Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sorriso
- Claude Bloc -

O sorriso
não pode descompassar,
a intensa melodia do sonho
nem a orquestra das idéias.
Não pode desafinar
os sons velados da noite
nem a mestria do olhar...
O sorriso
preenche, no peito vazio,
a vontade de sempre poder voltar.
Francisco de Goya
Fuendetodos, 1746 - Bordéus, 1828


Pintor espanhol. Goya é um pintor que percorre a pintura espanhola e europeia desde o neoclassicismo de fins do século xviii até ao romantismo. Na sua produção, de uma extraordinária abundância, a originalidade e a variedade compensam com vantagem uma ou outra imperfeição em algum dos seus quadros. A sua arte vai evoluindo ao longo da vida.

Esquematicamente, pode dizer-se que Goya, partindo do rococó, se entrega à cor com fúria e liberdade e vai sucessivamente descobrindo a beleza dos cinzentos e dos pretos, sem com isso renunciar às cores intensas. Pintor de execução rápida, soluciona as composições de maneira concisa. Realista apaixonado, dá rédea solta a este impulso em quadros de grande riqueza expressiva, tais como O 3 de Maio de 1808 em Madrid, enquanto o contém e tempera nos seus cartões para tapeçarias, de ar mais rococó. Por outro lado, Goya cultiva magistralmente a pintura da imaginação, que dá passagem para o grotesco, para o fantástico e para o monstruoso da natureza humana. Estudando em Madrid e em Itália, a sua mais significativa obra de juventude consiste num conjunto de mais de sessenta cartões para tapeçarias, representando a maior parte cenas populares madrilenas, romarias e verbenas, povoadas por personagens bem ataviadas que bebem, dançam e se divertem. Os mais notáveis são A Cabra-Cega, O Espantalho, A Vindima e O Baloiço. A complexidade destes cartões aumenta, ao ponto de A Pradaria de Santo Isidro não ser transformado em tapeçaria.

Ninguem sabe quem foi a modelo e nem porque Francisco Goya fez dois quadros, a maja vestida e a maja nua. A obra foi feita entre 1800 e 1803 e ambos quadros podem ser vistos no Museu do Prado, em Madri.

Group on the Balcony

Mariana Waldstein

Teresa Sureda

Colossus

Desta época são O Crucifixo, de inspiração neoclássica, bem como os seus primeiros retratos da corte. Goya fixa nos retratos a sua excepcional penetração psicológica, bem como a sua destreza técnica e o seu impiedoso realismo. Pinta reis, aristocratas, governantes, escritores, actores e toureiros: Carlos III, A Família de Carlos IV, que é o melhor, implacavelmente fiel à realidade; O Conde de Floridablanca, A Família do Duque de Osuna, A Marquesa de Pontejos, O Marquês de San Adrián, A Tirana, etc. Além de alguns auto-retratos, pinta também a Maja vestida e a Maja desnuda, que são duas obras-primas de tema e tratamento insólitos na pintura espanhola da época. Tal como os retratistas ingleses, é um mestre nas representações infantis, como na do seu neto Marianito. Nos retratos da sua última época o uso do preto é de importância fundamental.

A partir de certa altura, Goya começa a padecer de uma doença que lhe provoca uma surdez progressiva. Começa então a isolar-se, a ensimesmar-se. Deixa de ver, como acontecera com os cartões, o lado agradável da humanidade, fixa-se nos seus defeitos, nos seus aspectos grotescos. Neste sentido, são características Os Caprichos, série de gravuras que revelam uma faceta ascética do artista que continua a manifestar-se até à sua morte. São também desta época os frescos de Santo António da Florida, nos quais se serve de um tema religioso para mostrar uma variedade de tipos populares.

Quando se verifica a invasão napoleónica, Goya alia-se às hostes dos afrancesados. Nomeado pintor de José Bonaparte, retrata alguns generais franceses. Os acontecimentos desta guerra, cheia de horrores e de sangue, vão mais tarde inspirar-lhe duas das suas mais notáveis pinturas, O 3 de Maio e A Carga dos Mamelucos. São obras transbordantes de um poderoso ímpeto interior e de uma ardente imaginação. Na série de gravuras Os Desastres da Guerra assomam novamente a veia pessimista e a acentuada expressividade, chegando esta a transformar-se numa forma particular de expressionismo. Terminada a guerra e restituído o trono a Fernando VII, Goya continua a trabalhar na corte, mas quando, em 1823, se instala a monarquia absolutista, parte com muitos outros liberais espanhóis para França, instalando-se em Bordéus. É deste período final A Leiteira de Bordéus e outras obras extraordinárias, cujo exuberante cromatismo e poderosa técnica de pincel antecipam o impressionismo.

Na obra de Goya detectam-se impulsos e maneiras de executar que vão posteriormente constituir princípios orientadores de diversos desenvolvimentos importantes da história da pintura nos séculos xix e xx. Assim, na exaltação da cor, nos processos narrativos, existe já o germe do romantismo. Pelo impiedoso naturalismo, pela crítica aguda, é plenamente um pintor realista. Pela técnica pictórica dos seus últimos anos, em que se serve da justaposição de pinceladas de cores puras para formar novas cores e delimitar as massas, os impressionistas reconhecem-no como um precursor. A deformação da realidade, tão significativa nas suas gravuras, é nitidamente expressionista. E tem em comum com os surrealistas as visões fantásticas e oníricas que povoam a sua excepcional obra gráfica

http://www.vidaslusofonas.pt/francisco_de_goya.htm

Programa Compositores do Brasil com Pedro Caetano


Por Zé Nilton

A ginga das músicas desse paulista e excelente compositor brasileiro, chamado Pedro Walde Caetano, é tipicamente carioca. Chegou muito novo ao Rio de Janeiro e, a partir da década de 1940, inicia, como muitos, a vida de compositor no Rio de janeiro, centro por excelência das artes no Brasil.

Pedro Caetano passa para a História da MPB como um compositor de estilo simples, mas de composições em que realçam valores melódicos e harmônicos, resultando em contribuições à renovação da nossa música popular. O detalhe é que não teria vivido economicamente somente da música, fez mais de 400. Nunca abandonou o ofício de Calçadista, e morreu pobre, igualmente a muitos e grandes compositores brasileiros.

No Rio de Janeiro, Pedro Caetano se fez compositor e teve muitos parceiros, como Wilson Batista, Evaldo Gouveia, Guilherme Brito etc., sendo um deles – Claudionor Cruz – também paulista, seu parceiro predileto.

Remeto o leitor interessado em conhecer mais da vida e da obra do compositor Pedro Caetano para os sites informativos sobre a Música Popular Brasileira.

Enquanto isso, esperamos contar com a audiência do ouvinte, nesta quinta-feira, no Programa Compositores do Brasil, quando estaremos rendendo homenagens a Pedro Caetano, apresentando algumas de suas mais belas composições, como:

- Disse me disse de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Carlos Galhardo, gravação de 1945;
- Haja carnaval ou não- Francisco Alves (Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Francisco Alves, gravação de 1945;
- O que se leva dessa vida, de Pedro Caetano, com Ciro Monteiro, gravação de 1946;
- É com esse que eu vou, de Pedro Caetano, com Elis Regina, gravação de 1972;
- O Samba agora vai, de Pedro Caetano, com Quatro Ases e um Coringa, gravação de 1946;
- Eu brinco, de Pedro Caetano e Claudionor Cruz, com Francisco Alves, gravação de 1946;
- Botões de laranjeira, de Pedro Caetano, com Cyro Monteiro, gravação de 1942;
- A Dama de vermelho, de Pedro Caetano e Alcy Pires Vermelho, com Francisco Alves, gravação de 1942;
- Foi uma pedra que rolou, de Pedro Caetano, com Joel e Gaúcho, gravação de 1940;
- Onde estão os tamborins, de Pedro Caetano, com Quatro Ases e Um Coringa, gravação de 1947;
- Um juramento falso, de Pedro Caetano, com Pedro Caetano, gravação de 1964.
- Nova ilusão, Pedro Caetano, com Paulinho da Viola, gravação de 1972.

Quem ouvir, verá!

Programa: COMPOSITORES DO BRASIL
Rádio Educadora do Cariri
Todas às quinta-feiras, às 14 horas
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio: Centro Cultural Banco do Nordeste

Madame Pompadour




Jeanne-Antoinette Poisson, Marquise de Pompadour (Paris, 29 de dezembro de 1721 — Versalhes, 15 de abril de 1764), mais conhecida como Madame de Pompadour, foi uma cortesã francesa e amante do Rei Luís XV de França considerada uma das figuras mais emblemáticas do século XVIII francês.
Dotada de inteligência, encanto, beleza, e ao mesmo tempo uma mulher fria, em termos físicos e na alma, Madame de Pompadour via seu papel como o de uma secretária confidencial do Rei.

Governava Versalhes, concedia audiências a embaixadores e tomava decisões sobre todas as questões ligadas à concessão de favores, de forma tão absoluta quanto qualquer monarca. Influenciando politicamente as decisões reais, ela se tornou uma empreendedora, incentivando a fundação da fábrica de porcelanas de Sèvres.

Madame de Pompadour foi filha primogênita de Louise-Madeleine de La Motte, casada com François Poisson. François Poisson, possível pai de Madame de Pompadour trabalhava para pessoas muito ilustres na Paris da Regência. Esses homens, quatro para ser exato, eram os quatro irmãos Pâris, banqueiros, entre outras coisas mais. Originalmente de Grenoble, tinham feito fortuna durante as constantes guerras de Luis XIV, fornecendo alimentos, água, forragem e munição aos exércitos frances.

Quando Jeanne-Antoinette Poisson nasceu, a família morava num bairro modesto perto da igreja de Saint-Eustache. Boatos da época atribuiam à Madame Poisson, mãe de Madame de Pompadour, muitos amantes, e tais boatos tornaram-se mais difundidos e obscenos nas tentativas futuras de denegrir o nome de sua filha. Dezenas de homens foram ligados a ela, com ou nenhuma prova; basta dizer que a maioria de seus contemporâneos e dos historiadores posteriores recusou-se a aceitar o fato de que um funcionário de origem humilde, como François Poisson, pudesse ser pai de Madame de Pompadour. E é perfeitamente possível que o tenha sido, é claro. No entanto, uma das alternativas mais razoáveis, a Poisson como pai de Jeanne-Antoinette, é Pâris de Montmartel que foi seu padrinho de batismo e que conhecera Madame Poisson muito bem nos Invalides, antes de ela se casar. O mais razoável entretanto, é um chamado Charles Lenormand de Tournehem, coletor de impostos, diretor da Companhia das Índias e integrante da elite financeira de Paris, embora nem de longe fosse tão rico quanto Montmartel. A pequena Jeanne-Antoinette vivia confortavelmente com os pais, agora em condições muitos melhores na rue de Cléry, com criados e uma carruagem. Em 1725, nasceu um menino, Abel-François, irmão de Jeanne. Este estilo de vida confortável teve um abrupto fim em 1726, quando François Poisson fugiu do país.
Madame de Pompadour

Foi acusado de especular com o trigo e de ser parcialmente responsável por um doloro período de fome em Paris naquele ano. Seus patrões também foram acusados de condutas ilegais; Pâris-Duverney foi mandado para a Bastilha, sob acusações de corrupção e desfalque. Com a fuga do marido, a princípio Madame Poisson sofreu um certo constragimento. Ela e os dois filhos foram obrigados a se mudar para instalações modestas na rue des Bons-Enfants, perto do Palais-Royal. Mas ela era uma valente e bem relacionada, conservou a serenidade e se manteve firme. Talvez não tivesse o tu du monde, como afirmou um contemporâneo, mas tinha iteligência e encanto, ambição e coragem. Não se deixava derrotar facilmente, e ensinaria à filha a necessidade da ambição e da flexibilidade num mundo imprevisível e perigoso. Sua primeira preocupação, entretanto, foi encontrar para a menina de 5 anos uma proteção contra as incertezas da época. Jeanne-Antoinette era uma criança afável e gentil, ja conhecida pela família como "Reinette"(" rainhazinha").

O estilo de vida de madame Poisson não acolhia facilmente a presença de crianças; seria melhor para todos os implicados que sua filha fosse mandada para um ambiente mais saudável. Ela foi enviada para o Convento das Ursulinas, em Poissy, a alguns quilômetros de Paris. As Ursulinas tinham por missão educar as filhas da burguesia, e criavam as meninas colocadas sob seus cuidados para serem esposas e mães bondosas e gentis, e respeitarem Deus, a família e o rei. A menina permaneceu la durante quase 3 anos, passando esse período impressionável dos 5 aos 8 anos, sob os olhares benevolentes das freiras.Mas ela não era uma criança robusta. As freiras estavam sempre escrevendo sobre sua saúde delicada e descrevendo os alimentos nutritivos que lhe davam.

Em novembro de 1729, ela sofreu uma gripe e ficou de cama por seis semanas. Essa doença marcou o fim de sua estada em Poissy. As idéias de madame Poisson sobre a criação de filhos eram bem diferentes das que tinham as freiras. Mal sua filha retornou a Paris, ela foi levada com a mãe para ver uma famosa cartomante, Madame Lebon. Certamente madame Poisson confiava mais na bola de cristal do que na providência divina. Mãe e filha devem ter ficado impressionadas com a previsão de madame Lebon, pois no testamento da futura Madame de Pompadour, encontramos um algo que diz:"Seiscentas libras para Madame Lebon, por ter-lhe dito, aos nove anos de idade que um dia seria amante de Luis XV."
Casamento

Com nove anos de idade a pequena Jeanne-Antoinette foi iniciada no mundo dos conhecimentos mudanos. Monsieur Charles Lenormand de Tournehem foi quem patrocinou estes estudos; difícil pensa que esse tratamento se diferenciasse do de um pai. Em 1736, François Poisson voltou a frança e encontrou sua filha já com 15 anos. Jeanne-Antoinette começara a ser a exposta ao estilo de vida de alguns dos membros mais ricos e ilustres da alta sociedade parisiense. Foi entre essas pessoas poderosas, que a ainda jovem e modesta parisiense começou a pensar em galgar uma posição parecida ou até superior a de seus conhecidos, talvez ainda pensasse no que a cartomante lhe dissera, talvez quem sabe, sonhasse com o Rei ... Mas a realidade era outra; tendo chegado aos 18 anos, chegava a hora de casar-se. Tendo sua imagem bastante comprometida pela posição de seus pais, jovem Jeanne-Antoinnete, mesmo linda, culta e com dentes esplêndidos (raros na época) teria de achar de um marido de posição similar. Faltava-lhe na realidade um dote suficientemente alto para apagar os outros problemas ligados ao nome de sua família. Mas ela não era uma grande herdeira. No entanto, tinha seu tio Tournehem, que encontrou o marido adequado para ela. Seu único sobrinho Charles-Guillaume Lenormand, filho do irmão de Tournehem , foi escolhido.

Existem fatos que indicam que monsieur de Tournehem viesse considerando essa união já há um certo tempo.Tendo ele mesmo cuidado do futuro financeiro do sobrinho, tornando-o sócio minoritário em várias pequenas empresas coletoras de impostos, e em 15 de dezembro de 1740 Tournehem deserdou todos outros parentes, fazendo deste único sobrinho, seu herdeiro absoluto. Assim sendo, em 9 de março de 1741, na igreja de Saint-Eustache, Jeanne-Antoinette Poisson casou-se com Charles-Guillaume Lenormand, que acabou por assumir o sobrenome d'Etioles, conforme a denominação da propriedade do tio. Ambos se mudaram para a casa de Tournehem, e depois os três, se mudaram para a rue Croix-des-Petits-Champs, do outro lado dos jardins Palais-Royal. Após o casamento, a jovem Jeanne-Antoinette, ficou conhecida como Madame d'Etioles.
Luis XV
Considerado o homem mais belo do reino, provavelmente conheceu a ainda Madame d'Etioles em 1742, em um baile onde ele a notou, como não notar aquela que era considerada uma das mulheres mais belas de Paris ? Inicialmente, aos 11 anos de idade, Luís XV ficou noivo de uma infanta espanhola, mas a infanta acabou sendo mandanda de volta para seu país. Logo depois ele ficou noivo da princesa polonesa Maria Leczynska que vivera em exílio na Alemanha. Quando Maria leczynska se casou com Luis, estava ela com 22 anos e o rei com 15.

Luis XV foi fiel a sua esposa por 10 anos, tendo nesses 10 anos, 10 filhos com a rainha, mas nem todos sobrivevendo a primeira infância.

Antes de Jeanne-Antoinette ele teve outras amantes, como por exemplo Louise-Julie de Mailly-Nelse, a condessa de Mailly. Não tardou muito, e Luís demonstrou interesse por uma irmã da condessa de Mailly, Pauline, que veio a falecer ao dar à luz um filho do rei. Devastado pela morte de sua segunda amante Luis deixou a corte por um mês. Mas, pouco tempo depois, para incredulidade geral e consternação de toda a sociedade, Luis XV interessou-se por mais uma irmã, a caçula das três, Marie-Anne, marquesa de La Tournelle. Essa última irmã Mailly, detentora de grande força e ímpeto, foi sagrada duquesa de Châteauroux.

Depois de uma série de problemas envolvendo membros do corpo político de Luis XV, Madame de la Tournelle, duquesa de Châteauroux, morreu em delírio, aos 27 anos, consumida por sua loucura. Toda a sociedade começou a comentar sobre as suspeitas de envenenamento. As suspeitas mais pungentes recaíam sobre o conde de Maurepas, ministro da Marinha, ele tinha sido um de seus mais ferrenhos inimigos, sempre conspirando contra ela. Com a morte da duquesa, todos sabiam: estava livre a vaga de maîtresse déclarée,ou trocando em miúdos, amante declarada. Todos sabiam que o Monarca não ficaria muito tempo sem uma amante. Havia chegado a hora e a vez de Madame d'Etioles.

É praticamente impossível dizer exatamente como, quando e onde Madame d'Etioles e Luis ÉXV se conheceram, mais difícil ainda seria definir a data de quando eles se tornaram amantes, muitas possibilidades são consideradas por muitos autores de biografias da lendária amante de Luis XV.No decorrer do tempo em que Luis XV ficou sem uma amante, surgiram os primeiros boatos sobre seu romance com Jeanne-Antoinette. A aristocracia se negava a acreditar que o rei, fosse capaz de conspurcar os régios domínios da corte com uma simples burguesa. O abismo intransponível que havia entre burguesia e aristocracia era sempre ressaltado, e que nunca uma burguesa seria o mesmo que uma marquesa ou duquesa.

Era inaceitável que Luis XV tomasse como amante uma mulher que embora rica, bela e culta, viesse da burguesia. Mas a decisão de Luis XV já estava tomada. Jeanne-Antoinette Poisson, a outrora Madame d'Etioles, seria apresentada à corte, mas para isso, era necessário antes de mais nada, que ela obtivesse um título de nobreza, as investigações para a obtenção do título recaíram sobre o marquesado de Pompadour, uma propriedade no Limousin, cuja posse não era exata. Como os ajustes para a obtenção de seu título correram bem, Jeanne-Antoinette, agora Marquesa de Pompadour, passaria o verão em sua antiga propriedade, Etioles, aprendendo os estranhos e confusos hábitos da corte de Versalhes, adquirindo o refinamento para alcançar tudo aquilo que almejava e que lhe fora dado a acreditar desde tenra idade.

