Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Não vá embora - com Marisa Monte



Pérola nos bastidores...

José Carlos Brandão disse...
Quando dobrar a esquina,
olhe do lado esquerdo
e verá que estou junto.

Mas se não me encontrar,
olhe ao lado direito:
sempre fui distraído.

Distraído, decerto,
mas nunca esquecido
dos amigos do peito.

Não será uma esquina
que irá nos separar.

***

Sentimentos - por Socorro Moreira



Não dou nome aos bois.
Sentimentos ficam sem batismo,
sem registro....

Eles se transformam.
Por qualquer motivo ,
vestem máscaras.
São volúveis...
Nunca levianos !

Sou movida por eles
Implico com a calma de alguns
Evoco a serenidade de outros
E xingo
os que me tornam comum

Não sei guardar segredo 
do que sinto
Sei ficar indiferente
Mudar de intenção
Ocupar atenções
Catar o novo
que  renova em qualidade
o que me deixou na mão.

Meus sentimentos  são eternos
Porisso esperam comigo 
a morte física
Noutro plano,
certamente se misturarão
ao grande coração .

Enquanto isso
vivo em uníssono
com os sentimentos
de pessoas verdadeiras.
-Elas fazem a diferença !
(socorro moreira)

Todo Sentimento
Chico Buarque e C.Bastos
 
Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo da gente.
Preciso conduzir
Um tempo de te amar,
Te amando devagar e urgentemente.
Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez,
Que recolhe todo sentimento
E bota no corpo uma outra vez.
Prometo te querer
Até o amor cair
Doente, doente...
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente.
Depois de te perder,
Te encontro, com certeza,
Talvez num tempo da delicadeza,
Onde não diremos nada;
Nada aconteceu.
Apenas seguirei
Como encantado ao lado teu.




Alimento sentimento
sinto,
na medida
em que inspiro.

Gosto muito
em apenas um segundo.

Desgosto com a gota d'água
e uma lágrima

Depois esqueço,
me encho de novo pensamento

desconjuro lembranças
e vivo intensamente 
o lembrar
que não desencanta

Socorro Moreira

Desafio: Segredo - Por Aloísio



Segredo
(Composição: Herivelto Martins / Marino Pinto)


Teu mal é comentar o passado
Ninguém precisa saber
O que houve entre nós dois
O peixe é pro fundo das redes,
Segredo é pra quatro paredes
Não deixe que males pequeninos
Venham transtornar os nossos destinos
O peixe é pro fundo das redes
Segredo é pra quatro paredes
Primeiro é preciso julgar
Pra depois condenar

Quando o infortúnio nos bate à porta
E o amor nos foge pela janela
A felicidade para nós está morta
E não se pode viver sem ela
Para o nosso mal não há remédio coração
Ninguém tem culpa da nossa desunião

O peixe é pro fundo das redes,
segredo é pra quatro paredes
Não deixe que males pequeninos
Venham transtornar os nossos destinos

O peixe é pro fundo das redes
Segredo é pra quatro paredes
Primeiro é preciso julgar
Pra depois condenar


Segredo

Neste quarto de hotel
Vivendo meu degredo
Espero passar as horas
Pensando em coisas banais

Mais acordei hoje cedo
Remoendo este enredo
Como falar pra você
Revelando meu segredo

Meu segredo está no texto
Quando escrevo e publico
Onde falo dos sentimentos
Mostrando como é que eu fico

Tudo isto desvendado
Acabo ficando exposto
E já não há mais segredo
Lendo os textos que eu posto.

Aloísio

Amor Virtual - por João Marni de Figueiredo


De tanto ouvir sobre tragédias nos noticiários, fruto de encontros ora do acaso, ora de forma premeditada, envolvendo pessoas inocentes e bandidos, refleti que isso sempre ocorreu, sabe-se lá desde quando; hoje certamente em maior escala e riscos.

A tecnologia vem contribuindo, seja pelo telefone celular ou pelo computador, para esses contatos entre pessoas, muitas vezes envolvendo crianças, e também casais virtuais, sem que os personagens troquem olhares ou sintam o perfume do outro, - dirá o ferormônio, deixando de lado a visão de um certo jeito de andar... Ai veio-me a lembrança de tempos não tão distantes, da prática interiorana na busca pela cara-metade reservada nos altares de Deus, dos sonhos de cada um. Os encontros aconteciam também em qualquer lugar mas, muito freqüentemente, nas praças. A Siqueira campos, aos domingos à noite, era o grande palco onde as garotas passeavam num rito austero e delicado, nunca sozinhas, mas em pequenos grupos, de braços, limpas e cheirosas, em seus vestidos bonitos e pouco insinuantes, repetidos com choro e não menos espetaculares. Desfilavam contornando a praça para uma platéia de marmanjos que ficava à margem, aparentemente alheias a eles em seus segredos. Vez ou outra os olhares se cruzavam furtivamente, deixando alguma dúvida que só seria revelada no giro seguinte.

Confirmado pelo olho no olho, o coração dispara e as pernas – pelo menos as minhas, fraquejavam diante da próxima etapa do passeio, quando lá vem a todo-poderosa, e o homem deixa de ser menino, dirigindo-se à pretendida sem medo de uma “rabissaca”, ou de um “corte”, roubando-a de seu grupo e convidando-a a sentar-se em um dos bancos, no centro daquele carrossel de ilusões, de encanto, de paixões e de decepções... Ainda ouço os risos e os incentivos dos amigos que continuavam a tentar a sorte...
Dali, relações afetuosas se formavam e vingavam, como foram as do meu pai e da minha mãe, e de muitos outros que, como eu, são românticos e nostálgicos e só acreditamos, a exemplo de São Tomé, após termos visto,tocando e cheirado! Talvez a única vantagem de agora é que os pais não precisam mais entrar em casa na ponta dos pés a fim de surpreenderem o namoro dos filhos ou dos netos, pois através da telinha do computador não se escutam as juras de amor, mas apenas o barulho discreto do teclado tocado por mãos que não afagam, transmitindo mensagens ditas por bocas mudas que não beijam, olhos que não vêem e corações que apenas batem mas provavelmente não sentem. Seus aposentos trancados têm um cheiro azedo de suor, chulé e mofo, por proibirem o sol de lá entrar e iluminar-lhes as mentes modernas. À noite, semanalmente, sedentos iguais NOSFERATUS, encontram-se em baladas, num ritual de ficar por alguns instantes, revezando-se num pescoço marmóreo e exaurido, e retornam sem paixão, sem afeto e sem norte.
Tantas modas voltam, mas, infelizmente, tenho a impressão que as praças não têm mais pistas apropriadas para o flerte (expressão caduca e estranha), mas para corridas ou caminhadas cronometradas , silenciosas, individualizadas, daqueles que visam melhorar a condição física pelo culto ao corpo, a despeito de haver ali alguém solitário que ainda hoje arrisca um olhar a partir do circulo externo... Ou será que a vida é que está sempre indo e nós é que, de fato, ficamos?


por João Marni Figueiredo

Lá - por João Marni



Quando eu perceber que o fim se avizinha (futuro, primo do presente), recolher-me-ei ao leito, exigirei silêncio, lençóis brancos e cheirosos, uma janela pela qual deverão vagar meus olhos e por onde revelarei o que fiz de bom e de ruim. Não escreverei mais nada, acharei até os meus melhores amigos uns chatos, serei tolerante apenas com os meus netos, pois estes não irão interromper minha conversa com Deus.

Sertão conectado- por Lívia de Almeida




Ônibus equipado com computadores e internet democratiza o acesso à tecnologia da informação no Ceará
por Lívia de Almeida

A carcaça de um antigo ônibus americano, um motor Mercedes-Benz e o trabalho de 35 pessoas durante quatro meses fizeram de um monte de sucata um projeto de transformação social. O veículo, batizado de Expresso Digital, foi totalmente reformado, ganhou oito computadores conectados à internet e hoje circula pelas comunidades de Juazeiro do Norte, no sertão cearense. Abaixo de um toldo, no lado de fora, foram colocados outros dez laptops, que formam um “telecentrinho” para as crianças. “Queremos acabar com essa imagem de que o computador é um bicho-papão, algo de outro mundo”, conta Cristina Diogo, socióloga, fundadora da ONG Juriti e idealizadora do projeto. A primeira parada foi na Colina do Horto, onde fica a estátua da figura mais ilustre da cidade, a do Padre Cícero. Na data de aniversário do milagreiro, 24 de março, o projeto foi inaugurado, em 2008. Naquele ano, mais de 15 mil pessoas entraram no ambiente climatizado para usar os computadores, ler e enviar e-mails, conversar no Orkut e no MSN, aprender a digitar, fazer pesquisas, estudar e registrar boletins de ocorrência via internet. No ano seguinte, foram mais de 34 mil usuários, numa média de 144 pessoas por dia. A cada 15 dias, o ônibus seguia sua rota e estacionava em um novo local, para que outros moradores usassem sua tecnologia.

Mesmo sem saber, essas pessoas estimularam o uso dos softwares livres. É que o sistema operacional dos computadores é o Linux, uma opção técnica e política. Como o Linux é livre e gratuito, diminui os custos do projeto e os problemas com vírus — além de possibilitar que os usuários ajudem a aperfeiçoar o programa. “Somos militantes do conhecimento livre e acreditamos na democratização da tecnologia”, diz Celso Martiniano da Silva, 18 anos, um dos monitores do projeto, de Juazeiro. Como Celso, há outros jovens voluntários que trabalham como educadores no Expresso Digital. Alguns chegaram lá por meio de um convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), instituição que auxilia estudantes de ensino médio e superior a encontrar oportunidades de estágio em todo o País.

Além de dar acesso à tecnologia, o projeto prevê outras ações de cidadania. Uma delas são as teleconferências com funcionários de órgãos públicos da cidade. A atividade tem dia marcado e leva em conta o interesse dos moradores locais. Por exemplo: se eles estão tendo problemas com o fornecimento de água, em vez de irem até a empresa local de abastecimento, vão até o ônibus. Lá é feita uma videoconferência com um funcionário da companhia para tentar resolver a questão. Aos poucos, a comunidade percebe que o computador serve como um canal de comunicação na busca de soluções para os mais diferentes problemas. Já nas oficinas de reciclagem, o que se aprende é que peças usadas podem servir para montar um computador novo. Em 2008 e 2009, foram realizadas 60 oficinas. De lá saíram quatro máquinas completas que foram doadas a uma associação de moradores local. O que não pode ser aproveitado em novos computadores se transforma em brinquedos, utensílios e até em obras de arte. Arte é o que também se vê nos cineclubes. Duas vezes por semana, no fim de tarde, é montado um telão do lado de fora do ônibus para exibição de filmes nacionais e documentários. Cada sessão atrai cerca de 60 pessoas.

Nada, porém, dá tanto Ibope ao ônibus quanto a visita dos romeiros. Juazeiro do Norte é conhecida por atrair milhões deles todos os anos. São pessoas que vão até lá rezar, pagar promessas, pedir e agradecer. Com tanta gente circulando pela cidade, estaria ali uma ótima oportunidade para atrair mais público para o Expresso Digital. Inclusive pessoas arredias à tecnologia. Foi o que a coordenação do projeto fez. No início, o ônibus cheio de computadores causou medo. As pessoas temiam ter que pagar para entrar ou não saber mexer nos botões. Mas aí decidiu-se criar uma espécie de altar virtual, uma plataforma digital colaborativa dedicada ao Padre Cícero, onde os fiéis escrevem suas promessas e pedidos. “Assim que a imagem de ‘Padim Ciço’ aparecia na tela, as pessoas tiravam o chapéu como se estivessem na igreja”, conta a psicopedagoga Inambê Sales, que trabalha no Expresso Digital.

Novos pedidos e agradecimentos ao protetor são aguardados para a próxima leva de fiéis, em setembro. Mas, por enquanto, a romaria é outra: desde o ano passado, o Expresso Digital está estacionado nos arredores da sede da ONG Juriti, atendendo os moradores do bairro de Leandro Bezerra, em Juazeiro. Mas o pessoal do projeto não vê a hora de colocar o Expresso Digital para dar mais voltas. Por isso, buscam caminhos de parceria na comunidade (e fora dela). Afinal, o exercício consciente da cidadania não pode ficar sem combustível.

Revista Galileu

Por Domingos Barroso



O adeus da ilusão
Saiba que já dobro a esquina.
A minha cartola de mágico
esquecida sobre sua cama:

nem olhe,
não tem importância.

Os contornos das abas
servem apenas
para que seus dedos sintam
a textura do desconhecido.

E não é lá essas coisas.

Saiba que já dobro a esquina
e o meu perfume ( mesmo que
eu não queira) ainda lhe
entrará pelas narinas

quando você estiver dormindo
ou sonhando de olhos abertos.

Quanto ao seu perfume
imaginei desesperadamente.

Terei de meditar setenta vezes sete dias.
Oxalá no final do ano escape
da minha camiseta branca.

A verdade é que affair entre
uma linda borboleta
e um louco vaga-lume
sempre será trágico
senão patético.

Saiba que já dobro a esquina
e a brisa assopra aos meus ouvidos
um assopro morno.

Um assopro morno,
desvalido,
irreal.

Até as folhas secas
têm mais vida.

 por Domingos Barroso




Julio Iglesias, nome artístico de Julio José Iglesias Puga de la Cueva, (Madrid, 23 de setembro de 1943) é um ex-futebolista, cantor e empresário espanhol de fama internacional.

Pedro Almadóvar




Pedro Almodóvar Caballero (Calzada de Calatrava, 24 de setembro de 1949) é um cineasta, ator e argumentista espanhol.

Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez banda desenhada, ator de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor. Homossexual assumido, seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira sublime.

Seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949 e outras vezes como 1951. A página oficial do cineasta, no entanto, afirma que nasceu na década de 1950.

wikipédia

Carlos José - Por Norma Hauer

Em 22 de setembro de 1934 nasceu CARLOS JOSÉ, um dos poucos seresteiros ainda em atividade, ao lado de outros que não chegam a ser muito conhecidos, mas apresentam serestas sempre que têm oportunidade.
CARLOS JOSÉ nasceu em São Paulo e veio ainda criança para o Rio de Janeiro.

Conheci-o muito jovem, em Santa Teresa, iniciando-se como cantor, deixando de lado a carreira de advogado na qual se formou e não exerceu.
Nas comemorações pelos 70 anos da Rádio Nacional (em 12 de setembro de 2006) Carlos José apresentou-se no novo auditório da emissora (bastante reduzido, mas ainda espaçoso) sendo consagrado, principalmente interpretando "Esmeralda", seu maior sucesso.

Foi Carlos José quem primeiro gravou várias composições de Luiz Vieira, dentre elas a "Guarânia da Saudade”.

Atualmente, Carlos José faz parte de Diretoria da Socinpro, uma entidade criada em defesa do direito do intérprete. Outro Carlos (Galhardo) foi seu primeiro Presidente, exercendo o cargo por muitos anos, o que o fez afastar-se um pouco de suas atividades como cantor.

Em serestas beneficentes ou não, Carlos José está sempre presente, assim como em discos, constantemente pode-se ouvi-lo em programas como o de Osmar Frazão, aos domingos péla manhã, na Rádio Nacional ou na Rádio Bandeirantes, também aos domingos, apresentado por Zair Cançado.

Não só Carlos José, mas Francisco Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Dalva de Oliveira, enfim, toda a turma que fez carreira no rádio dos anos 30, 40, 50 e 60 está ali presente com sua voz e sua SAUDADE.
Meu abraço amigo a Carlos José na data de seu 76° aniversário

norma



23 de Setembro - Dia do Sorvete !



* Ingredientes

* Calda
* 9 colheres de água
* 5 colheres de chocolate em pó
*5 colheres de  açúcar

* Creme
* 1 lata de leite condensado
* 2 latas de leite
*1 lata de creme de leite
*5 gemas
*10 colheres de açúcar
* gotas de baunilha 

* Modo de Preparo

1. Calda:queimar o açúcar, e colocar em uma forma de pudim

2.Ferva a água e o chocolate em pó .Colocar  em cima do açúcar queimado, e deixar .

1. Creme ::misturar o restante dos ingredientes e levar ao fogo até engrossar.Retire e deixe esfriar
2. bata as claras e depois coloque 10 colheres de(sopa)de açúcar e misture uma caixa de creme de leite Depois de pronto misturar no creme que foi ao fogo.Colocar na forma e levar ao freezer


Dicas :
Substituir a baunilha  por ameixas,  chocolate ,  nas seguintes proporções :

5 gotas  de baunilha ou:
1 xi de ameixa batida no liguidificador
1 tablete de cholocate meio amargo   ( 200 gr)
ou qualquer fruta ou sabor da sua preferência.

Signo de Libra


"O signo de Libra representa o relacionamento, o casamento, o acordo, a cooperação, a busca por justiça e equilíbrio. Os librianos são sociáveis, refinados, delicados, simpáticos, gentis e diplomáticos.

Negativamente podem ser indecisos, fúteis, inconstantes, covardes, vulneráveis e indolentes.

Libra indica uma necessidade de viver o presente e iniciar atividades. Os librianos geralmente buscam a colaboração dos outros ao invés de continuarem sozinhos. Sentem grande necessidade de companheirismo e só assim se sentem realizados. Contudo precisam manter sua própria individualidade dentro da estrutura de seus relacionamentos. Se reconhecerem dentro de um relacionamento é muito importante para que não mantenham a relação apenas para manter as aparências. Pois, existe uma tendência para criar apenas uma imagem social e nunca ter um estilo de vida verdadeiro e honesto. Há o perigo, também, de permanecerem em relacionamentos emocionalmente prejudiciais por precisarem desta imagem social.

