Roberto Szidon -


Roberto Szidon (Porto Alegre, 21 de setembro de 1941) é um pianista de música erudita brasileiro.

Iniciou os estudos em sua cidade natal e, com nove anos, realizou seu primeiro concerto. Estudou composição com Karl Faust, e foi se aperfeiçoar nos Estados Unidos da América com os mestres Illona Kabos e Claudio Arrau.

Em 1965, recebeu um prêmio no IV Centenário do Rio de Janeiro com o LP Rudepoema, sobre a obra de Villa-Lobos. Em 1967 foi para a Alemanha, onde participou de dezenas de gravações para o selo Deutsche Grammophon, a mais importante gravadora de música erudita do mundo.

Como solista, integrou mais de cinqüenta orquestras, incluindo a Orchestre de LaSuisse Romande, na Suíça; a Filarmônica de Londres, na Inglaterra; a Orquestra de Cleveland, nos Estados Unidos; e a Sinfônica de Viena, na Áustria.

Seu disco mais aclamado é Cem Anos de Piano Brasileiro, onde interpreta obras de Chiquinha Gonzaga, Glauco Velásquez, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Luiz Eça e outros.

Em 1979, o cineasta gaúcho Antônio Jesus Pfeil dirigiu um curta-metragem sobre o pianista Roberto Szidon.


Amizade verdadeira - Por:Rosa Guerrera


O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.Infelizmente são poucas as pessoas que buscam um amigo para o preenchimento dessa necessidade , para ter com quem dialogar , dividir sorrisos, chorar juntos, gargalhar no mesmo tom,cantar a mesma canção e até soletrar a mesma poesia.A essa busca se chama realmente a reciprocidade nas horas vivas e não uma materialização para adornar apenas um vazio ou uma fuga a algum problema existente. Noutras palavras : como se diz no vulgar , “apenas para matar o tempo”. São inúmeras as amizades que se constroem baseadas nesse erro, e na verdade não levam a nenhum lugar sólido, porque não são alicerçadas num objetivo vivo , mas num momento sonho ou passatempo.E quando a realidade se faz presente é que se chega a conclusão de que essa busca se fundamentou unicamente ao preenchimento de um momento vazio e não a necessidade verdadeira de uma resposta ao desejo de se cultivar e vivenciar tudo de bom e importante que representa a palavra “amigo”.Já li muitas e muitas definições sobre a amizade , mas nada tão lindo como o que Marcelo Batalha escreveu quando ele afirma que : “ O amigo é o achar daquilo que você nem sabia que buscava / é aquela pessoa que diz que te ama sem medo de qualquer outra interpretação / é aquele que te ama e ponto / é verdade, é razão , e verdadeiro sentimento./ Amigo é pra sempre”....
( Mesmo que muita gente diga que o “sempre” não existe.)
Aos meus verdadeiros amigos , UM BOM DOMINGO .


rosa guerrera
* foto de Tânia Peixoto

Egidio Vecchio – Mestre, Amigo e Humano



(http://www.flyed.com.br/egidio_vecchio.htm)

"Radicado no Brasil desde o ano de 1972, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 9 de junho de 1924. Doutor em psicologia, psicopedagogia e psicologia clínica. Pesquisador, professor, palestrante e escritor com várias obras publicadas, residia na cidade de Porto Alegre (RS), na qual estava à frente do Instituto Portal do Índigo e da Escola Brasileira de Reiki (EBR). Dedicado à psicologia clínica, atendia crianças e adolescentes índigos. Orientava pais e professores, ajudando-os a conviver melhor com seus filhos e alunos, de modo que estes pudessem desenvolver sua potencialidade tão especial. No Brasil, foi o responsável pela introdução da Análise Transacional de Eric Berne. Retornou ao mundo espiritual em 13 de julho de 2006, aos 83 anos de idade".

Quem foi Egidio Vecchio? Conheci Egidio Vecchio em 1988 durante uma crise espiritual. Guardo em minha memória uma pessoa maravilhosa. E com ele pude aprender que a nossa existência está inserida num vasto campo de energias sutis. Eu estava iniciando minha dissertação de mestrado, e o primeiro capítulo entreguei ao mestre Egidio para fazer uma crítica. O que ele me disse: "Bernardo, não vá pelo campo simbólico porque você vai se perder. Faça sua pesquisa pelo campo das energias sutis. Eu posso lhe emprestar o material que coletei em mais de vinte anos sobre tudo que se fala de energia". Confesso que sua personalidade e carisma me marcou profundamente. Ele transmitia paz e amizade. Foi um grande mestre da Análise Transacional e do Reiki.

Segue abaixo um poema que ele publicou em seu livro FIEL A TI:

"Um dia chegaste a meu consultório pedindo que eu te curasse
Nesse dia, eu te esperava, pretendendo curar-te.
Eram duas esperanças duas ilusões, duas necessidades
Eu necessitava confirmar que tanta ciência era eficaz.
Tratei-te, tecnicamente, como se fosses uma máquina
Com motores desajustados e peças soltas
Quis diagnosticar-te, colocar ordem em ti, modificar-te
Fracassei, fracassei, fracassei, fracassei
Tu procuravas um mágico que te desse receitas
Um doutor que te curasse, com pílulas ou com palavras
E eu te tratei quase como um objeto sem vida
Como uma coisa enferma, sem alma
Eu sabia, sabia, sabia muitas coisas...que tu necessitavas
Não te dei as pílulas que procuravas
Não pronunciei as mágicas palavras que esperavas
Fracassamos. Tu em tuas expectativas. Eu nas minhas.
Todavia não havia descoberto
Que a Terapia é função do Encontro
Todavia eu não sabia que não podia curar
E que, se te queria ajudar,
Antes devia esquecer minha ciência e meus doutorados
Para te ouvir, para te ajudar, para te amar,
Hoje já aprendi que na terapia
Não somos dois: Um doutor OK e um paciente Não OK
Somos uma mesma coisa no Encontro terapêutico
Eu sou tu, sentindo teu problema
Sem envolver-me nele
Tu és eu, vivendo uma nova experiência
Sem depender de mim.
Te aceito e me aceitas, me dou e te dás
Surge o diálogo, profundamente humano
Onde tu sabes e eu sei
Onde tu aprendes e eu aprendo
Onde eu te escuto para que tu possas escutar-te.
Onde o muito que sei é só para ajudar-te
Onde o muito que sabes te ajuda e me ajuda
A aprender mais.
Nosso diálogo não consiste em um mútuo falarmos
Consiste em escutarmos um ao outro
Calmamente, atenciosamente, profundamente
Quando aprendes a escutar a minha voz
Logo mesmo podes aprender a escutar tua própria voz
[...]Se queres aprender a viver
Desaprende o que aprendeste a não-viver
Condicionaram-te, condicionaram-te
Ensinaram-te a ser egoísta e a competir
Ensinaram-te como as feras, a matar para viver
Disseram-te que deves conquistar tua oportunidade
E nunca perdoar, e sempre desconfiar
E que não deves mostrar o que sentes
E que se és um lobo deves vestir pele de cordeiro
Teus pensamentos e teus sentimentos se tornaram divergentes
[...] Pais, educadores, sociedade, tradições
Cada um descarregou seu passado em ti
Vestes cada um desses modelos
Quando te comportas como eles te ensinaram
Mensagens de pureza branca
Mensagens negras de morte e suicídio
Mensagens cor-de-rosa, ingênuas,
Que só esperam Papai Noel
Vermelhas de raiva, esverdeadas de ódio
Amarelas de melancolia e tristeza
Cinzentas e apagadas com a depressão
Mensagens de angústia na competição
Portadoras de ansiedade na insegurança
Mensagens, mensagens, mensagens
Mil cores, mil estímulos, mil setas
Penetrando em tua mente nova
Não existas, Não penses, Não sintas".

