Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

Paulo Barbosa - Por Norma Hauer


PAULO BARBOSA
Foi em 4 de dezembro que faleceu um dos mais importantews com,positores de valsas e canções de nosso repertório popular.

Seu nome: PAULO BARBOSA, irmão de mais dois artistas: Barbosa Júnior ,comediante e produtor do programa "Picolino",na Rádio Mayrink Veiga e Luiz Barbosa, cantor falecido precocemente, mas que deixou algumas gravações e atuações no cinema nacional.

Paulo Barbosa foi, principalmente ,autor de valsas (comuns em sua época) e responsável pelo primeiro grande sucesso de Carlos Galhardo no ritmo em que este foi "rei": "Cortina de Veludo".

Compôs ainda, "Salão Grenat", "Italiana", "Colar de Pérolas","Madame Pompadour","Lenda Árabe","Salambô" e muitos outros que foram sucessos, ainda com Carlos Galhardo.

Mas Paulo não compôs só para Galhardo, embora tenha sido um dos responsáveis pelos maiores sucessos do cantor. E foi quem incentivou Galhardo a cantar valsas, quando até então só gravara sambas, marchas e frevos.

Mas de Paulo Barbosa tivemos com Carmen Miranda "Casaquinho de Tricot e "Dona Gueixa"; com Castro Barbosa "Lig, Lig, Lé " e " Marchinha do Grande Galo"; com Gastão Formenti "Jóia Falsa"...

Enfim, Paulo Barbosa marcou a fase áurea do rádio com suas mais de 100 composições, a maioria ao lado de Oswaldo Santiago.

Paulo Barbosa, que nascera em 30 de abril de 1900, faleceu aos 55 anos, em 4 de dezembro de 1955.

Norma

Nenhum comentário: