Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 20 de setembro de 2009

Jelly Roll Morton e o Jazz

Amplamente reconhecido como uma figura central no início de jazz, Morton afirmou, em auto-promoção hipérboleJazz, ter inventado a título definitivo em 1902. Crítico Scott Yanow escreve que "Morton fez-se muito mal a título póstumo, exagerando o seu valor [ainda] realizações de Morton como um inovador precoce são tão grande que ele não tinha realmente necessidade de esticar a verdade." Morton foi o primeiro compositor sério do jazz, de nomenclatura e popularização do chamado "Tinge Espanhol"De ritmos exóticos e como encerrando normas como "Wolverine Blues""Black Bottom Stomp", E"Buddy Boldens Blues".
Ferdinand Joseph LaMothe nasceu em uma Creole comunidade no Faubourg Marigny vizinhança de baixa Nova Orleães, Louisiana. A certidão de batismo emitida em 1894, listas de sua data de nascimento como 20 de outubro de 1890, no entanto Morton ele e sua meia-irmã reivindicou a 20 de setembro de 1885, a data está correta. Dele I Guerra Mundial cartão de registro de projecto mostraram 13 de setembro de 1884, mas sua certidão de óbito Califórnia listadas seu nascimento como 20 de setembro de 1889. Ele nasceu para F.P. Lamothe e Louise Monette (escrito como lemott e Monett em sua certidão de batismo). Eulaley Haco (Eulalie Hécaud) foi o padrinho. Eulalie o ajudou a ser baptizada com o nome de Ferdinand. Ferdinand pais estavam em um união estável e não legalmente casados. Sem certidão de nascimento foi encontrado até o momento. Ele tomou o nome de "Morton" por Americanizou o nome de seu padrasto, Mouton.

Morton afirmou ter escrito "Jelly Roll Blues" em 1905.Morton foi, juntamente com Tony Jackson, Um dos melhores pianistas considerado no Storyville Distrito no início do século 20. Na idade de catorze anos, ele começou a trabalhar como pianista em um bordel (ou como foi referido, em seguida, uma Sporting casa.) Enquanto trabalhava lá, ele estava vivendo com sua igreja religiosa curso bisavó e teve sua convicção de que ele trabalhou em uma fábrica de barril.

Avó de Morton, eventualmente, descobriu que ele estava tocando jazz num bordel local e, posteriormente, o expulsou de sua casa. "Quando minha avó descobriu que eu estava tocando jazz em uma das casas desportivas no distrito, ela me disse que eu tinha desonrado a família e proibiu-me a viver na casa ... Ela me disse que a música diabo certamente traria sobre a minha queda, mas eu não poderia colocá-lo atrás de mim. "Tony Jackson foi uma grande influência sobre sua música, de acordo com Morton, Jackson foi o único pianista melhor do que ele, também era um pianista em prostíbulos, assim como um guitarrista consumado.

Morton começou vagando pela América do Sul, trabalhando com mostra menestrel, Jogos e compondo. Suas obras "Jelly Roll Blues"," New Orleans Blues "," Frog-me Rag-Mais "," Animule Dance "e"King Porter Stomp"Foram compostas durante esse período. Levantou-se para Chicago em 1910 e Nova Iorque em 1911, onde o futuro stride greats James P. Johnson e Willie "The Lion" Smith travado o seu ato, anos antes do blues foram amplamente jogado no Norte. Em 1912-1914, ele viajou com a namorada Rosa Brown como um vaudeville agir antes de se estabelecer em Chicago durante três anos. Em 1914 ele começou a escrever as suas composições, e em 1915 o seu "Jelly Roll Blues" foi sem dúvida a composição jazz primeira vez publicada, a gravação como partituras das tradições Nova Orleães que haviam sido zelosamente guardado pelos músicos. Em 1917, ele seguiu bandleader William Manuel Johnson Johnson e irmã Anita Gonzalez para a Califórnia, onde Morton tango "A Crave" fez uma sensação entre o conjunto de Hollywood cedo.

Morton voltou para Chicago em 1923 para reivindicar a autoria de seu trapo recentemente publicado "The Wolverines" que se tornou um hit como "Wolverine Blues" na Windy City. Lá, ele lançou a primeira de suas gravações comerciais, primeiro como rolos de piano, em seguida, no registro, quer como solista de piano e com várias bandas de jazz.

Em 1926, Morton conseguiu obter um contrato para fazer gravações para a empresa maior e mais prestigiada dos EUA, Victor. Isso lhe deu uma chance de trazer uma banda bem ensaiada para tocar seus arranjos em estúdios de gravação de Victor Chicago. Estas gravações Jelly Roll Morton & His Red Hot Peppers são considerados clássicos do jazz de 1920. The Red Hot Peppers caracterizado como outros luminares do jazz de Nova Orleans como Kid Ory, Omer Simeon, George Mitchell, Johnny St. Cyr, Barney Bigard, Johnny DoddsE Baby Dodds. Jelly Roll Morton & His Red Hot Peppers foram um dos primeiros atos registrados em excursões por MCA.

Em novembro de 1928 Morton casada showgirl Mabel Bertrand em Gary, Indiana e mudou-se para Cidade de Nova Iorque, Onde continuou a gravar para Victor. Seus solos de piano e gravações trio está bem visto, mas gravações de sua banda sofre em comparação com os lados Chicago, onde Morton poderia recorrer a muitos grandes músicos de Nova Orleães para sidemen. Embora tenha gravado com grandes músicos tais como clarinetistas Omer Simeon, George Baquet, Albert Nicholas, Wilton Crawley, Barney Bigard, Lorenzo Tio e Artie Shaw, Trompetistas Bubber Miley, Johnny Dunn e Henry "Red" Allen, Saxofonistas Sidney Bechet, Paul Barnes e Bud Freeman, O baixista Pops Foster, E os bateristas Paul Barbarin, Cozy Cole e Zutty Singleton, Morton geralmente tinham dificuldade em encontrar músicos que queriam tocar o seu estilo de jazz, e suas sessões de Nova York não conseguiram produzir um hit. Com a Grande Depressão eo colapso da indústria de gravação fonográfica, contrato de Morton gravação não foi renovado por Victor para 1931. Morton continuou jogando menos prósperas, em Nova York, brevemente tinha um programa de rádio em 1934, depois foi reduzida a turnê da banda de um acto de viajar burlesco enquanto suas composições foram gravadas por Fletcher Henderson, Benny Goodman e outros, embora ele não recebeu esses royalties de gravações.

Em 1935, mudou-se para Morton Washington, DC, Para se tornar empresário e jogador de piano em um mergulho chamou por diversas vezes o "Music Box", "Blue Moon Inn" e "Jungle Inn", no African American vizinhança de Shaw. (O edifício que abrigou a boate continua de pé, em 1211 U Street NW.) Morton também foi o mestre de cerimônias, bouncer, e bartender do clube. Ele só estava em Washington para um alguns anos, o clube estava possuído por uma mulher chamada Cordélia que permitiu que todos os seus amigos entrada livre e as bebidas, o que impediu Morton de fazer o negócio um sucesso. Quando Morton esfaqueado por um de seus amigos descontentes, em 1938, em que ele sofreu ferimentos na cabeça e no peito, sua mulher Mabel exigiu que ele sair de Washington Há especulações que o ataque pode ter contribuído para sua morte prematura.

Fonte : Wikipédia

Nenhum comentário: