Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

Paulo Barbosa - Por Norma Hauer


PAULO BARBOSA
Foi em 4 de dezembro que faleceu um dos mais importantews com,positores de valsas e canções de nosso repertório popular.

Seu nome: PAULO BARBOSA, irmão de mais dois artistas: Barbosa Júnior ,comediante e produtor do programa "Picolino",na Rádio Mayrink Veiga e Luiz Barbosa, cantor falecido precocemente, mas que deixou algumas gravações e atuações no cinema nacional.

Paulo Barbosa foi, principalmente ,autor de valsas (comuns em sua época) e responsável pelo primeiro grande sucesso de Carlos Galhardo no ritmo em que este foi "rei": "Cortina de Veludo".

Compôs ainda, "Salão Grenat", "Italiana", "Colar de Pérolas","Madame Pompadour","Lenda Árabe","Salambô" e muitos outros que foram sucessos, ainda com Carlos Galhardo.

Mas Paulo não compôs só para Galhardo, embora tenha sido um dos responsáveis pelos maiores sucessos do cantor. E foi quem incentivou Galhardo a cantar valsas, quando até então só gravara sambas, marchas e frevos.

Mas de Paulo Barbosa tivemos com Carmen Miranda "Casaquinho de Tricot e "Dona Gueixa"; com Castro Barbosa "Lig, Lig, Lé " e " Marchinha do Grande Galo"; com Gastão Formenti "Jóia Falsa"...

Enfim, Paulo Barbosa marcou a fase áurea do rádio com suas mais de 100 composições, a maioria ao lado de Oswaldo Santiago.

Paulo Barbosa, que nascera em 30 de abril de 1900, faleceu aos 55 anos, em 4 de dezembro de 1955.

Norma

Deanna Durbin - Por Norma Hauer


DEANNA DURBIN
Quem ainda se lembra (ou tem idade para se lembrarr) da estrela juvenil de "Louca Por Música"; "Três Meninas Endiabradas"; "Cem homens e uma Menina" e ourtros sucessos cinematogáficos dos anos 40 e início dos 50?

Era uma bonita adolescente nascida no Canadá e que "mexeu" com muitos corações enamorados.
Sua voz era muito bonita e encantava adultos e adolescentes. Tive um irmão que foi "apaixonado" por ela.

Ela nasceu no dia 4 de dezembro de 1922.

Estará viva?
Nunca mais soube dela, desde que. casada com um francês foi viver na França e seu marido proibiu que seus filmes fossem exibidos em qualquer país do mundo.

No fim do século passado, seus filmes foram exibidos em um canal por assinatura e, segundo soube, seu marido faleceu e seus filmes foram liberados.
Copiei-os em vídeo cassete e não sei se sairam em DVD. Acredito que não.

De qualquer forma, fica aqui a lembrança de uma estrelinha que arrebatou corações.
Norma

Calíope



Calíope, a da Bela Voz, em grego Καλλιόπη, foi a primeira das nove musas da mitologia grega, filhas de Zeus e Mnemósine.

Foi a musa da epopéia, da poesia épica, da ciência em geral e da eloquência e a mais velha e sábia das musas, e é considerada por vezes a rainha destas. É representada sob a figura de uma donzela de ar majestoso, coroada de louros e ornada de grinaldas, sentada em atitude de meditação, com a cabeça apoiada numa das mãos e um livro na outra, tendo, junto de si, mais três livros: a Ilíada, a Odisseia e a Eneida. Em outras representações, traz como atributo um rolo de pergaminho e uma pena.

Mãe de Linos, com Apolo ou Oeagrus, e de Orfeu, das sereias e dos coribantes.

wikipédia

A poesia de Lupeu Lacerda



BENDITA TÚ
QUE INFLAMA AS ÁRVORES
SOPRA MAIS QUE O VENTO
E JOGA PALAVRAS DE LAVA NO VENTILADOR
DO TEMPO.
BENDITA TÚ
QUE TEM VENENO E ANTÍDOTO
NOS BICOS TÚRGIDOS DOS SEIOS.
BENDITA TÚ, QUE COMEÇA TODAS AS REVOLTAS
E AS APLACA, ACALMA, TRANQUILIZA.
SENHORA VENDAVAL E CHAMA
QUE TRAZ NOS LÁBIOS CANÇÕES DE
RENDIÇÃO E VITÓRIA
BENDITA TÚ
CUSPINDO NAS BANDEIRAS
PAIRANDO ALTANEIRA ACIMA DE TUDO E TODOS
NOTA DEZ
NO QUESITO ALEGORIA
E VIDA.

por lupeu lacerda

Monet

Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926 foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

Mozart




Wolfgang Amadeus Mozart (AFI: [ˈvɔlfgaŋ amaˈdeus ˈmoːtsart], batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart; Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.


Egberto Gismonti




Egberto Gismonti Amin (Carmo, 5 de dezembro de 1947) é um compositor, músico, cantor e arranjador brasileiro, considerado um virtuoso da música instrumental popular, destacando-se pela sua capacidade de experimentação.

Carreras




Josep Carreras Coll (Barcelona, 5 de dezembro de 1946) mais conhecido como José Carreras, é um cantor lírico catalão conhecido particularmente pelas suas performances em óperas de Verdi e Puccini. José Carreras é um dos célebres "três tenores", juntamente com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Também é conhecido pelos seus trabalhos humanitários como presidente da Fundação Internacional de Leucemia José Carreras (La Fundaciò Internacional Josep Carreras per a la Lluita contra la Leucèmia), que foi criada após o tenor ter descoberto ter a doença, em 1988.

PREZADO AMIGO DR. MIGUEL SOARES, BOA SORTE NO DESTINO DA PREFEITURA – POR PEDRO ESMERALDO

Tomando conhecimento de sua eleição a prefeito, alegrei-me bastante, pois como grande admirador e apaixonado pelo Crato, anseio, em sua gestão, dias promissores, dependendo apenas de sua vontade e de seu interesse em resolver os problemas, ora angustiantes e insolventes.

Não, Dr. Miguel, não há nada difícil quando se usa da boa vontade para trabalhar. Tudo depende de boa vontade, capacidade de trabalho e saber dirigir com altivez os caminhos certos, dentro de um ambiente sadio, (empregando normas de acordo com as necessidades do meio ambiente). Mostre aos inimigos do Crato (no caso, o Juazeiro), que nós não estamos parados, acomodados perante os primeiros obstáculos e nem tão pouco desesperados da sorte. Todo tempo é tempo de reagir. Basta querer e querer é poder. Vou mais longe para tomar melhores esclarecimentos: querer é lutar, é saber agir e comportar-se dignamente em toda sua plenitude.

Bem me lembro de uma grande maranhense Coelho Neto: esperar que o fruto caia da árvore é predestinar-se a comê-lo podre.

Vamos meu amigo, não deixe cair da árvore o fruto apodrecido. Apanhe-o antes; esforce-se, consiga solucionar todos os problemas que afligem o Crato, mormente agora quando nós estamos completamente alheios ao sistema moderno, a nova marcha progressista, porque não dizer; seguimos pra frente com o tempo que voa celeremente em destino incerto. Chegou a vez do Crato. É hora de lutar, de brigar, fazer-se compreendido pelas autoridades competentes, mostrar o que o Crato tem de bom, o que faz compreender e distribuir metas progressistas dentro de um sistema técnico e equilibrado.

Não pare como prefeito. Suba, seja mais alto, faça todo o possível para assumir a liderança, pois me parece que todos os atuais líderes estão esquecendo a terra que lhes fez crescerem.

Arranje tudo que é bom. Faça uma administração sóbria e segura. Cuide com carinho dos problemas urbanos, hospitalares, educacionais, etc. Não esqueça das metas prioritárias que, a meu ver, devem ser cuidadas com carinhosa e valiosa atenção. Três grandes obras, sem esquecer das demais, seriam suas “meninas dos olhos” e recobririam as falhas existentes, dando melhor consistência ao fluxo de progresso do Cariri. Para melhores esclarecimentos, sem querer intrometer-me dentro de sua administração (mas é preciso lembrar), cito as metas que seriam no dizer de gíria aquele “plá “para apagar o pessimismo reinante no seio do povo cratense. Primeiro: uma feira livre semanal (se possível aos sábados para contrabalancear com a de Juazeiro); segundo: outro grande centro de abastecimento; terceiro: um luxuoso hotel de feições turísticas, digno com o crescimento da cidade. Além dessas, há outras obras de suma importância, e que trariam por certo um avanço ao progresso do Crato. Não esqueça de abrir novas ruas, todas pavimentadas. Faça uma grande avenida circular, partindo do Crato, subindo ao pé da serra do Araripe, cognominando-a avenida do contorno.

Já pensou como ela seria útil para fomentar o turismo? Como ficaria o visitante impressionado ao se deparar com as belezas panorâmicas de todo o vale do Cariri, que é uma dádiva da natureza, oásis do Nordeste? E o nome do Crato bem alto, dentro da programação turística do Brasil? Já pensou que bem faria ao comércio, à indústria. Enfim, daria nome ao Crato dentro do figurino nacional? Não, meu grande chefe, não esmoreça, avance, corra, não pare, pois tempo é ouro. Faço votos que o amanhã lhe seja grato por todas essas realizações feitas dentro de pouco espaço de tempo.

E a nossa rodoviária? Ah, não esqueça a rodoviária que é ponte vital para a vida econômica, não só do Crato, mas de todo o Cariri.

Dentro destes problemas acima citados, o que mais de vem à tona é o econômico, Dr. Miguel! Fomos vítimas de um governador alheio aos problemas do Crato. Não contribuiu com nada, nunca procurou dar soluções aos problemas angustiantes que no dizer de Camilo Calazans - (um dos dirigentes do Banco do Brasil) – chamou de pré-falimentar do Crato. Pelo gosto do governador, o Crato estaria estagnado, diluído, perdido nas poeiras dos tempos, absolvido pelo desgaste sócio-econômico.

Enganou-se, como bem assim enganaram-se todos os seus inimigos. O Crato vive, o Crato cresce, seus filhos lutam, basta ver que temos homens capazes, de alto gabarito, assim como de estirpe de nosso prefeito eleito – Dr. Miguel Soares.

Vamos em frente, seguindo o rumo do destino. Faça o que puder, mas faça-o de verdade. Mostre e determine a essa corja de inimigos do Crato que também somos fortes. Boa sorte na sua árdua tarefa.

Artigo escrito por Frederico Barbaroxa da Ponta da Serra. (Pedro Esmeraldo) em 1970.

Foto: cratonoticias.wordpress.com

Fábulas de Natal (2)






O MENINO NASCEU

O menino nasceu ao meu lado.
Um halo de luz fendia as trevas,
Vinha do alto e se expandia.
O galo arrebentou a garganta.

O cavalo cantou as palavras do poema.
Uma frágil parede nos separava do mundo.
O cavalo escarva o chão soltando fogo pelas ventas:
Era o meu poema queimando a noite.

O sangue inundava o quarto.
A caçamba do tempo vem do fundo do poço,
transbordando água limpa e fresca.
Trago o estigma na fronte.

Sou lavado pelo batismo do menino.
Vejo os ossos brancos sobre a pedra.
O menino ergue a chave com a mão pequena
E me abençoa.


   O POEMA DO MILAGRE

Sou uma pedra no meio da casa
Com os ossos do cão cruzados em cima.
Quando chegará o inimigo?
Sentaremos juntos, conversaremos, sorriremos?

Comungaremos a minha casa antes de nos estranharmos?
A minha mãe chora atrás da porta,
A cabeça coberta com o pano da dor.
Um espinho me penetra nos olhos com o poema do milagre.

O nome do menino me queima a língua.
Os olhos do menino estão em brasa e iluminam a noite.
A casa cai com a luz.

As flores voam, as pétalas são gotas de fogo.
A mulher entrega o menino ao estrangeiro.
O velho ergue o menino nos braços e canta.

_________

(poemas de Natal, 2007)
_________


Óh Invicta Judite! Liduina Belchior.

Óh mulher de aço, óh invicta Judite!
Refiro-me a minha mãe que venceu um câncer intestinal, há tres anos e enfrentou com a coragem de uma guerreira o pós e suas consequências, como: pneumonia, radioterapia, trombose em uma perna e por último uma estenose ( estreitamento numa alça) que levou seu médico em Fortaleza a suspeitar de uma recidiva. Ai veio o resultado do Pet Scan (tomografia por emissão de pósitrons) : NORMAL.
Mas durante todo esse tempo esta mulher sofreu com esperança, fé, coragem e sobretudo muita vontade de viver. Ser filha dessa criatura, é o melhor presente genético que o Criador poderia designar a um ser humano.
E o que ela possui em comum com Judite - figura bíblica? A coragem ; guardadas as devidas proporções, que a mesma teve em enfrentar o Marechal da guarda assíria, o perigoso Holofernes, que a mando de Nabucodonosor recebeu ordens de destruir todo Israel. Ela o enfrentou, cortou sua cabeça, colocou num saco e com este gesto de mulher invencível, imbatível, insuperável impediu a destruição de seu povo. Judia, era uma viúva de muita fé, coragem e valores inabaláveis.
Analogia feita.

Agora, resta-nos pedir a Deus que conserve nossa mãe por muitos anos entre nós.E assim seja!

Por Socorro Moreira



Batom
Adoro batom
Com ele
Mancho meus espelhos
Abraso fantasias
Vejo-te noutro lago
Imagem fugidia
Quando esse caso
(só meu)
Impacienta-me
Passo o meu batom
Imprenso a boca
No papel que leio
E seguro a calma
Pra te ver no novo
Ano se anuncia.

Ele nunca esteve
Mas a porta
Na molhada espera
Continua Beta.
Estio de esperanças
Chega novo Junho
E a fogueira cresce
Se nas entrelinhas
Descubro-me tanto
Fecho esse parêntese...
Abro meus colchetes
E me entrego em pontos.


Inspiro tua ausência
Suspiros na distância
Não dá pra expirar-te
Posso fazer arte...

E o papel municipal no ensino da juventude? - José do Vale Pinheiro Feitosa

O Pedro Esmeraldo e o prefeito Samuel Araripe, ambos de famílias tradicionais do Crato, abriram interessante e simbólico debate sobre educação no município do Crato. Nesta semana mesmo foi divulgado o Relatório do Todos Pela Educação, com metas de elevação da educação brasileira. Esta instituição composta por empresários, educadores, cientistas tem acompanhado a educação em todo o país. O relatório, por sinal, não deixa o Ceará tão ruim assim. Em parte, talvez, devido à política educacional da gestão estadual que ainda hoje se vincula ao ensino fundamental em muitos municípios.

Simbólica por se tratar de um debate motivado por uma escola fechada quase no limite entre Crato e Juazeiro e leva o nome de uma mulher especial para a sua ancestralidade. Pensando nisso fui buscar os dados do IBGE sobre educação em três municípios chaves da nossa bela região do Cariri: Crato, Juazeiro e Barbalha.

O mais importante é que estas cidades se tornaram centros universitários no coração do nordeste e vale a pena imaginar sobre que estrato dos ensinos pré-escolar, fundamental e médio este ensino superior se sustenta. Aliás, os números nos deixa pessimistas, pois não é improvável que as referidas cidades apenas se tornem sede para atrair jovens de outras regiões.

O Crato, por sinal, sempre foi referência para toda uma região, essa é uma vocação histórica. Talvez isso ainda explique a importância do ensino privado na cidade, muito do qual sobre as estruturas da Igreja Católica. Mas vamos aos números das três cidades.

Falamos de cidades diferentes em população e proporção de população urbana: Juazeiro é a maior com os dados preliminares do censo de 2010 já contando uma população de 249.936 habitantes dos quais 96% vive na zona urbana; Crato já tem uma população 121.462 habitantes com 83% na zona urbana e Barbalha com uma população de 55.373 habitantes e uma população urbana de apenas 63,8%.

Nas três cidades ainda existem escolas estaduais no ensino fundamental, nenhum município tem escola de ensino médio e o ensino privado de nível médio é mais freqüente em Crato. Teria que fazer estudos de indicadores por faixa etária da população em idade escolar mas para poupar tempo, considerei que a estrutura etária das três cidades é assemelhada e portanto não teria problema em compará-las usando como denominador a população total para cada de tipo de matrícula. O que vi foi que nos indicadores de matriculas no pré-escolar e no ensino fundamental Barbalha (4,4% / 18,7%) leva vantagem sobre os outros dois municípios e estes se assemelham muito nos dois indicadores (Juazeiro: 3,2% / 17,3% ; Crato: 3,4% / 17,8%).

Tomando o número de matrículas feitas nas escolas municipais para os dois níveis de ensino (pré-escolar e fundamental) como forma de representar o esforço da gestão do município vimos que: mais uma vez Barbalha se destaca (75,9% e 76,8%), Juazeiro com uma ligeira vantagem sobre o Crato no ensino fundamental (68,1% contra 63,8%), porém muito inferior em termos do ensino pré-escolar (46,2% contra 60,8%).

Em relação ao ensino médio o Crato se destaca em relação aos dois municípios, 5,7% contra 4,4% e 4,5% e é muito provável que aí o diferencial seja a tradicional escola privada na cidade que nem sempre matricula habitantes permanentes. Vale ressaltar que a gestão municipal não faz qualquer diferença em termos de matrícula neste indicador.

Foto de Pachelly Jamacaru



A poesia de Everardo Norões




Mancha

Sob as palavras
tudo se transfigura:
a urze, a pedra, o horto.
As cabras pastam,
as vacas ruminam,
e é muito tarde
para rimar teu nome.
Sobre nós flutua
o encoberto,
nuvem suspensa
ao fio da saliva,
mancha de desterro.
Sob as palavras,
tudo se derrama,
como o leite
numa mesa de pensão.

Maria de Arruda Müller




Maria de Arruda Müller (Cuiabá, 9 de dezembro de 1898 — Cuiabá, 4 de dezembro de 2003) foi uma professora e poetisa brasileira.

Participou ativamente da história política e cultural de Cuiabá e do estado de Mato Grosso.



Maria de Arruda Muller
Aspiração

Bojando a vela sobre o mar sem alma,
Vai, asa branca, ao ritmo do vento.
Circunfletindo, oscila e corta a espalma
Imensidão que espelha o firmamento.

No ar rarefeito treme a leve palma...
Se a tempestade vier, o oceano é cruento...
E ela não sente quando a tarde é calma,
Insídias de borrasca em céu sedento.

Quisera ver minha alma - neste instante -
Como a vela boiar, e se sumindo
No horizonte, indo além, bem mais distante...

E indo a vogar meu pensamento com ela,
Livre da ronda das paixões (que lindo!)
Como a alvura que aclara a branca vela.

Da. Maria de Arruda Muller (1898, MT-2002), poetisa, ativista cultural, uma das fundadoras do Grêmio Literário Júlia Lopes, do qual foi presidente e participa do grupo que publicou a revista A Violeta e membro da Academia Mato-grossense de Letras.

"Pão de prosas & Café de versos"- Edição especial do Cariricaturas



Título e capa, em estudo ( aceitamos sugestões)

Prefácio de José Flávio Vieira
Contracapa de José do Vale Feitosa


-Sem ônus para os escritores.
-Número de textos por autor : 2 + release + fotografia
-Reciprocidade : 5 livros para cada autor.


Autores convidados: todos os nossos colaboradores !


-Os textos deverão ser enviados para o e-mail de Stella ,até no máximo, 15 de Dezembro de 2010.
-Fase de revisão : o tempo necessário .

