Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"Pense Antes de Postar" - Dia da Internet Segura - 2010





Terça, 9 de fevereiro de 2010, 09h01
"Pense antes de postar" é o lema do Dia da Internet Segura


Com o tema "Pense antes de postar", ocorre hoje em todo o mundo o Dia da Internet Segura. O evento anual quer promover o uso mais seguro e responsável de tecnologias online e de celulares, principalmente entre crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, mais de 500 eventos em 50 países ocorreram no Dia da Internet Segura.


Em 2010, o Dia da Internet Segura pretende levantar a questão de que, quando alguém publica alguma coisa na web, esse conteúdo fica disponível por um período indefinido e acessível por qualquer um, podendo ter sérias consequências, e as crianças e adolescentes precisam ter consciência de que precisam controlar sua identidade online. Para os pais, ficam as questões sobre os filhos:


1) Se eles usam as configurações de privacidade oferecidas pelas redes sociais ?
2) Aceitam amigos online em quem podem confiar?
3) Publicam fotos pessoais depois de pensar um pouco?
4) Publicam fotos de seus amigos com sua permissão?


Na definição da Insafe, comissão da União Europeia que promove a web protegida e criadora do Dia da Internet Segura, "a tecnologia tornou todos, e principalmente os mais jovens, criadores de informação, fotos e vídeos, e podemos gerenciar nossa identidade online de um modo que pode nos tornar 'celebridades'. Embora tragam novas oportunidades de expressão pessoal e criativa, as novas tecnologias podem levar a situações traumáticas e embaraçosas".


Um dos exemplos citados pela Insafe são fotos comprometedoras que podem continuar online anos após terem sidos publicadas, assim como podem comprometer um candidato em uma vaga de emprego no futuro. "Crianças e adolescentes precisam ter o conhecimento para gerenciar sua identidade online de maneira responsável para manter seu controle, e ao mesmo tempo respeitar as escolhas de outras pessoas de postar ou não certas fotos online", diz a Insafe.

No Brasil, o Dia da Internet Segura conta com apoio da Safernet, do Ministério Público Federal e do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil. Entre as atividades previstas estão um debate na sede do CGI, em São Paulo, um chat online no Terra com Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet, um debate na TV no canal Futura e diversos eventos locais em todo o Brasil envolvendo empresas, governo e o Ministério Público.


Mais informações sobre o Dia da Internet Segura, assim como a agenda completa de eventos locais e atividades para crianças, está no endereço www.diadainternetsegura.org.br.

Nenhum comentário: