Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

esperarei o dia

esperarei o dia enfim terminar
diga então pra onde foram
aqueles sonhos

tomei todos os trens possíveis
sempre na certeza
de falar com alguém
que dissesse que tudo
é tão simples
de onde eu vinha
onde as águas e o ar
estavam sempre quentes
e a cidade era toda minha

besteira dizer que o amor
é maior do que as estrelas
as nuvens se espalhando
sobre os telhados
o céu ao alcance da mão
nesse verão

o amor
arte de fazer sofrer
depois que a locomotiva
dos desejos descarrilha
e desce escada a baixo

vamos
qualquer canção daquele tempo
cabe nesse momento

SOB O CÉU DO DESERTO por João Marni




Necessário é que nos recolhamos e que fiquemos frente a frente com nós mesmos, não de um espelho, pois a imagem seria invertida.


Falo do mergulho ao nosso interior, buscando nossos motivos, com a alma nua e em silêncio, capaz então de perceber nossos ruídos, nossas dores, nossas culpas e os aplausos pelos nossos acertos.

Não será uma balança, posto que gramas do que fazemos pelo próximo pesam muito mais do que quilos por nós mesmos, quando no nosso prato só a vaidade, o egoísmo, a insensatez, a grosseria, a ingratidão e a cegueira - apesar de tanta luz -, e a mudez quando não gritamos pelo outro diante de uma injustiça!

Isso tudo deveria dar dó na gente!... Mas a percepção de que somos capazes de gestos bonitos, como perdoar ou “fazer o bem sem olhar a quem”, e saber que aquele sorriso que nem é para nós ficarmos felizes à distância, dá-nos esperança. É gratificante!

Entregar-se, doar-se, arriscar-se, não pensar mais em si.

No silêncio, olhar para cima e maravilhar-se com as constelações, tendo a convicção de nossa pequenez e que fizemos o que deveríamos ter sido feito!...Se assim for, ao amanhecer e durante todo o dia, o calor não nos incomodará e á noite o frio cederá lugar á beleza!
De quem temos que lembrar?

ENCONTREI NUMA CAIXA DE RETRATOS - Por Edilma Rocha

Encontrei esta foto em uma caixa de retratos guardados há um tempo. Fiquei feliz em rever este meu sorriso infantil ao lado de duas mulheres maravilhosas. Telma Saraiva, minha mãe e Sra. Janine Bloc, mãe de Claude. Lembro que foi tirada pelo meu pai, Edilson, e o local: França Alegre, título dado a residência dos Bloc Boris no bairro Pimenta, na cidade do Crato.  Acho que eu devia ter uns 6 anos pois estava mudando a dentição. Este vestidinho era de cor azul, de tule, cheio de babadinhos e eu o chamava de carrapicho, pois me espinhava toda. A Sra. Janine, na flor da idade, bela e serena, com quem aprendi o francês e a me alimentar nos costumes da França. Que me ensinou o verdadeiro valor da vida e o respeito a pessoas , não importando a sua raça ou posição social. Telma Saraiva um grande exemplo de filha, esposa, mãe e uma batalhadora no dia a dia da sua vida cheia de afazeres com os trabalhos em fotografias. Fiel as suas amizades, o que me passou muito bem, ser o verdadeiro amor pelos amigos. Este local, lembro que era a varanda da casa que dava pro jardim da frente e por trás de nós um painel em ladrilhos com figuras em estilo moderno, projetado pelo Sr. Jéferson Albuquerque, grande amigo do papai e Sr. Hubert. E assim ficou registrado mais um momento da minha infância ao lado de duas grandes mães que aprendi a amar e a respeitar.

Edilma Rocha
 

QUER VENCER?

TEXTO RECEBIDO PELA INTERNET

QUER VENCER?