- stelasiebra@yahoo.com.br

Mala branca e mala preta - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana se define o campeonato brasileiro e saberemos finalmente quem será o vencedor do certame. Somente Fluminense, Corinthians e Cruzeiro tem chances ao título. O time do Fluminense só precisa vencer o Guarani de Campinas para levantar a taça. Para o Corinthians só resta torcer para o tropeço do time carioca e vencer a partida contra o Goiás. Já para os lados do Cruzeiro as coisas são mais difíceis, pois precisa vencer o Palmeiras e torcer para que Corinthians e Fluminense não vençam seus compromissos. Enfim, o campeão brasileiro de 2010 está entre os três. Acredito que o campeão será o Fluminense devido a enorme vantagem de jogar em casa e só precisa vencer o já rebaixado para a segunda divisão Guarani.
Mas o cerne da questão não é esta. A discussão gira em torno das famosas malas branca e preta. A mala branca é aquela em que um time recebe ajuda ou promessa de dinheiro para vencer o seu adversário. Já a mala preta é o recebimento de dinheiro para perder o jogo. No jargão futebolístico, "abrir as pernas". Sou totalmente contra a esses dois expedientes já que o time que entra em campo é para ganhar e não facilitar para outro time, influenciando no resultado do campeonato. Isso é jogo sujo. O campeão deve ser aquele que foi mais competente em campo e estruturado fora das quatro linhas. Fala-se muito todo ano nessas famosas malas, mas é sabido que nunca foi provado essas "ajudas". É tudo por debaixo dos panos se acontecer de fato essas malas.
Dizem os especialistas em futebol que essas práticas são corriqueiras no mundo inteiro. Há até quem defenda a volta das finais do campeonato no estilo "mata-mata" por acreditar que por aí não tem como haver as tais malas. Mesmo com essas malas, se existir, sou a favor dos pontos corridos que premia no final o clube que se planejou melhor para o campeonato e está mais estruturado. Já no "mata-mata" o oitavo colocado pode eliminar o que fez melhor campanha e ser campeão. Injusto. Como quem fez campanha inferior(menos pontos ou menos vitórias) pode ser melhor do que quem venceu mais?
Espero que prevaleça a honestidade e a decisão do campeonato nacional termine dentro de sua normalidade e tudo decidido dentro de campo e por seus atores que são os jogadores de futebol. Quem gosta de futebol que ver um jogo vistoso e cheio de nuances. Verdadeiro futebol brasileiro em que seus jogadores fazem espetáculo para nós apreciadores da grande arte brasileira. Com dribles e jogadas desconcertantes. E com muito gol.

PÉROLA NOS BASTIDORES...



Socorro Moreira disse...
Ele estava".
Nos sonhos
o relógio não marca

Não se faz perguntas
indefinidas
As respostas são disparatosas

Esse lugar
Tem caminho ?
É no mesmo plano?
Jogo de sinuca?
Física quântica ?

O canto dele
não é musical
É geometria analítica
ou espacial?

Ah...
De repente ,
Se o lugar existe
muitos passarinhos
Já pousaram lá.

Complexidade nas perguntas
Respostas evasivas...

E o coração faz a conta !
E a alma faz de conta
Que encontrou alguém por lá
"Nesse mesmo lugar."


3 de dezembro de 2010 22:42

MOMENTOS...

(P)rendas
- Claude Bloc -

 Serra Verde
Embala a minha rede
Nos teus alpendres antigos
Nessas noites esquecidas
Brisa soprando o verão.



À tardinha
Rendas de nuvens no céu
Escondendo a terra queimada
Escondendo essa saudade
Saudade, saudade grande
Da vida,
Das casas,
Da gente do meu lugar...



À noite
estrelas bordam o céu
abrindo os braços pra lua
caiada na escuridão...

E a vida corre,
corre simples, corre tanto
e deixa no peito guardado
o abraço apertado,
o abraço todo inteiro,
alma aberta ao relento,
sorriso escancarado...
sorriso em campo aberto
sonho desmantelado
pela luz de cada dia
pela luz de cada estrela
tocada pelo verão.

Claude Bloc

4 de Dezembro- Dia de Sta Bárbara



Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou contruir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.

Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulmonou seu assassino.

É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.

* Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá
* Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares.
* Data Comemorativa: 4 de Dezembro.
http://minhaprece.com/santa-barbara/histria-da-santa-brbara/