Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pensamento para o Dia 06/05/2010


“Mais perfumado que as flores com doce aroma, como o jasmim e o lírio, mais suave que a manteiga, mais bonito que o olho do pavão, mais agradável que o luar, é o amor de uma mãe. A vida humana é uma viagem do ‘eu’ para o ‘Nós’. Nessa pequena viagem, você deve desligar-se do corpo e desenvolver apego ao ‘Eu Superior’. Para isso, a graça da mãe é muito essencial.”
Sathya Sai Baba

Penas ao vento – Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Por estes dias, não sem motivo algum, lembrei-me de uma pequena história que minha mãe me contou há muitos anos, quando eu era ainda uma criança.

Um mestre, que era muito sábio, possuía muitos discípulos. Certo dia, encontrou um dos seus discípulos numa animada roda de conversa com os amigos. Aproximou-se dele sem se fazer notar e sem querer, escutou que ele falava mal de um dos seus amigos, fazendo injúrias e o desqualificando com atributos dos quais aquele amigo não era possuidor. O mestre se aproximou do discípulo e lhe disse que estava na hora de receber a lição daquele dia.

Os dois andaram durante algum tempo em silêncio até chegarem defronte a uma torre muito alta. O mestre convidou o discípulo para juntos subirem até o mais alto daquela torre. Quando chegaram ao topo, havia alguns sacos desses que se colocam feijão para o transporte. Então o mestre ordenou ao discípulo que pegasse um daqueles sacos e jogasse todo seu conteúdo pela janela da torre ao chão. Este obedeceu, levantou o saco com as duas mãos, estranhando que seu peso fosse incrivelmente tão leve. Abriu o saco e viu que estava cheio de penas. Obedeceu à ordem do mestre e atirou fora todo o seu conteúdo. Ficou alguns minutos observando as penas voarem para longe, espalhando-se por toda a parte, ao sabor dos ventos. Depois que as penas voaram para os mais distantes lugares, sujando várias ruas e praças, o mestre ordenou: “Agora, meu filho, você vai descer e recolher todas aquelas penas e recolocá-las nesse saco.” “Mas mestre é impossível fazer isso! Não posso recolher todas aquelas penas, pois muitas voaram para longe.” E o mestre lhe disse: “Assim são as injúrias e calúnias que se faz contra um ser humano. Jamais poderão ser reparadas.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Às Mães
- Claude Bloc -
As mães são flores.

Iluminadas.

Serenas

Intensas.


Para todas as Mães
As mães de todos os dias
Todo o carinho que merecem.

Abraços de todos que fazem o Cariricaturas.

QUE NEM BAGAÇO - Por Marcos Barreto de Melo

Fico contemplando a lua
Que, nascendo prateada
Traz na sua claridade
Um balaio de saudade
E a doce recordação
Da vida lá no sertão

Quanta saudade que eu tenho
Da minha vida na roça
Da moagem, do engenho
Daquela velha palhoça

Saudade da rapadura
Do meu doce umbuzeiro
Da fazenda Tanajura
E daquele velho oitizeiro

Hoje eu vivo da lembrança
Do meu tempo de criança
Sinto o meu peito doído
Que nem bagaço moído
Por isso, meu coração
Só quer voltar pro sertão


Marcos Barreto de Melo

A hora do angelus - por Socorro Moreira


Tristeza inexplicável
Alegria medrosa
desarmada,
sem vitórias .
Energia minada
Canto silencioso
Meu samba
sem batucada.
Por-do-sol abrindo
a cortina
Janelas mirantes
colhem a cor-da-rosa,
que o céu derrama.
Lembro o tempo de colar de estrelas,
quando estrelas sobravam,
e viravam brincos...
Eu preciso de coragem
para ser feliz , sem morrer de açúcar !

21 conselhos das Universidades de Medicina para uma vida melhor:

Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 21 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :

01- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.

02- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo .
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07-
Fazer refeições coloridas como o arco-íris .
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08-
Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno , um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09-
Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10-
Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória ...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11-
Usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo .

12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida .
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.

13-
Não descascar com antecipação .
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14-
Ligar para seus parentes/pais de vez em quando .
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15-
Desfrutar de uma xícara de chá .
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16-
Ter um animal de estimação .
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17-
Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche .
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas .

18- Reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado .

19-
Comer como um passarinho .
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Bekeley”.

A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?

21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida : -comer chocolate .
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

-
pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável .
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

-
conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...

'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

Recebido por e-mail

Convite !


Flamengo e Coríntians - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Que palavras para falar de Flamengo e Coríntians ontem no Pacaembu? Jogo de noventa minutos, prá cima, pressionando, arrumando, pelo centro, laterais, na risca do campo. Penalidade feita de má fé? Nem sei se houve, mas alguém pode achar e me calo. Mas as faltas que aconteceram foram de disputa, no drible, no desarme, na faina para atingir a meta da rede.

Os cartões amarelos foram mais do poder de disciplina do juiz do que deslealdade dos jogadores de ambos os campos. Nem provocação entre jogadores, que não apenas aquelas do entrechoque, e o jogo não era qualquer um. Tratava-se dos times das principais torcidas nacionais, uma no Rio e resto do Brasil e a outra em São Paulo.

O Coríntians vinha no embalo, crescendo no campeonato, mereceu a classificação para esta fase. O Flamengo era como certo Exército Brancaleone, atrapalhado, como que avançando na probabilidade e acertando na sorte. A torcida acreditava, é da natureza de toda torcida, acreditar para soltar o grito com mais força ainda, contra os ouvidos de quem duvidava.

E veio o jogo do Maracanã. Apenas um bobalhão como eu, que não vinha de partida em partida, somente tomava pulso pelas manchetes, nem lia a matéria, disse: o Flamengo tira o Coríntians. Sem base qualquer, referência alguma, apenas um sentimento do passado e o Flamengo do tamanho do Maracanã. Opa! Esta figura é banal?! Tamanho do Maracanã, mas não falei das dimensões físicas do estádio. Quis dizer do tamanho de espírito de jogo e do volume de credo na camisa do Flamengo.

E ontem o Coríntians precisava de dois gols e o fez com a maior categoria, abafando a perplexidade do time do flamengo, terminando o primeiro tempo com agenda marcada para a fase seguinte. A torcida do Coríntians era de uma beleza que só existe no futebol e no Brasil. Importam as besteiras policiais do pós jogo, mas falo daquele momento. Dos rostos em felicidade e este substantivo é tão importante que se inscreveu até mesmo na enxuta Constituição dos EUA. A felicidade pode se inscrever entre os direitos fundamentais da humanidade.

O segundo tempo começou com o treinador do flamengo dizendo que o time voltaria completamente diferente. Confesso que desdenhei a esperança do técnico. Mas não tive oportunidade de conjugar os tempos do verbo desdenhar, o Flamengo era outro em campo e nem passei da primeira pessoa, quando o Coríntians levava um gol. E tudo em campo mudou e o Coríntians, embora ganhando no jogo, perdia no campeonato.

E eis que o efeito causado pela psicologia coletiva, pelo histórico dos embates entre ambos, pelo peso da camisa frente à esperança frustrada da torcida, dar aos eventos de bola toda uma “sorte” cujo dado parece viciado. Uma jogada certa, precisa, se frustra por centímetros. Um ataque perfeito esbarra no bate e rebate, meio atordoado, do adversário e, resulta em nada. Ao contrário, o adversário mesmo quando erra, tem por efeito perigo às traves que não podem levar gol naquele momento.

E foi assim que minha alegria de torcedor foi se amargurando com os olhares sofridos dos Corintianos. Com suas unhas moídas na ponta dos seus dentes, ora de um dedo da mão direita e em seguida, para outra mão e nem tinha acabado os restos das unhas anteriores. A moça chorando no abraço ao namorado. Aquele rosto por trás da tela do campo, um pouco na sombra, profundo como as crateras da lua.

Se tivesse o dom de sustar a dor dos Corintianos, não o trocaria certamente pela alegria de torcedor do Flamengo, mas o faria com a compreensão de quem é o Coríntians. Não o seu passado de glória, mas a sua presença, da glória deste povo sofrido da periferia desta descomunal cidade. Deste povo que é feliz e por assim o ser, diz de uma humanidade mais plena e menos artificial.

Mas, confesso, no Rio sou Flamengo, em São Paulo Coríntians e no Ceará, sou Ceará. E do mesmo modo tenho a compreensão pelos outros que não são perfeitos.

Pensamento para o Dia de Hoje: A Alegria Mora Dentro do Nosso Porão.Liduina Vilar.

"Não é fácil encontrar a felicidade dentro de nós mesmos.E é impossível encontrá-la num outro lugar". O próprio coração, diz Agner Repplier, é o único lugar onde podemos encontrar a felicidade. Podemos viajar aos lugares mais distantes para procurar a felicidade. Não a encontraremos no exterior. Não a encontraremos nas pessoas, não na profissão (nesta podemos nos realizar no âmbito do trabalho), não no sucesso, não na riqueza. Ela está somente dentro de nós.Mas, embora esteja escondida ali, não é fácil encontrá-la.Precisamos de silêncio, de recolhimento, de uma grande sensibilidade para percebê-la.Quando estamos sempre em movimento, às vezes, não a sentimos dentro de nós. Ela é como um lago. Somente quando estamos parados e tranquilos é que se reflete profundamente em nosso âmago.
Liduina Belchior.

Sedição de Juazeiro continua Testes no Cariri



Continuam hoje, quinta-feira, os testes para a definição do elenco da mini-série "Sedição de Juazeiro" no Cariri. A equipe de produção da FGF Tv, aguarda os atores e atrizes de toda região no Teatro do Complexo Cultural do Araripe - Largo da RFFSA, em Crato, onde teremos o palco dos testes para as escolhas de todo o elenco, apoio e figuração, dessa que já é considerada, a mais festejada iniciativa da televisão nordestina dos últimos tempos. Os horários dos testes serão entre 8 da manhã às 6 da tarde,é a última oportunidade.

Maiores informações: Secretaria de Cultura de Crato - 088 35232365
Falar com Edmar.

NOTA CARIRI CANGAÇO: Sem dúvidas a realização dos testes para a escolha do elenco da mini-série "Sedição de Juazeiro" acontecendo também e principalmente, em nossa própria região, mostra o compromisso e convicção dos produtores do empreendimento; tendo à frente o amigo Jonasluis da Silva, de Icapuí; e toda a equipe do Diretor Daniel Abreu, em aproximar o máximo a película do verdadeiro sentimento raiz de nosso cariri. O Cariri Cangaço se sente honrado por ser parceiro da "Sedição de Juazeiro".

Manoel Severo



Por Socorro Moreira


Chove a vontade de ficar na cama
Molhado passado , verde na lembrança
Tudo novo , com seus resfriados...
Um portal aberto nessa longa estrada.
Paixões nascentes não apagam o amor
Amor presente é um fruto em flor.

Vazante de medos...

Com minha alma alada
sobrevivo e vejo,
que o tempo passa,
e que eu envelheço !

Daqui a pouco ,
secam as minhas roupas
Sonhos pendurados
pesam, encharcados
Mas o sol não tarda...
Halo encantado !

Lugar - por João Nicodemos

Por João Nicodemos

"sopra que passa"

que tudo passa
e nada fica
e, se tudo passa,
nada passa também
e não fica ninguém
...
Amor é Síntese


Por favor não me analise

Não fique procurando cada ponto fraco meu

Se ninguém resiste a uma análise profunda

Quanto mais eu

Ciumento, exigente, inseguro, carente

Todo cheio de marcas que a vida deixou

Vejo em cada grito de exigência

Um pedido de carência, um pedido de amor

Amor é síntese

É uma integração de dados

Não há que tirar nem pôr

Não me corte em fatias

Ninguém consegue abraçar um pedaço

Me envolva todo em seus braços

E eu serei perfeito amor.

Mário Quintana
Não Digam que Isso Passa

Lya Luft

Não digam que isso passa,
não digam que a vida continua,
e que o tempo ajuda,
que afinal tenho filhos e amigos
e um trabalho a fazer.
Não me consolem dizendo que ele morreu cedo
Mas morreu bem ( que não quereria uma morte como essa?)

Não me digam que tenho livros a escrever
e viagens a realizar.
Não digam nada.

Vejo bem que o sol continua nascendo
nesta cidade de Porto Alegre
onde vim lamber minha ferida escancarada.

Mas não me consolem:
da minha dor, sei eu.
Ricardo Reis

Vivem em nós inúmeros;
Se penso ou sinto, ignoro
Quem é que pensa ou sente.
Sou somente o lugar
Onde se sente ou pensa.

Tenho mais almas que uma.
Há mais eus do que eu mesmo.
Existo todavia
Indiferente a todos.
Faço-os calar: eu falo.

Os impulsos cruzados
Do que sinto ou não sinto
Disputam em quem sou.
Ignoro-os. Nada ditam
A quem sei: eu escrevo.

.

A Estrela Dalva - por Norma Hauer

Era o dia 5 de maio de 1917 quando uma estrela brilhou nos céus de Rio Claro-São Paulo: nascia a Estrela Dalva. Deram-lhe o nome de Vicentina porque não sabiam que ali nascia uma estrela: a Estrela Dalva do universo de nossa música popular: DALVA DE OLIVEIRA.

Antes mesmo de ser essa estrela ela fez parte de um trio, denominado de Ouro.

Lembro-me daquela época, quando Dalva de Oliveira e a Dupla Preto e Branco estrearam na Rádio Mayrink Veiga e César Ladeira deu-lhes o nome de "Trio de Ouro", ali, na hora.

Lembro-me de vários sucessos, do Trio, como “ Ceci e Peri”; "Pedro, Antônio e João"; Praça Onze";"Laurindo";"Ave Maria do Morro"...ricas composições de Herivelto Martins
Nas gravações do Trio, Dalva estava presente, fazia alguns solos, mas não gravava sozinha. Sua voz dominou o Trio quando eles gravaram “Ave Maria do Morro”.
Parece que esse foi o começo do fim do Trio com Dalva, Herivelto e Nilo Chagas. Aquele fim na Venezuela nunca foi bem explicado mas a situação entre eles também teve seu fim e...
E pouco depois, uma situação de desavenças chegou ao conhecimento do público e quando tudo parecia perdido, nasceu a verdadeira Estrela Dalva.
Cantando sozinha, ela dominou um repertório que a levou ao auge do estrelato, enquanto as novas formações do Trio de Ouro não “emplavavam”.

Sua voz, fina, cristalina, bem colocada dominou como poucas a música da época. Compositores, como Marino Pinto e Ataufo Alves acreditavam na Estrela Dalva e enriqueceram seu repertório com verdadeiras jóias, que não eram mais “de ouro”, mas continuavam brilhando.
E assim nasceram “Tudo Acabado”;”Calúnia”;”Segredos”;””Meu Rouxinol”;
“Neste Mesmo Lugar”;”Amor de Mãe”;””Zum-Zum”;”Poeira do Chão”;”Estrela do Mar” e dezenas de outros.
Seus últimos sucessos, que também marcaram o carnaval, foram “Rancho da Praça 11; “Máscara Negra” e, encerrando com chave de ouro
“Bandeira branca, amor,
Não posso mais
Pela saudade que me invade
Eu peço PAZ.”

Norma

Freud



Sigmund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Morávia (hoje Příbor), quando esta pertencia ao Império Austríaco.

Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.

Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

Marlene Dietrich




Marlene Dietrich (nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch; Berlin-Schöneberg, 27 de Dezembro de 1901 — Paris, França, 6 de Maio de 1992) foi uma atriz e cantora alemã, naturalizada estadunidense.

Correio Musical - De alguém para alguém ...




Projeto de Lei institui o Dia Nacional da Matemática


Artigo 1o: Fica institutído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo território nacional no dia 6 de maio,data de nascimento do matemático, educador e escritor Malba Tahan.

Artigo 2o: O Poder Executivo, por meio dos Ministérios da Educação e da Cultura, incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à data.

Artigo 3o:Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Este é o Projeto de Lei 3482-2004. Aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura, encontra-se, desde 2008, na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final.

Enquanto isso,o mundo gira e o dia 6 de maio é celebrado anualmente em todo país!

Rodolfo Valentino




Rodolfo Valentino (6 de maio de 1895 - 23 de agosto de 1926) foi um ator italiano radicado nos Estados Unidos da América.

Além de ser uma das estrelas mais populares dos anos 20 (e do cinema mudo consequentemente), foi o primeiro símbolo sexual do cinema e protótipo do "amante latino" fabricado por Hollywood. Em 1913 imigrou da Itália para os Estados Unidos, tendo trabalhado como jardineiro e lavador de pratos. Em 1918 fez pequenos papéis em Hollywood. Sua fotogenia e habilidade como dançarino lhe garantiram um lugar no elenco de Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, em 1921, que o transformou em astro.

Morreu em consequência de uma úlcera, aos 31 anos de idade. Diz a lenda que várias mulheres se suicidaram, desesperadas pela sua morte prematura.


wikipédia