Quer vencer os desafios?- confie em DEUS!
Quer ser bom no que faz?- Pratique!
Quer alcançar o objetivo?- Jamais desista!
Quer crescer?- tenha raízes.
Quer ver resultados? Persevere.
Quer ser feliz?- esqueça o passado
Quer falar bem?- Escute melhor.
Quer aprender?-Persista em ler.
Quer realização pessoal?- Sirva!
Quer fazer diferença?-Pague o preço.
Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados.
A vitória é dos que lutam, dos que agem, dos que "saem do porto".
A vitória é dos que se arriscam para alcançar o alto da montanha.

com versos de claude

claude
chagas


todas as sendas dos teus sonhos
toda tua sede infinita

formam o mesmo e único sonho
que em mim habita

dedos fincados nas nuvens
olhos abertos pra lua

lábio por sobre as lanugens
que recobrem a alma tua

dobraria as mágoas
retornaria ao começo de tudo

me banharia nas últimas águas
desse mar aberto em que me iludo

me entregaria ao veludo dos teus sonhos
quando a estiagem me fechasse as portas

para esses dias enfim tão medonhos
feitos de esperanças mortas

Pensamento para o Dia 19/01/2011


“A mente não deve ficar vagando em todas as direções indiscriminadamente como uma mosca. A mosca vive na loja de doces e corre atrás dos carros de lixo; a mosca (mente) deve ser ensinada a perceber a doçura do primeiro lugar e a presença de impurezas no segundo lugar, de modo que não abandone a loja de doces e siga o caminhão de lixo. Quando tal ensinamento é transmitido para a mente, ele é chamado de meditação. Por outro lado, veja a abelha! Ela tem contato apenas com a doçura; ela se aproxima apenas das flores que possuem néctar; não é atraída por outros lugares; nunca vai até lá. Da mesma forma, você deve abandonar todos os apegos pela atração sensorial.”
Sathya Sai Baba
---------------------------

“As principais coisas a serem consideradas não são a que custo tem-se orado ao Senhor, ou o número de anos que se tem empenhado nisso, ou as regras e regulamentos que se segue, ou mesmo o número de vezes que se tem orado. As principais considerações são: com que disposição tem-se orado, com que grau de paciência tem-se esperado pelo resultado e com que disposição unificada tem-se implorado pela bem-aventurança Divina, independentemente da felicidade mundana e dos atrasos, sem cansaço e com uma atenção constante em si mesmo, em sua meditação e em suas tarefas atuais. Na medida do possível é necessário direcionar a mente para todas as coisas sagradas que produzem doçura e alegria associadas ao Senhor.”
Sathya Sai Baba

O PODER DO OTIMISMO – Por Pedro Esmeraldo

Refletimos constantemente sobre a situação do Crato, já que não acompanha o progresso acelerado, semelhante a outro município.

Com certeza, ficamos alheios sem esperança, sem vibrações, fugindo do destempero melancólico, porque não temos aptidões compatíveis para exercer a profissão política.

Esperamos que um dia apareça um homem que satisfaça os desejos do povo, utilizando trabalho com arrojo e lutas, com mão de ferro e persistência a fim de corresponder a confiança do povo que lhe deu apoio eleitoral. Ao mesmo tempo, desejamos que esse digno povo volte a recuperar e acreditar em alguns políticos, (aqueles que não têm acordo escuso), com terceiros e venha provar com desafio que somos capazes de praticar mudanças “políticas” e de que há muito tempo o povo deseja.

Nos dias atuais, o cratense anda desestimulado de alguns políticos e por isso espera palmilhar num caminho reto e que haja pessoas interessadas em assumir o comando e que produzam trabalho de qualidade inerente ao bom desempenho de pessoas dignas e capacitadas para exercer qualquer trabalho de cargo eletivo.

Aqui, há uma série deles que se dizem políticos, mas só pensam neles mesmos e não são políticos, são uns aventureiros que querem aparecer e seu objetivo é transformar a prefeitura num antro do Crato. Só marcham para o lado errado e andam de marcha a ré.