Paçoca é no pilão...O resto é farofa - Por Socorro Moreira


Quando eu me casei, em 1979 , todas as casas tinham quintal e pilão. Tratei logo de arranjar um, mas já não existiam em qualquer feira para se comprar, , nem quem os fizesse. Uma vez por semana, eu ia na casa da minha tia Ivone pilar a carne seca pra fazer paçoca , acompanhada do baião . A gente fritava a carne na gordura do toucinho , e adicionava bastante cebola roxa, e aí então , socávamos no pilão com um pouco de farinha de mandioca. Tínhamos então , a verdadeira paçoca . Ela nem se acompanhava de outra carne. Não era complemento. Era o prato principal. Ficava um pouco úmida , e a carne numa consistência fibrosa, fiapenta. Essa era a nossa paçoca original. Hoje , imaginem, a gente usa o liquidificador pra fazê-la, numa quantidade desproporcional de farinha, e achamos, enchemos a boca pra dizer, que adoramos paçoca... Ora, ora, a gente adora é farofa ! Nunca peço paçoca , nos restaurantes. Eu sei o que é uma paçoca gostosa ! Naquele tempo acompanhava o baião de dois com queijo de coalho e nata de leite com torresmos e cheiro verde. Se fazia mal isso é outra questão . Só sei que era tudo natural. Existe algo pior do que os conservantes dos nossos enlatados? A gente pensa que usando um creme de leite light tá tudo compensado...Cuidado !
.
Paçoca light ( ?) :
1/2 Kg de carne de sol
2 cebolas roxas
Um mão de farinha de mandioca ( use o mínimo possível)
Óleo para fritar a carne ( canola é o melhor)
alho , cheiro verde
manteiga de garrafa ( facultativo- só pra quem pode e gosta)
.
Médodo : ferventar a carne em pedaços. Passá-la no óleo com a metade da cebola e o alho. Processar no aparelho que você tiver ( moinho, centrífuga , liquidificador ...ou pilão!) com a farinha de mandioca crua e o restante da cebola. Nos aparelhos modernos tem que ser rápido e grotescamente , pra que ela não fique muito moída ou triturada. Se ficar muita seca, passe aos pouquinhos, no pulsar , e se puder, acrescente uma colher de manteiga de garrafa. Perfume com cheiro verde batidinho, e pronto ! Acompanha um baião de dois pegando fogo, com muito queijo, e uma banana prata da bandeja.
* manteiga de garrafa é a manteiga da terra . Aquela que se fazia em casa ou vinha da fazenda. O cheiro da borra é inesquecível .Eu diria que é poesia !
.
A sugestão de um doce , sobremesa ?
Agora eu vou pro futuro, hoje passado, nos meus tempos de Friburgo. Vocês acreditam que passei dois anos saindo do trabalho pra comer do mesmo pavê? Não conseguia descobrir a receita , e achava ético não indagar. Quando vim embora, pedi ao dono da doceria, que me passasse a dica. Ele contou o segredo, e eu finalmente fiz, comi, e nunca abusei.Experimentem também!
.
Pavê de banana
-6 bananas nanicas( Casca verde.Não serve outro tipo de banana)
-duas latas de creme de leite
-uma xícara de açúcar mascavo
-suco de 3 laranjas
-um pacote de biscoitos de maisena
-2 colheres cheias de manteiga ou margarina
-canela em pó.
-Nozes trituradas ( facultativo)
.
Método:
Parta as bananas em rodelas ,e leve-as ao fogo para com um pouco de manteiga , açúcar e suco de uma laranja.Cozinhar até desmanchar e virar um doce cremoso.
Molhe os biscoitos no suco de laranja;
Faça um creme com o açúcar mascavo e a manteiga, até ficar bem homogêneo. Acrescente o creme de leite sem soro.
Montagem : biscoito, bananas, creme ( alternados). Polvilhar com canela e nozes trituradas .Levar para gelar. É "viciante" !
Nesse cardápio vale como acompanhamento uma bela salada de folhas , e um purê de macaxeira ( aquele que vocês sabem fazer). Se sobrar carne e purê, façam um escondidinho para o jantar.
.
Um domingo luminoso para todos.
Socorro Moreira

Pensamento para o Dia 20/09/2009


“As pessoas imaginam que a espiritualidade significa meditar em Deus, banhar-se em águas sagradas e visitar santuários, mas esse não é o significado correto da espiritualidade. A espiritualidade consiste em destruir a natureza animal no homem e o despertar para sua consciência Divina. A espiritualidade pressupõe reconhecer que suas múltiplas capacidades emanam do Espírito, e não da mente, utilizando-as, então, para obter força espiritual. A espiritualidade significa reconhecer que todos os poderes vêm do Divino.”
Sathya Sai Baba

Martelo- por João Nicodemos

Falo da dor com presença e propriedade
Da dor que dói, da que espeta e da que arde
Falo da dor que alimenta esta saudade
Falo da dor que te abandona e que me invade

Dor de espinho cravando fundo a carne
Dor de osso ainda vivo e triturado
Dor de quando, ainda moço e já bem tarde
Vi mistérios de esfinge desvendados

Dor de pedras que atingem passarinhos
Dor de aborto quando o morto era esperado
Dor do dia que o filhote deixa o ninho
Dor de peixe que nadando é afogado.

Dor de morte escondida no segredo
Do sangue que pulsa contaminado
Dor do encontro do martelo com o dedo
Dor de membro putrefeito e amputado

Dor que infere sobre a singularidade
Do vivente que, por estar vivo, dói
Dor que rompe que corrempe que corroe
Dor que grita, dor que dói na eternidade

Falo da dor com presensa e propriedade
Dor que dói dor que espeta dor que arde
Da dor que grita dor que dói na eternidade
De dor eu falo com presença e propriedade.

Nicodemos

Poemas de João Nicodemos - Por João Nicodemos



Lobotomia


o homem
é o lobo
do
homem




cada piscada
é uma nova chance
de ver o mundo

.


Sinto muito
Doutor
.
o mais poderoso
analgésico .

é a

Dor


poemas e
desenho de Nicodemos

Esse eu vi...: Contemporâneo - Luiz Carlos Salatiel

De Luiz Carlos Salatiel e Pachelly Jamacaru - Limite





Um dos vídeos mais lindos que eu já vi !

A bela Sophia Loren



Sophia Loren, nome artístico de Sofia Villani Scicolone, (Roma, 20 de setembro de 1934) é uma atriz italiana.

Quando ainda era muito pequena, sua família transferiu-se ao município napolitano de Pozzuoli, onde viveu até a adolescência em uma situação econômica muito difícil.

Descoberta em 1952 no set do filme Africa sotto i mari pelo produtor de cinema Carlo Ponti, que posteriormente viria a se tornar seu marido, mesmo sendo 22 anos mais velho. Com seu marido teve dois filhos, Carlo Jr. e Edoardo. Foi também cunhada de Romano Mussolini, filho de Benito Mussolini.

Trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmüller, entre outros.

Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz pelo filme La ciociara (Duas mulheres).

Lina Wertmüller desejava filmar Tieta de Jorge Amado, antes da produção de Cacá Diegues e a protagonista seria Sophia Loren.
Estrelou entre outros :
1950 – Il voto (O voto)
1950 – Cuori sul mare (Corações sobre o mar)
1951 - Quo Vadis? (Quo Vadis)
1951 – Milano miliardaria (A milionária de Milão)
1951 - Anna
1952 – La favorita (A favorita)
1953 - Ainda
1953 - Ci troviamo in galleria (A galeria é o ponto de encontro)
1953 - Due notti con Cleopatra (Noites de Cleópatra)
1953 - La trata delle bianchi (Mercado de mulheres)
1953 - Pellegrini d'amore (A embaixatriz do amor)
1953 – Il segno di venere (O signo de Vênus)
1957 - Boy on a dolphin (A lenda da estátua nua)
1957 - The Legend of the Lost (A Lenda dos Desaparecidos)
1957 - The Pride and the Passion (Orgulho e paixão)
1958 - The Black Orchid (A orquídea negra)
1960 - A Breath of Scandal (O escândalo da princesa)
1960 - It Started in Naples (Começou em Nápoles)
1961 - La ciociara (Duas mulheres])
1961 - Madame Sans-Gêne (Madame Sans-Gêne)
1961 - El Cid (El Cid)
1962 - Bocaccio'70 (Bocaccio'70)
1964 - Ontem, hoje e amanhã (Ieri, oggi, domani)
1964 - A queda do império romano (The Fall of the Roman Empire)
1964 - Matrimônio à italiana (Matrimonio all'italiana)
1965 - Lady L (Lady L)
1966 - Judith
1966 - Arabesque (Arabesque)
1967 - Felizes para sempre (More than a miracle)
1967 - A condessa de Hong Kong (A Countess from Hong Kong)
1970 - I Girasoli (Os girassóis da Rússia)
1971 - A mulher do padre (The Priest's Wife)
1972 - O homem de La Mancha (Man of La Mancha)
1976 - A travessia de Cassandra (The Cassandra Crossing)
1977 - Angela
1977 - Una giornata particolare (Um Dia Muito Especial)
1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-porter)


Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_Loren

Sophia Loren vai representar sua mãe, Romilda Villani; o filme vai ser exibido em 2010 na Itália
Na produção, Loren interpretará sua mãe, Romilda Villani, uma atriz aspirante que em 1932 ganhou um concurso de sósias da atriz Greta Garbo. O sonho de seguir a carreira e chegar à Hollywood, no entanto, seria desfeito pela contrariedade da família.

Grande aposta da RAI para 2010, o filme será exibido em duas partes e tem como título "La Mia Casa e Piena di Specchi" (minha casa é cheia de espelhos, em tradução livre).

A vida de Loren será mostrada desde quando ela morava nos subúrbios de Nápoles até a conquista do Oscar em 1961 pelo filme "Duas Mulheres", de Vittorio de Sica, que a transformou em um símbolo sexual.

A atriz que fará a jovem Sophia Loren ainda está sendo escolhida.

A trama é baseada nas memórias da irmã mais nova de Sophia Loren, Maria Scicolone. O produtor executivo é Claudio Saraceni, que trabalhou também nas biografias de Federico Fellini e Giuseppe Tornatore.

Sophia Loren já havia interpretado a si mesma e sua mãe em outra produção de TV, "Sophia Loren: Her Own Story" (Sophia Loren: sua própria história, em tradução livre) exibida em 1981 nos Estados Unidos pelo canal NBC.

Folha online

Jelly Roll Morton e o Jazz

Amplamente reconhecido como uma figura central no início de jazz, Morton afirmou, em auto-promoção hipérboleJazz, ter inventado a título definitivo em 1902. Crítico Scott Yanow escreve que "Morton fez-se muito mal a título póstumo, exagerando o seu valor [ainda] realizações de Morton como um inovador precoce são tão grande que ele não tinha realmente necessidade de esticar a verdade." Morton foi o primeiro compositor sério do jazz, de nomenclatura e popularização do chamado "Tinge Espanhol"De ritmos exóticos e como encerrando normas como "Wolverine Blues""Black Bottom Stomp", E"Buddy Boldens Blues".
Ferdinand Joseph LaMothe nasceu em uma Creole comunidade no Faubourg Marigny vizinhança de baixa Nova Orleães, Louisiana. A certidão de batismo emitida em 1894, listas de sua data de nascimento como 20 de outubro de 1890, no entanto Morton ele e sua meia-irmã reivindicou a 20 de setembro de 1885, a data está correta. Dele I Guerra Mundial cartão de registro de projecto mostraram 13 de setembro de 1884, mas sua certidão de óbito Califórnia listadas seu nascimento como 20 de setembro de 1889. Ele nasceu para F.P. Lamothe e Louise Monette (escrito como lemott e Monett em sua certidão de batismo). Eulaley Haco (Eulalie Hécaud) foi o padrinho. Eulalie o ajudou a ser baptizada com o nome de Ferdinand. Ferdinand pais estavam em um união estável e não legalmente casados. Sem certidão de nascimento foi encontrado até o momento. Ele tomou o nome de "Morton" por Americanizou o nome de seu padrasto, Mouton.

Morton afirmou ter escrito "Jelly Roll Blues" em 1905.Morton foi, juntamente com Tony Jackson, Um dos melhores pianistas considerado no Storyville Distrito no início do século 20. Na idade de catorze anos, ele começou a trabalhar como pianista em um bordel (ou como foi referido, em seguida, uma Sporting casa.) Enquanto trabalhava lá, ele estava vivendo com sua igreja religiosa curso bisavó e teve sua convicção de que ele trabalhou em uma fábrica de barril.

Avó de Morton, eventualmente, descobriu que ele estava tocando jazz num bordel local e, posteriormente, o expulsou de sua casa. "Quando minha avó descobriu que eu estava tocando jazz em uma das casas desportivas no distrito, ela me disse que eu tinha desonrado a família e proibiu-me a viver na casa ... Ela me disse que a música diabo certamente traria sobre a minha queda, mas eu não poderia colocá-lo atrás de mim. "Tony Jackson foi uma grande influência sobre sua música, de acordo com Morton, Jackson foi o único pianista melhor do que ele, também era um pianista em prostíbulos, assim como um guitarrista consumado.

Morton começou vagando pela América do Sul, trabalhando com mostra menestrel, Jogos e compondo. Suas obras "Jelly Roll Blues"," New Orleans Blues "," Frog-me Rag-Mais "," Animule Dance "e"King Porter Stomp"Foram compostas durante esse período. Levantou-se para Chicago em 1910 e Nova Iorque em 1911, onde o futuro stride greats James P. Johnson e Willie "The Lion" Smith travado o seu ato, anos antes do blues foram amplamente jogado no Norte. Em 1912-1914, ele viajou com a namorada Rosa Brown como um vaudeville agir antes de se estabelecer em Chicago durante três anos. Em 1914 ele começou a escrever as suas composições, e em 1915 o seu "Jelly Roll Blues" foi sem dúvida a composição jazz primeira vez publicada, a gravação como partituras das tradições Nova Orleães que haviam sido zelosamente guardado pelos músicos. Em 1917, ele seguiu bandleader William Manuel Johnson Johnson e irmã Anita Gonzalez para a Califórnia, onde Morton tango "A Crave" fez uma sensação entre o conjunto de Hollywood cedo.

Morton voltou para Chicago em 1923 para reivindicar a autoria de seu trapo recentemente publicado "The Wolverines" que se tornou um hit como "Wolverine Blues" na Windy City. Lá, ele lançou a primeira de suas gravações comerciais, primeiro como rolos de piano, em seguida, no registro, quer como solista de piano e com várias bandas de jazz.

Em 1926, Morton conseguiu obter um contrato para fazer gravações para a empresa maior e mais prestigiada dos EUA, Victor. Isso lhe deu uma chance de trazer uma banda bem ensaiada para tocar seus arranjos em estúdios de gravação de Victor Chicago. Estas gravações Jelly Roll Morton & His Red Hot Peppers são considerados clássicos do jazz de 1920. The Red Hot Peppers caracterizado como outros luminares do jazz de Nova Orleans como Kid Ory, Omer Simeon, George Mitchell, Johnny St. Cyr, Barney Bigard, Johnny DoddsE Baby Dodds. Jelly Roll Morton & His Red Hot Peppers foram um dos primeiros atos registrados em excursões por MCA.

Em novembro de 1928 Morton casada showgirl Mabel Bertrand em Gary, Indiana e mudou-se para Cidade de Nova Iorque, Onde continuou a gravar para Victor. Seus solos de piano e gravações trio está bem visto, mas gravações de sua banda sofre em comparação com os lados Chicago, onde Morton poderia recorrer a muitos grandes músicos de Nova Orleães para sidemen. Embora tenha gravado com grandes músicos tais como clarinetistas Omer Simeon, George Baquet, Albert Nicholas, Wilton Crawley, Barney Bigard, Lorenzo Tio e Artie Shaw, Trompetistas Bubber Miley, Johnny Dunn e Henry "Red" Allen, Saxofonistas Sidney Bechet, Paul Barnes e Bud Freeman, O baixista Pops Foster, E os bateristas Paul Barbarin, Cozy Cole e Zutty Singleton, Morton geralmente tinham dificuldade em encontrar músicos que queriam tocar o seu estilo de jazz, e suas sessões de Nova York não conseguiram produzir um hit. Com a Grande Depressão eo colapso da indústria de gravação fonográfica, contrato de Morton gravação não foi renovado por Victor para 1931. Morton continuou jogando menos prósperas, em Nova York, brevemente tinha um programa de rádio em 1934, depois foi reduzida a turnê da banda de um acto de viajar burlesco enquanto suas composições foram gravadas por Fletcher Henderson, Benny Goodman e outros, embora ele não recebeu esses royalties de gravações.

Em 1935, mudou-se para Morton Washington, DC, Para se tornar empresário e jogador de piano em um mergulho chamou por diversas vezes o "Music Box", "Blue Moon Inn" e "Jungle Inn", no African American vizinhança de Shaw. (O edifício que abrigou a boate continua de pé, em 1211 U Street NW.) Morton também foi o mestre de cerimônias, bouncer, e bartender do clube. Ele só estava em Washington para um alguns anos, o clube estava possuído por uma mulher chamada Cordélia que permitiu que todos os seus amigos entrada livre e as bebidas, o que impediu Morton de fazer o negócio um sucesso. Quando Morton esfaqueado por um de seus amigos descontentes, em 1938, em que ele sofreu ferimentos na cabeça e no peito, sua mulher Mabel exigiu que ele sair de Washington Há especulações que o ataque pode ter contribuído para sua morte prematura.

Fonte : Wikipédia

Respondendo ao cordel de Ulisses Germano

Um cordel para Socorro Moreira,
Que entende de música brasileira...

.............................
A vida guarda segredos
Nas gavetas da memória
Do tempo amigo que apaga
Nossa desgraça ou glória
Viver vale a pena ainda
Pois nossa lenda não finda
Somos uma bela história!

Obrigado pelo abraço
Destruidor da indiferença
Que nos livrou do embaraço
De negar nossa presença
Você é a amiga madura
Chá feito da casca dura
Que sara toda doença!

Abraço fraterno

Ulisses Germano
.......................................................
Para Ulisses Germano
Que entende do ser humano.

Versos não sei fazer
com rimas tão diligentes
Se querer fosse poder
eu faria bons repentes

Conhecer muito e gostar
quem gosta mesmo é você
que além do seu saber
sabe tirar do instrumento
as notas do seu prazer.

Abraço que se merece
elimina qualquer fardo
falo muito sem pensar
mas falo bem o que sinto
e sinto que os nossos laços
não se quebram , nem se farpam
Só um grande entendimento
pode entender um abraço.

História boa não finda
nem pela perna do pato,
nem pela perna do pinto...
Senhor rei mandou dizer
que cantasse vinte e cinco

Um abraço fraterno,
pro meu amigo Germano

Socorro Moreira