Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BLOCO SAUDADE por Rosa Guerrera

Faz alguns anos que concorrí aqui em Recife num Festival de Marchas de Blocos.Como desde jovem arranho um pouco as cordas de um violão ,comecei a dedilhar um acorde aqui , outro acolá e fui colocando palavras em tons maiores e menores , até que surgiu essa marchinha de bloco , que para minha surpresa foi classificada naquele carnaval hoje distante.Aproveitando o ensejo da folía que ja começa a tomar conta de Recife , pensei então em reprisar aquele poeminha musicado que até hoje guardo com carinho .Para vocês a marchinha que intitulei BLOCO SAUDADE !

"Bloco descendo avenida
Vai pela rua a desfilar
Conta saudade tão querida
Fala de glórias passadas,
amor ... e nada mais .

Mas atrás de cada bloco
Tem sempre um Pierrô
a soluçar .
Tem sempre uma Colombina
que não volta ...
E um alegre Arlequim rindo
a zombar
E o bloco mascarado sai na rua
e uma lágrima da lua
no estandarte vai rolar ......


Quando eu tinha tempo, pintava. O verde, os casarios sempre faziam parte desse universo macio e tranquilo em que eu mergulhava. Naqueles momentos eu me sentia presente em cada toque do pincel na tela, como se no final eu fosse compor a paisagem ou de alguma forma já fizesse parte daquele resultado.

Não tinha técnica, não fiz cursos. Tudo era apenas intuição e vontade de compor uma poesia diferente, com as tintas, com o pincel, com a espátula. Hoje escrevo mais, pinto menos. O computador me absorve no momento em que digito meus escritos. Mas muitas vezes tento com as palavras repetir as cores e os pincéis para compor um quadro, uma tela de minh'alma.

Telas e texto de Claude Bloc

José Legoy

Correio Musical

Definição de Poesia - Boris Pasternak

Um risco maduro de assobio.
O trincar do gelo comprimido.
A noite, a folha sob o granizo.
Rouxinóis num dueto desafio.

Um doce ervilhal abandonado
A dor do universo numa fava.
Fígaro: das estantes e flautas -
Geada no canteiro, tombado.

Tudo o que para a noite releva
Nas funduras da casa de banho,
Trazer para o jardim uma estrela
Nas palmas úmidas, tiritando.

Mormaço: como pranchas na água,
Mais raso. Céu de bétulas, turvo.
Se dirá que as estrelas gargalham,
E no entanto o universo está surdo.

Sobre a Vírgula - Recebido por e-mail

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.



Detalhes Adicionais:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

trêmulo alfinete entre artérias

Há muito tempo bato tambor,
assopro bolinhas de sabão,
cruzo os dedos dos pés,
penso como seria ter asas
de encontro a uma geleira.

A mente nunca me inspirou jovialidade.
Meu coração coitado até ontem os últimos suspiros.
Sobra essa coisa inerte sem dono
que sequer resiste a uma dor de cabeça.

Alma que valha enverga ao primeiro vento
mas não se rompe.

A minha procuro agora os pedacinhos.
Bastou uma joelhada no armário.

O Poeta da Aquarela - por Norma Hauer



Era o dia 9 de fevereiro de 1964, domingo de carnaval. Ele iria ser homenageado pela Escola de Samba Império Serrano, quando faleceu . Não viu a homenagem.
Seu nome: ARY EVANGELISTA BARROSO.

ARY BARROSO nasceu em Ubá, Estado de Minas Gerais, em 7 de novembro de 1904. Completaria, em 1964, 60 anos, mas faleceu aos 59 .

Deixou uma bagagem musical como poucos e teve sua "Aquarela" apresentada em quase todo o mundo. Ainda hoje é a música brasileira mais executada em 'shows" de turistas pelo mundo afora.

Sua primeira gravação de sucesso foi na voz de Sílvio Caldas:"Faceira", em 1929.

Ary, além de compositor , comandou o mais famoso programa de calouros do rádio, que chegou a ser imitado na televisão. Em seu programa, não admitia que os calouros desconhecessem os nomes dos compositores das músicas que iriam apresentar. Era o primeiro degrau para o gongo.

Ary, torcedor fanático do Flamengo, foi dos primeiros locutores a transmitir partidas de futebol. Usava uma gaitinha "irritante" para informar os gols. Se fossem contra o Flamengo, coitada de sua gaita e de seus ouvintes.

Teve também um programa, na Rádio Tupi (a emissora em que atuou ´por mais tempo)
de nome "Colégio Musical de Ary Barroso" em que comentava a história de músicas suas e de seus companheiros.

Além de "Aquarela do Brasil", gravada primeiramente por Francisco Alves, Ary compôs "Três Lágrimas"; "Maria"; "No Tabuleiro da Baiana"; "Como "Vais" Você?": "Na Baixa do Sapateiro"; "No Rancho Fundo", anteriormente denominado "Na Grota Funda", gravada por Aracy Cortes.
Depois Lamartine transformou a letra e o nome para "No Rancho Fundo", gravação de Sílvio Caldas. Ary não gostou;depois aceitou. E o samba fez sucesso.

Ary estava afastado do rádio e das composições, assim como muitos compositores da época em que um novo ritmo tomou conta da MPB: a bossa nova. Afastado ou não, suas músicas marcaram a MPB como poucas.
Não se poderá escrever a história de nossa música, sem que Ary seja citado por sua grande importância.

A pequena notável- por Norma Hauer


Assim César Ladeira a definiu quando ela foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga em outubro de 1933.
Quem é ela: Chamava-se Maria do Carmo Miranda da Cunha, nascera em Marco do Canaveses, em Portugal, no dia 09 de fevereiro de 1909, há 101 anos.

Ainda criança veio para o Brasil e, já em 1926 pensou em ser artista. Em 1929 realizou o começo de um sonho ao gravar, de Josué de Barros os sambas "Triste Jandaia" e "Balbina", com o nome artístico de CARMEN MIRANDA.

Embora não fizesse o sucesso que esperava, o compositor Joubert de Carvalho, autor de "Maringá" ouviu-a cantar e lhe ofereceu um samba que lhe abriu, com chave de ouro, as portas para o sucesso: "Taí"-Prá Você Gostar de Mim" ou simplesmente "Taí...".Esse samba foi considerado o primeiro passo para uma vida de glória.

Daí inúmeros compositores acreditaram nela, como Lamartine Babo, Assis Valente, Sinval Silva, Ary Barroso, João de Barro (o Braguinha)...

Em 1932 Lamartine compôs "As Cinco Estações", uma sátira às emissoras de rádio então conhecidas e ainda com o sufixo em letras. Foi um cateretê que ele gravou com Carmem Miranda.

Sucessos se espalharam na voz de Carmen, como "Adeus, Batucada" (Sinval Silva); "Camisa Listrada", "Recenseamento" ,"...E O mundo não se Acabou" (todas de Assis Valente); "Como "vais" Você?", "No Tabuleiro da Baiana", essas de Ary Barroso...

Os compositores aproveitavam fatos reais e compunham seus sambas.
"Uva de Caminhão" foi criada por Assis Valente quando apareceram caminhões vendendo uvas a granel e se tornaram populares; "...E O Mundo não se Acabou", foi criada por Assis Valente em resposta a um boato que dizia que o mundo ia se acabar com uma aproximação do planeta Marte à Terra; "Recenseamento" foi devido ao primeiro recenseamento geral aqui realizado em 1940, e assim por diante. 12:35 (3 horas atrás) Norma
A PEQUENA NOTÁVEL -2-
Em 1938 , com um "enxame" de baianas com seus tabuleiros que apareceram por aqui, Ary Barroso compôs para Carmen Miranda gravar com Luiz Barbosa o samba "No Tabuleiro da Baiana". O sucesso foi tão grande que o abrigo de bondes então construído para os bondes da Zona Sul fazerem seu retorno, recebeu, pelo povo, a denominação de "Tabuleiro da Baiana".

Nunca foi oficializado esse nome, mas era assim que o povo o denominava.

Foi a partir desse samba que Carmen passou a se sentir"baiana", bem antes de Dorival Caymmi aparecer em sua vida artística.

Também foi mais ou menos nessa época que alguém "descobriu" que Carmen era portuguesa. No princípio ela negou, mas depois confessou ter nascido em Portugal, vindo para o Brasil com apenas 1 ano.

Isso é uma glória para nós. Tivemos outros cantores e compositores nascidos fora do Brasil, que se sentiram verdadeiros brasilleiros, como Albertinho Fortuna, Germano Augusto, Albênzio Perrone, Georges Moran e... Carlos Galhardo.

Mas Carmen depois de seus inúmeros sucessos foi "descoberta", primeiro por Tyyrone Power, um artista de Holywood, então famoso e que aqui viera para uma temporada e a convidou para ir para os Estados Unidos .Ela se negou por ter um contrato fabuloso com o Cassino da Urca. Mas depois um empresário americano tornou a convidá-la e ela aceitou. Isso em 1939.

Em 1940 retornou para uma breve temporada na Rádio Mayrink Veiga e no Cassino da Urca, quando não foi bem recebida. Diziam-na "americanizada". Foi quando Vicente Paiva e Luiz Peixoto compuseram...

"Disseram que eu Voltei Americanizada"
Com o "burro do dinheiro, que estou muito rica,
Que não suporto mais o ritmo do pandeiro
Que fico horrorizada ouvindo uma cuíca..."

Nunca saberemos se na realidade ela voltou "americanizada", mas o fato é que retornou aos Estados Unidos onde era bem paga, mas também muito explorada. Esgotada, usando barbitúricos, fumando muito e bebendo, faleceu com apenas 46 anos, em 5 de agosto de 1955 lá, em Holywood.

Retornou ao Brasil...morta.

Mormaço

Meus beijos sempre abissais.
Se a mulher vacila lhe extraio até a alma.

Nunca aprendi a dar selinhos.
Estalos monótonos de enfermo.

Minha língua de camelo
antes de tocar o céu da boca
alcança primeiro o coração da amada.

Se bem que passar três minutos beijando
uma lhama albina despenteada
deve ser fabuloso.

Assim quem sabe
aliviasse a saudade
da inigualável língua
da jararaca.

Ainda sinto seu veneno
entre meus dentes
e gengivas.

DE QUE ÁRVORE VOCÊ CAIU?


Busque o dia do seu aniversário e encontre sua árvore; uma vez localizada, busque abaixo a explicação sobre a mesma. É interessante e de alguma maneira precisa. Além do mais, faz parte da astrologia Celta. Deixe-me saber qual a sua árvore através dos comentários. :) A propósito, eu “caí” da Árvore de Maçã.

*************

23 de Dezembro até 01 de Janeiro - Árvore de Maçã
02 de Janeiro até 11 de Janeiro - Árvore de Abeto
12 de Janeiro até 24 de Janeiro - Árvore de Olmo
25 de Janeiro até 03 de Fevereiro - Cipreste
04 de Fevereiro até 08 de Fevereiro - Álamo
09 de Fevereiro até 18 de Fevereiro - Cedro
19 de Fevereiro até 28 de Fevereiro - Pinheiro
01 de Março até 10 de Março - Sauce Llorón - Salgueiro Chorão
11 de Março até 20 de Março - Árvore de Limas
21 de Março - Carvalho
22 de Março até 31 de Março - Árvore de Avelã0
1 de Abril até 10 de Abril - Árvore Rowan
11 de Abril até 20 de Abril - Árvore de Arce
21 de Abril até 30 de Abril - Nogueira
01 de Maio até 14 de Maio - Álamo
15 de Maio até 24 de Maio - Árvore de Castanhas
25 de Maio até 03 de Junho - Árvore de Cinzas
04 de Junho até 13 de Junho - Árvore Hornbeam
14 de Junho até 23 de Junho - Figueira
24 de Junho - Árvore de Abedul
25 de Junho até 04 de Julho - Árvore de Maçã
05 de Julho até 14 de Julho - Árvore de Abeto
15 de Julho até 25 de Julho - Árvore de Olmo
26 de Julho até 04 de Agosto - Cipreste
05 de Agosto até 13 de Agosto - Álamo
14 de Agosto até 23 de Agosto - Cedro
24 de Agosto até 02 de Setembro - Pinheiro
03 de Setembro até 12 de Setembro - O Sauce Llorón - Salgueiro Chorão
13 de Setembro até 22 de Setembro - Árvore de Limas
23 de Setembro - Oliveira
24 de Setembro até 03 de Outubro - Árvore de Avelã
04 de Outubro até 13 de Outubro - Árvore de Rowan
14 de Outubro até 23 de Outubro - Árvore de Arce
24 de Outubro até 11 de Novembro - Nogueira
12 de Novembro até 21 de Novembro - Árvore de Castanhas
22 de Novembro até 01 de Dezembro - Árvore de Cinzas
02 de Dezembro até 11 de Dezembro - Árvore Hornbeam
12 de Dezembro até 21 de Dezembro - Figueira
22 de Dezembro - Árvore de Faia
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ÁLAMO (A Incerteza)

É uma pessoa com um alto sentido de estética, não é muito segura de si mesma, valente se for necessário, precisa estar em um ambiente agradável, é muito seletiva, as vezes solitária, muito alegre, de natureza artística, boa organizadora, tenta aprender através da filosofia, confiável em qualquer situação, assume as relações muito seriamente .

ÁRVORE DE ABEDUL (A Inspiração)

Uma pessoa vigorosa atrativa, elegante, amistosa, não é pretensiosa, é modesta, não gosta de excessos, se aborrece com coisas vulgares, ama a vida a natureza e a calma, não é muito apaixonada, cheia de imaginação, um pouco ambiciosa, acredita numa atmosfera de calma e satisfação.

ÁRVORE DE ABETO (O Mistério)

É um pessoa de extraordinário bom gosto, dignidade, sofisticada, ama a beleza, temperamental, teimosa, tende para o egoísmo mas se preocupa com as pessoas que estão ao seu redor, é modesta, muito ambiciosa de muitos talentos, criativa, amante insatisfeita, de muitos amigos e inimigos, muito confiável.

ÁRVORE DE ARCE (A Mente Aberta)

Uma pessoa fora do comum , cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa, orgulhosa, segura de si mesma, com sede de novas experiências, algumas vezes nervosas, tem muitas complexidades, possui boa memória, aprende rapidamente, com uma vida amorosa complicada, gosta de impressionar. Deve buscar ter uma relação seria que encha sua vida, isso lhe fará feliz.

ÁRVORE DE AVELÃ (O Extraordinário)

É uma pessoa encantadora, não pede nada, muito compreensiva, sabe como impressionar as pessoas, é uma pessoa segura, mente aberta, positivista, ativa na luta por causas sociais, popular, temperamental e amante caprichoso, sensual e excessivamente apaixonado, belo, sensível, honesto e companheiro tolerante, com um sentido de justiça muito preciso.

A OLIVEIRA (A Sabedoria)

Ama o sol, de sentimentos quentes e ternos, razoável é uma pessoa equilibrada, evita agressão e a violência, tolerante, alegre, calma, tem um sentido desenvolvido para a justiça, sensível, empática, não conhece os ciúmes, lhe encanta a leitura e a companhia de pessoas sofisticadas.

A NOGUEIRA (A Paixão)

Implacável, é uma pessoa estranha e cheia de contrastes, não é egoísta, agressiva quando precisa, amorosa, nobre, de horizontes amplos, de reações inesperadas, espontânea, de ambição sem limites, pouco flexível, é uma companhia pouco comum, nem sempre agrada mas é admirável, comum gênio estratégico, muito zelosa e apaixonada, não se compromete se não conhece.

A FIGUEIRA (A Sensibilidade)

Muito forte, é uma pessoa pouco voluntariosa, independente, não permite as contradições ou discussões, ama a vida, sua família, as crianças e os animais, um pouco volátil socialmente, bom sentido do humor, tímida mas um pouco extrovertida. Gosta da ociosidade e da preguiça tem um talento pratico e inteligência. Pessoa muito sensual e atrativa ao sexo oposto. Grande elegância e porte.

ÁRVORE DE CASTANHAS (A Honestidade)

De beleza incomum, não deseja impressionar, com um desenvolvido sentido de justiça, vigorosa é uma pessoa interessada, diplomática de nascimento, se irrita facilmente e é sensível com companhia, muitas vezes por insegurança em si mesma, as vezes atua com sentido de superioridade, se sente incompreendida, ama uma só vez, tem dificuldades para encontrar seu parceiro.

ÁRVORE DE CINZAS (A Ambição)

É uma pessoa excepcionalmente atrativa, vigorosa , impulsiva, exigente, não se importa com as criticas, ambiciosa, inteligente, cheia de talentos, gosta de jogar com o destino, pode ser egoísta, muito confiável e digna de confiança, amante fiel e prudente, algumas vezes o cérebro controla o coração, mas assume suas relações muito seriamente.

ÁRVORE DE FAIA (A Criatividade)

Tem bom gosto, se preocupa com as aparências, materialista, organiza bem sua vida e sua carreira, é uma pessoa econômica, bom líder, não toma riscos desnecessários, é razoável, esplendida companheira de vida, gosta de manter a linha (dieta, esportes, etc).

ÁRVORE HORNBEAM (O Bom Gosto)

De uma beleza muito franca, se preocupa por sua aparência e sua condição econômica, de bom gosto, não é egoísta , vive de forma mais cômoda possível de maneira razoável e disciplinada, busca bondade e conhecimento em uma parceira emotiva, sonha com amantes incomum, aos poucos é feliz com seus sentimentos, desconfia da maioria das pessoas, nunca está segura de suas decisões, muito consciente.

ÁRVORE DE LIMAS (A Dúvida)

Aceita o que a vida lhe dá de uma maneira muito complexa, odeia brigar, o estresse, e o trabalho, mas não gosta de preguiça e da ociosidade, é suave e sabe ceder, faz sacrifícios pelos amigos, tem muito talento, mas não o suficiente tenaz para explorá-los, se lamenta e se queixa um pouco, é uma pessoa muito zelosa e leal.

ÁRVORE DE MAÇÃ (O Amor)

De contexto ponderada, muito carismática, é uma pessoa chamativa e atrativa, de uma aura agradável, aventureira, sensível , sempre apaixonada, quer amar e ser amada, companheira fiel e terna, muito generosa, de talentos específicos, vive o dia a dia, filosofa despreocupada com imaginação. Totalmente meditativa.

ÁRVORE DE OLMO ( A Mentalidade Nobre)

Figura agradável, bom gosto em se vestir, de exigências modestas, tende a não esquecer os erros, alegre, gosta de mandar porém não obedece, é uma companhia honesta e fiel, gosta de tomar decisões pelos demais, de mentalidade nobre, generosa, com bom humor, prática.

ÁRVORE ROWAN (A Sensibilidade)

Cheia de encantos, alegre, da sem expectativas de receber, gosta de chamar atenção, ama a vida, as emoções, não descansa, e inclusive gosta das complicações, é tanto dependente como independente, tem bom gosto, é uma pessoa artística, apaixonada, emocional, boa companhia, não esquece.

O CEDRO (A Confiança)

De uma beleza estranha, sabe se adaptar, gosta do luxo, de boa saúde, não é uma pessoa tímida, não gosta de ver muitas pessoas, é segura de si, tem determinação, impaciente, gosta de impressionar os outros, tem muitos talentos, criativa, saudavelmente otimista, e vive na espera do único e verdadeiro amor, capaz de tomar decisões rapidamente.


O CIPRESTE (A Felicidade)

Forte, adaptável, toma o que a vida tem para dar, é uma pessoa satisfeita, otimista, aspira dinheiro e reconhecimento, odeia a solidão, é uma companhia apaixonada e sempre insatisfeita, fiel, se altera facilmente, não é dócil, e desinteressada.

O PINHEIRO (O Particular)

Encanta a companhia agradável, é uma pessoa muito robusta, sabe fazer sua vida algo confortável, muito ativa, natural, boa companhia mas nem sempre amistosa, se apaixona facilmente mas sua paixão se apaga em pouco tempo, se rende facilmente, se decepciona de todo até que encontra seu ideal, é de confiança e de caráter prático.

O ROBLE (A Valentia)

É uma pessoa robusta da natureza, valente, forte, implacável, independente, sensível, não gosta de mudanças, mantém seus pés no chão e gosta de ação.

O SAUCE LLORÓN - SALGUEIRO CHORÃO (A Melancolia)

Uma pessoa bela mas melancólica, atrativa, muito empática, ama as coisas belas e tem bom gosto, ama viajar, sonhadora sem descanso, caprichosa, honesta, pode ser influenciada mas é difícil para conviver, exigente, perfeccionista, boa intuição, sofre no amor mas as vezes encontra apoio em sua companhia. Por ser um gênio estratégico as vezes gosta de mentir, é bastante amigável.
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Recebido por e-mail

Dalva de Oliveira

O verdadeiro significado da palavra Anfitrião- colaboração de Edmar Cordeeiro


Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules.


Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para deitar-se com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para montar guarda no portão.

Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois, evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa.

No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus.

Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo Anfitrião passou a ter o sentido de "Aquele que recebe em casa".

Portanto, ANFITRIÃO é sinônimo de CORNO MANSO e FELIZ!

RESUMINDO:

QUANDO DISSEREM QUE VOCÊ É UM BOM ANFITRIÃO FIQUE DE ORELHA EM PÉ.

Correio Musical

O LIVRO DO CARIRICATURAS !

Reunião dos escritores : 5.03.2010
Local e horário a ser informado.
Teremos a presença do casal José do Vale Feitosa e esposa .
Fiquem atentos !

Um livro escrito por muitas mãos: uma coletânea com nossos escritores e artistas.

Detalhes :

. Release com fotografia de cada escritor ( 01 página)
• 4 textos por escritor (máximo de 7 páginas - fonte : garamond - altura : 12) - Temática livre ( crônicas, contos e poemas).
• Os textos serão escolhidos pelos próprios escritores;
• um contingente de 200,00 por escritor
• O pagamento poderá ser feito em 4 x 50,00 ( fev-mar-abr-maio)
. O livro será dedicado aos mestres de todos os tempos, representados por Dr. José Newton Alves de Sousa.
- A capa será a foto de Pachelly- essa que já caracteriza o Cariricaturas.
- O título é: "Cariricaturas em prosas e versos"
- Edição: Emerson Monteiro ( Editora de Sonhos - Crato-Ce)
- Dedicatória ( Assis Lima )
- Prefácio/ Apresentação ( José do Vale e Zé Flávio)

-Já estão confirmadas as seguintes adesões:

01. Claude Bloc *
02. Magali Figueirêdo *
03. Carlos Esmeraldo *
04. Maria Amélia de Castro *
05. Ana Cecília Bastos *
06. Assis Lima *
07. Corujinha Baiana *
08. Stela Siebra de Brito *
09. Wilton Dedê *
10. João Marni *
11. Rejane Gonçalves *
12. Rosa Guerrera *
13. Heladio Teles Duarte * /Socorro Moreira
14. Edilma Rocha *
15. Emerson Monteiro *
16. José Flávio Vieira *
17. João Nicodemos *
18. José do Vale Feitosa *
19. Liduina Vilar *
20. Carlos Rafael *
21. Armando Rafael *
22. Bernardo Melgaço *
2 3. Domingos Barroso *
24.. Roberto Jamacaru *
25.Dimas de Castro *
26.Joaquim Pinheiro *
27.Edmar Lima Cordeiro*
28.Olival Honor *
29.José Nilton Mariano*
30.Marcos Barreto *
31.Isabela Pinheiro *
32.José Newton Alves de Sousa *
33 -Jorge de carvalho Alves de Sousa *
34.Vera Barbosa . *
35. Rogério Silva *

Aguardamos o material para edição dos autores : Hermógenes Teixeira, Lupeu Lacerda, Elmano Rodrigues, Carlos Rafael.

Email : sauska_8@hotmail.com ou cbbloc@uol.com.br
Outras informações :
Tiragem : 1.000 exemplares
Distribuição entre autores : 20 para cada = 700 unidades
Saldo : será transformados em ingressos para cobrir as despesas da festa de lançamento : coquetel, convites, divulgação, banda,decoração, etc
300 x 20,00 = 6.000,00
Preço do livro por unidade : 20,00
A edição foi orçada em 6.400,00 ( já considerados todos os descontos possíveis).
Número de páginas : 260 ( aproximadamente).
O valor da contribuição por escritor ( 200,00) será depositado numa cta do Editor (Emerson Monteiro) a ser informada por e-mail. Em contrapartida será enviado respectivo recibo.
Atentar para as datas limite de pagamento : 05.05.2010

OBS: A maioria dos autores já fizeram depósitos de contribuição. Aguardem recibos !

Claude e Socorro Moreira

Pensamento para o Dia 09/02/2010



“Se uma árvore precisa ser destruída, não adianta tentar eliminá-la arrancando as folhas uma por uma. Leva um tempo muito longo e, além disso, isso pode não funcionar. Os antigos videntes perceberam que isso era verdade mesmo no que diz respeito à eliminação das más qualidades dentro de nós e, portanto, centraram suas práticas espirituais e energias para transformarem-se completamente. Eles também obtiveram a Graça do Senhor. Se apenas a inteligência está afiada, sem o cultivo e a prática das virtudes, e o cérebro torna-se um mero depósito de informação, o mundo não pode progredir; seu bem-estar estará em perigo. Tal educação somente será benéfica se der total espaço para o florescimento de todas as virtudes que distinguem um ser humano de um animal.”
Sathya Sai Baba

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“A auto-realização (Samadhi) é o oceano para o qual toda prática espiritual (Sadhana) flui. Todo sinal de nome e forma desaparece no oceano. Aquele que serve e quem recebe o serviço, aquele que medita e aquele em que se medita – todas essas manifestações de dualidade são dispersas e destruídas. Ele não sentirá nem mesmo a experiência. Em outras palavras, não estará ciente de que ele está experienciando! Esse é o fruto da mais elevada meditação, o momento mais querido de todos aqueles que anseiam por Deus. É o sinal de que a Graça do Senhor é totalmente disponível para esse indivíduo.”
Sathya Sai Baba

Bolo de Milho Verde




Bolo de Milho cremoso e espetacular



Ingredientes


2 copos de milho verde

2 copos de açúcar

2 copos de leite

4 ovos

1 colher de sopa cheia de farinha de trigo

1 colher de sopa cheia de fermento em pó

1 colher de manteiga

1 pitada de sal


Modo de Preparo


Junte o milho verde, o açúcar e o leite bata no liquidificador por 3 minutos
Acrescente aos poucos os ovos, a manteiga, a farinha de trigo e o sal, bata por mais alguns minutos até ficar homogêneo
Por último acrescente o fermento em pó e bata por 1 minuto
Leve ao forno moderado, em forma untada e enfarinhada, por cerca de 1 hora, ou até que fique bem dourado
Espere esfriar e sirva

Os Pecados do Haiti - Colaboração de Everardo Norões



Os pecados do Haiti

Eduardo Galeano


A democracia haitiana nasceu há um instante. No seu breve tempo de vida, esta criatura faminta e doentia não recebeu senão bofetadas. Era uma recém-nascida, nos dias de festa de 1991, quando foi assassinada pela quartelada do general Raoul Cedras. Três anos mais tarde, ressuscitou. Depois de haver posto e retirado tantos ditadores militares, os Estados Unidos retiraram e puseram o presidente Jean-Bertrand Aristide, que havia sido o primeiro governante eleito por voto popular em toda a história do Haiti e que tivera a louca idéia de querer um país menos injusto.


O voto e o veto


Para apagar as pegadas da participação estadunidense na ditadura sangrenta do general Cedras, os fuzileiros navais levaram 160 mil páginas dos arquivos secretos. Aristide regressou acorrentado. Deram-lhe permissão para recuperar o governo, mas proibiram-lhe o poder. O seu sucessor, René Préval, obteve quase 90 por cento dos votos, mas mais poder do que Préval tem qualquer chefete de quarta categoria do Fundo Monetário ou do Banco Mundial, ainda que o povo haitiano não o tenha eleito com um voto sequer. Mais do que o voto, pode o veto. Veto às reformas: cada vez que Préval, ou algum dos seus ministros, pede créditos internacionais para dar pão aos famintos, letras aos analfabetos ou terra aos camponeses, não recebe resposta, ou respondem ordenando-lhe: – Recite a lição. E como o governo haitiano não acaba de aprender que é preciso desmantelar os poucos serviços públicos que restam, últimos pobres amparos para um dos povos mais desamparados do mundo, os professores dão o exame por perdido.


O álibi demográfico


Em fins do ano passado, quatro deputados alemães visitaram o Haiti. Mal chegaram, a miséria do povo feriu-lhes os olhos. Então o embaixador da Alemanha explicou-lhe, em Port-au-Prince, qual é o problema: – Este é um país superpovoado, disse ele. A mulher haitiana sempre quer e o homem haitiano sempre pode. E riu. Os deputados calaram-se. Nessa noite, um deles, Winfried Wolf, consultou os números. E comprovou que o Haiti é, com El Salvador, o país mais superpovoado das Américas, mas está tão superpovoado quanto a Alemanha: tem quase a mesma quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Durante os seus dias no Haiti, o deputado Wolf não só foi golpeado pela miséria como também foi deslumbrado pela capacidade de beleza dos pintores populares. E chegou à conclusão de que o Haiti está superpovoado... de artistas. Na realidade, o álibi demográfico é mais ou menos recente. Até há alguns anos, as potências ocidentais falavam mais claro.


A tradição racista


Os Estados Unidos invadiram o Haiti em 1915 e governaram o país até 1934. Retiraram-se quando conseguiram os seus dois objetivos: cobrar as dívidas do City Bank e abolir o artigo constitucional que proibia vender plantações aos estrangeiros. Então Robert Lansing, secretário de Estado, justificou a longa e feroz ocupação militar explicando que a raça negra é incapaz de governar-se a si própria, que tem "uma tendência inerente à vida selvagem e uma incapacidade física de civilização". Um dos responsáveis da invasão, William Philips, havia incubado tempos antes a ideia sagaz: "Este é um povo inferior, incapaz de conservar a civilização que haviam deixado os franceses". O Haiti fora a pérola da coroa, a colónia mais rica da França: uma grande plantação de açúcar, com mão-de-obra escrava. No Espírito das Leis, Montesquieu havia explicado sem papas na língua: "O açúcar seria demasiado caro se os escravos não trabalhassem na sua produção. Os referidos escravos são negros desde os pés até à cabeça e têm o nariz tão achatado que é quase impossível deles ter pena. Torna-se impensável que Deus, que é um ser muito sábio, tenha posto uma alma, e sobretudo uma alma boa, num corpo inteiramente negro". Em contrapartida, Deus havia posto um açoite na mão do capataz. Os escravos não se distinguiam pela sua vontade de trabalhar. Os negros eram escravos por natureza e vagos também por natureza, e a natureza, cúmplice da ordem social, era obra de Deus: o escravo devia servir o amo e o amo devia castigar o escravo, que não mostrava o menor entusiasmo na hora de cumprir com o desígnio divino. Karl von Linneo, contemporâneo de Montesquieu, havia retratado o negro com precisão científica: "Vagabundo, preguiçoso, negligente, indolente e de costumes dissolutos". Mais generosamente, outro contemporâneo, David Hume, havia comprovado que o negro "pode desenvolver certas habilidades humanas, tal como o papagaio que fala algumas palavras".


A humilhação imperdoável


Em 1803 os negros do Haiti deram uma tremenda sova nas tropas de Napoleão Bonaparte e a Europa jamais perdoou esta humilhação infligida à raça branca. O Haiti foi o primeiro país livre das Américas. Os Estados Unidos tinham conquistado antes a sua independência, mas meio milhão de escravos trabalhavam nas plantações de algodão e de tabaco. Jefferson, que era dono de escravos, dizia que todos os homens são iguais, mas também dizia que os negros foram, são e serão inferiores. A bandeira dos homens livres levantou-se sobre as ruínas. A terra haitiana fora devastada pela monocultura do açúcar e arrasada pelas calamidades da guerra contra a França, e um terço da população havia caído no combate. Então começou o bloqueio. A nação recém nascida foi condenada à solidão. Ninguém comprava do Haiti, ninguém vendia, ninguém reconhecia a nova nação.


O delito da dignidade


Nem sequer Simón Bolívar, que tão valente soube ser, teve a coragem de firmar o reconhecimento diplomático do país negro. Bolívar conseguiu reiniciar a sua luta pela independência americana, quando a Espanha já o havia derrotado, graças ao apoio do Haiti. O governo haitiano havia-lhe entregue sete naves e muitas armas e soldados, com a única condição de que Bolívar libertasse os escravos, uma idéia que não havia ocorrido ao Libertador. Bolívar cumpriu com este compromisso, mas depois da sua vitória, quando já governava a Grande Colômbia, deu as costas ao país que o havia salvo. E quando convocou as nações americanas à reunião do Panamá, não convidou o Haiti mas convidou a Inglaterra. Os Estados Unidos reconheceram o Haiti apenas sessenta anos depois do fim da guerra de independência, enquanto Etienne Serres, um gênio francês da anatomia, descobria em Paris que os negros são primitivos porque têm pouca distância entre o umbigo e o pênis. A essa altura, o Haiti já estava em mãos de ditaduras militares carniceiras, que destinavam os famélicos recursos do país ao pagamento da dívida francesa. A Europa havia imposto ao Haiti a obrigação de pagar à França uma indemnização gigantesca, a modo de perda por haver cometido o delito da dignidade. A história do assédio contra o Haiti, que nos nossos dias tem dimensões de tragédia, é também uma história do racismo na civilização ocidental.
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Maiorhttp://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16342&boletim_id=637&componente_id=10620



Uma transcriação, em quéchua, do poeta peruano
William Hurtado de Mendoza Santander:


PISQA TAPUYKUNA
( Os cinco elementos
)

Imaraykus unu, tapuywanki.
Raqrapi lluqsisqan rayku,
rumipi phutusqan,
muyuriqta pantachasqan rauku,
kay pacha hina kasqan rayku.

Imaraykus wayrari.
raphipipi chinkasqan rayku,
qaqapi llusp’isqan rayku
taki upallachisqan rayku.

Imaraykutaq ninari, tapuykunki.
sutita intusqan rayku,
llanthuta rawrichisqan rayku
nunanchista p’akirin:
usphapi tukuyta tukuchisqan rayku.

Imaraykutaq allpari, tapuykunki.
Purisqanchita kallpasqan rayku,
wichaymanta
runa kasqanchista
qhawanchis chayqa
millakunchis.

Imaraykutaq hanaqri.
Chukchaykita upallay munarikun:
raphimanta
llaki urmaqtin.
Ninataq, unutaq.
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O poema Os cinco elementos é do livro A rua do Padre Inglês: Por que água?, perguntas./Porque se insinua entre fendas,/brota entre pedras,/confunde as esferas,/toma a forma do Mundo./Por que vento?/Esvai-se entre ramos,/desliza entre abismos,/canta a voz que cede./Por que fogo? inquires./Circunda o nome,/labareda a sombra,/desintegra a alma:/e tudo torna cinza./Por que terra? interrogas./Porque submete os passos,/e quando a olhamos,/do alto,/sabemos do pó/a humana condição./Por que céu?/Um silêncio alisa tua pele:/entre folhas,/um sopro se desprende./Fogo e água...



por Everardo Norões

Na cabine ... por Ana Cecília Bastos


Com meu caderno favorito (o moleskine que Virgílio me trouxe de Lisboa) e
minha melhor caneta (que Vitinho me trouxe da casa de Neruda em Isla Negra)


.... apenas para saber que o vôo da gaivota é sempre muito mais.


Fevereiro é um mês curioso, quando (além do fato de não menor importância de que é carnaval na Bahia) ficamos um tanto emparedados entre várias necessidades mais ou menos impossíveis, tais como descansar, finalizar (último prazo) pendências de trabalho do ano que passou, preparar tudo para que as coisas fluam melhor no novo semestre, resolver problemas de saúde também antes que o ano comece pra valer...


fotos de uma viagem de navio.
por Ana Cecília

Um poema de Vera Lúcia Oliveira
Filhos


fiz meus filhos antes de ter-me feito
fiquei multiplicado sem ser-me reunido
depois parti eles ficaram e se esqueceram
de mim agora pergunto fui feito só para
gerá-los fui feito só para sê-los?


Colaboração de Ana Cecília Bastos

Um abraço amigo ! - por Socorro Moreira


Eu tenho amigos que escrevem; amigos que sabem tocar um ou vários instrumentos; amigos cinéfilos; amigos escultores e pintores; amigos que fazem Cinema; amigos que possuem Olhar Fotográfico; amigos loucos e sensatos; amigos que sabem ou gostam de gastronomia; amigos românticos e pés no chão; amigos de todas as idades, raças, ídeologias, preferências sexuais, religiões... Eu tenho amigos próximos e distantes; eu tenho amigos em todos os planos... Eu sou feliz !l


Arte e foto : Caio Marcelo

Eu tenho um filho que sabe pintar o sete!

De Maria Amélia Castro para Fernando Norões



Quero fazer essa singela homenagem a meu primo irmão Fernando Norões.Deixou muitas saudades.
Carnaval é o sinônimo de Fernando



A Dor de Uma Saudade
(Edgard Moraes)

A dor de uma saudade
Vive sempre em meu coração
Ao relembrar alguém que partiu
Deixando a recordação, nunca mais ...
Hão de voltar os tempos
Felizes que passei em outros carnavais .......




Maria Amelia Castro

"Pense Antes de Postar" - Dia da Internet Segura - 2010





Terça, 9 de fevereiro de 2010, 09h01
"Pense antes de postar" é o lema do Dia da Internet Segura


Com o tema "Pense antes de postar", ocorre hoje em todo o mundo o Dia da Internet Segura. O evento anual quer promover o uso mais seguro e responsável de tecnologias online e de celulares, principalmente entre crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, mais de 500 eventos em 50 países ocorreram no Dia da Internet Segura.


Em 2010, o Dia da Internet Segura pretende levantar a questão de que, quando alguém publica alguma coisa na web, esse conteúdo fica disponível por um período indefinido e acessível por qualquer um, podendo ter sérias consequências, e as crianças e adolescentes precisam ter consciência de que precisam controlar sua identidade online. Para os pais, ficam as questões sobre os filhos:


1) Se eles usam as configurações de privacidade oferecidas pelas redes sociais ?
2) Aceitam amigos online em quem podem confiar?
3) Publicam fotos pessoais depois de pensar um pouco?
4) Publicam fotos de seus amigos com sua permissão?


Na definição da Insafe, comissão da União Europeia que promove a web protegida e criadora do Dia da Internet Segura, "a tecnologia tornou todos, e principalmente os mais jovens, criadores de informação, fotos e vídeos, e podemos gerenciar nossa identidade online de um modo que pode nos tornar 'celebridades'. Embora tragam novas oportunidades de expressão pessoal e criativa, as novas tecnologias podem levar a situações traumáticas e embaraçosas".


Um dos exemplos citados pela Insafe são fotos comprometedoras que podem continuar online anos após terem sidos publicadas, assim como podem comprometer um candidato em uma vaga de emprego no futuro. "Crianças e adolescentes precisam ter o conhecimento para gerenciar sua identidade online de maneira responsável para manter seu controle, e ao mesmo tempo respeitar as escolhas de outras pessoas de postar ou não certas fotos online", diz a Insafe.

No Brasil, o Dia da Internet Segura conta com apoio da Safernet, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil. Entre as atividades previstas estão um debate na sede do CGI, em São Paulo, um chat online no Terra com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet, um debate na TV no canal Futura e diversos eventos locais em todo o Brasil envolvendo empresas, governo e o Ministério Público.


Mais informações sobre o Dia da Internet Segura, assim como a agenda completa de eventos locais e atividades para crianças, está no endereço www.diadainternetsegura.org.br.

Rascunho
- Claude Bloc -

As palavras que trago não cabem em nenhum rascunho, em nenhuma carta de amor.

Por isso quero inventar-te. Quero dizer que existes. Quero poder enrolar em meus sonhos o mistério do teu sorriso, já que és a marca clara e evidente nos meus poemas.

Hei, então, de cantar pela cidade o significado das palavras que não se ouvem, porque só em teus olhos falam. Porque só eu sei onde anoto a tua ausência, teu voo incerto e inconstante...

Pior seria não existires fora de um rascunho. Não seres, no momento, meu delírio ficcionado.
Claude Bloc