Por esse motivo, o povo tolerante e sem saber dirigir-se, permanece incoerente com alguns desses políticos, e não comunga com eles (os políticos), diante desse quadro de desavença política e social, mas apesar desse descaso, esse povo não procura afastar-se desses homens hostis e entregam os pontos facilmente, impedindo a cidade de avançar e acelerar no caminho certo do desenvolvimento equilibrado.

Se houvesse orientação, poderíamos seguir outros patamares, subindo em escadas menores que viriam a produzir forças para reagir. Com pensamento elevado, daremos conhecimento a todas as pessoas que amam o Crato, mostrando aos empresários que há lugar para instalar aqui as suas firmas e com certeza serão bem sucedidas.

Por isso, não admitimos ouvir essa idéia estapafúrdia e respondemos: pode vir naturalmente, mas com muito esforço e lutas. Devemos evitar o comodismo, esboçando movimento, ouvindo opiniões diversas, dizendo que o progresso se obtém com trabalho, investimento planejado, transformando tudo isto em um conjunto de forças de caráter político, enquadrando a cidade no poder de equilíbrio, educando o povo a enquadrar-se com novos métodos de serviços.

Também afirmamos; aqui tem uma imprensa fraca, dependente, sem suporte de sobrevivência. Busca apoio financeiro entregando os pontos, conservando-se ao seu dispor em todas as ocasiões necessárias, ficando cabisbaixo, esperando as ordens sempre atrelado do seu poder em todos os momentos.

Chove, chuva... - José Nilton Mariano Saraiva

Chove forte em Fortaleza (com direito a raios e trovões), desde a madrugada.
O tempo tá fechado.
Deveremos ter um dia daqueles, principalmente no tocante ao trânsito caótico, com semáforos quebrados, ruas alagadas, buracos que não acabam mais e guiadores irresponsáveis (acompanhem mais tarde pela TV).
Melhor ficar no "berço".

VERSEJANDO COM CHAGAS




* CHAGAS
* CLAUDE


eu percorreria
todas as estradas desse mundo
mergulharia no escuro mais profundo
que o mar tivesse pra oferecer:
tudo eu faria

percorreria todas as dobras da chapada
todas as sendas dos teus sonhos
toda tua sede infinita
tudo o que eu pudesse te render:
tudo eu faria

me perderia por todas as ruas
esqueceria o meu nome até que
me voltassem as palavras suas
e no silêncio sempre sem saber
onde estaria o fim da saudade
nada mais teria pra dizer:
tudo eu faria

me perderia pelas estradas
dedos fincados nas nuvens
olhos abertos pra lua
e no silêncio de sempre saber
onde começa a alegria
eu queria te dizer:
tudo eu faria

dobraria o tempo
retornaria ao começo de tudo
recolheria as pedras do templo
se um templo existiu num tempo de absurdo
sem que ninguém viesse a saber
tudo eu faria

dobraria as mágoas
retornaria ao começo de tudo
recolheria as sombras do tempo
e as devolveria
sem que ninguém viesse a entender
tudo eu faria

me jogaria na calma dos desertos
o vento roçando na forma da areia
something vibrando em meus ouvidos
meu coração preso em sua teia
reduzido a nada o meu querer:
tudo eu faria

me jogaria no frescor dos rios
sono roçando minhas pálpebras
here comes the Sun em sol, em si
meu coração preso em véus
reduzido a nada o meu ser
tudo eu faria

me entragaria às lâminas do frio
que castiga a cidade no outono
quando o meu copo então está vazio
porque bebi o dia que é sem dono
de cujas horas se faz a solidão
porque é meu o dom de não esquecer:
tudo eu faria


me entregaria ao veludo dos teus sonhos
quando a estiagem me fechasse as portas
quando a solidão me tocasse as horas
porque então, eu já bebi  a noite
e o fogo já não queima ao amanhecer
porque é meu dom de não te esquecer
tudo eu faria


Something - Harrison & Eric Clapton - Live in Japan 1991