Possuem um forte senso de justiça e imparcialidade. Geralmente conseguem ver os dois lados de uma situação. Por isso podem ser ótimos mediadores e diplomatas. Por isso se saem bem em profissões ligadas a relações publicas, embaixadas, comércio e direito. Como também apreciam a boa educação, o refinamento e a beleza, outras áreas profissionais são a arquitetura, estética, joalheria e decoração.

Os librianos conseguem um bom equilíbrio entre os períodos de atividade e repouso, tornado-os livres de problemas físicos e mentais mais graves. As áreas mais sensíveis do corpo são os rins, a vesícula e a região lombar. Portanto podem ter problemas de nefrite, cistite pedra nos rins e vesícula.

Os librianos não existem sem relacionamento. Para eles é fundamental a vida a dois, e mostram suas melhores qualidades numa relação em que existe harmonia, comunicação e vida social."

Torta de Morango



* Ingredientes

* Para a massa
* 200g de margarina
* 2 pacotes de biscoito de maisena

* Para o recheio
* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite
* 2 latas de leite( medida na lata de leite condensado)
* 1 colher de sopa de farinha de trigo

* Cobertura
* 1 embalagem de gelatina de morango
* 1 caixa de morango para enfeitar


* Modo de Preparo

1. Massa: triturar os biscoitos,derreter a margarina na panela, e depois misturar, depois colocar a massa numa assadeira de fundo falso,colocar nas laterais e no meio

1. Recheio: misturar todos os ingredientes e levar ao fogo até virar um mingau, depois colocar na forma que está a massa

1. Cobertura: fazer a gelatina como manda a embalagem,depois que o recheio estiver totalmente frio colocara gelatina pronta em cima do recheio e decorar com os morangos
2. levar para a geladeira até ficar dura a gelatina
3. bom é fazer de um dia para o outro


 info@tudogostoso.com.br.

Distância- por Socorro Moreira


Intransponível distância
Entre a terra e o céu 

Sem o teu endereço
não alcanço o teu segredo

Distância 
entre o que se deseja
e o que se pode ter
o ser é mais próximo
o ter é  mais árduo

Distância
entre o  amor e a  paixão
entre o certo e o carecido

Distância incalculável
entre a vida e a morte
entre o teu pensamento
e o meu
entre a  tua vida e a minha

Proximidade absoluta
entre a vontade  de viver
e a paz de ser feliz...
Distância imponderável
em conseguir !


Contigo En La Distancia


No existe un momento del día
En que pueda olvidarme de ti
El mundo parece distinto
Cuando no estás junto a mi

No existe melodía
En que no surjas tu
Ni yo quiero escucharla
Si no la escuchas tu.

Es que te has convertido
En parte de mi alma
Ya nada me conforma
Si no estás tu tanbién.

Pero allá de tus labios
Del sol, de las estrellas
Contigo en la distancia
Amada mía, estoy.

Es que te has convertido
En parte de mi alma
Ya nada me consuela
Si no estás tu tanbién

Pero allá de tus labios
Del sol, de las estrellas
Contigo en la distancia
Amada mía, estoy


Para refletir ! - Colaboração de Francisco Babo


Este alerta foi colocado na porta de um consultório médico.

O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste atenção!
O plantio é livre, a colheita, obrigatória ... Preste atenção no que você esta plantando,
pois será a mesma coisa que irá colher!!

Babo

Desafio: Cabeça - Por Aloísio

Cabeça


Os sentimentos ficam no coração
Mas minha mente, é que sente
E desmente esta oração
Pensando no que foi dito
Vou caminhando, pensando
E no tema me enredando
Mas você diz: não esmoreça,
Fale o que tem na cabeça.

Cabeça, mente, memória
Cabeça, acúmulo de história
Cabeça, ritmo e melodia
De tudo que a gente cria

Cabeça, centro do pensamento
Onde guardo sentimentos
Que às vezes me acorrentam
Às lembranças do passado
Outras vezes me deixando
Voar pela imensidão
Muito maior que a distância
Entre a Terra e Plutão

Aloísio

A idade e a mudança - Lya Luft- Colaboração de Fátima Figueiredo



“Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo.

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.

Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.

Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'
Onde, não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.

Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas, mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se ‘mudança’.
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.

A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.

Mudança, o que vem a ser tal coisa?

Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.

Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.

Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.

Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional.

Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.

Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.
Olhe-se no espelho...”
Lya Luft