Voltaire foi um dos que ao longo deste aprendizado em Etioles se tornou seu amigo para a vida inteira, mesmo ele tendo deixado a corte da França e rumado para a Prússia, para a corte de Frederico II da Prússia.Mas ainda havia muito o que aprender, neste período em que ele teve que aprender os títulos e nomes da famílias mais importantes do reino, ela teve o auxílio do Abade de Bernis, de Voltaire e de alguns outros interessados em se beneficiar da posição de Marquesa de Pompadour e amante declarada do rei. Contra ou a favor da burguesa, agora enobrecida, Jeanne-Antoinette, foi apresentada a corte do dia 14 de dezembro, no salão Oiel-de-Boeuf. Trajando o obrigatório robe de cour negro, coberta de jóias, empoada e usando ruge, estava a partir daquele momento, assumindo seu lugar no mundo de intrigas de Versalhes.

Wikipédia

Leonardo da Vinci



Leonardo di ser Piero da Vinci (Loudspeaker.svg? pron.; Vinci, 15 de abril de 1452 – Cloux, 2 de maio de 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.

Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença. Leonardo foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma, Bolonha e Veneza, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.

Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo. O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural, é foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas. Cerca de quinze de suas pinturas sobreviveram até os dias de hoje; o número pequeno se deve às suas experiências constantes - e frequentemente desastrosas - com novas técnicas, além de sua procrastinação crônica Ainda assim, estas poucas obras, juntamente com seus cadernos de anotações - que contêm desenhos, diagramas científicos, e seus pensamentos sobre a natureza da pintura - formam uma contribuição às futuras gerações de artistas que só pode ser rivalizada à de seu contemporâneo, Michelangelo.

Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.

wikipédia

baixinha

Procurei teu nome
no copinho descartável
na academia
enquanto a professora
te passava a série
de abdominais.

Talvez imaginação minha
mas em seguida
tu desfilaste diante
dos meus sedentos olhos
com aquela sensualíssima malha:

não consegui respirar bem
me concentrar no peso do braço
contar até cem dizer olá, oi
moras cá pertinho?

Lobo crudelíssimo que sou
só abri imensamente a boca

e te desejei comer as coxas
lamber o umbigo

salivar sobre tuas peras
palitar os dentes com tuas unhas:

de sobremesa tua língua
tua língua chiclete uva.

Rio Antigo

Zamenhoff e o Esperanto - por Norma Hauer

Falecido há exatamente 93 anos (em 14 de abril de 1917) Zamenhof já pensara em uma língua única que unisse os povos de todo o mundo.
A Europa estava vivendo a primeira guerra mundial e ele teve uma visão de futuro, onde todos se confraternizariam e poderiam se entender em um único idioma.
Para tal criou o Esperanto. Faleceu sem ver aquele idioma se desenvolver, embora tenha encontrado eco em pessoas de vários países, inclusive aqui no Brasil,onde se criou uma sociedade esperantista.
A idéia ficou plantada, mas sendo uma língua criada com um objetivo, não era falada em nenhum país, nem ensinada nas escolas normais.
Assim, não floresceu, mas sua idéia de idioma único mostrou a necessidade de os povos se entenderem .
E hoje o Inglês realiza o que Zamenhof sonhou: uma língua espalhada pelo mundo, só que o mundo que ele pensou, com entendimento entre todos os povos não existe.
Mas o Inglês, mesmo não sendo a língua da Humanidade, é falado por pessoas (não,obviamente,pela maioria) de todo o mundo: em aviões, aeroportos, hotéis, restaurantes, casas de câmbio,firmas de turismo, enfim é com o Inglês que, mesmo não falando bem, até os taxistas se entendem com turistas.
A idéia de Zamenhof vigorou, mas o Inglês tomou a vez do Esperanto.

Norma

Chico Anysio- por Norma Hauer

ELE TAMBÉM É COMPOSITOR

Ele nasceu em Maranguape, no dia 12 de abril de 1931, recebendo o nome de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mas ficou conhecido com o nome que o revelou para a arte: CHICO ANÍSIO.
É humorista, ator, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros programas humorísticos na Rede Globo.
Ao lado de Chacrinha, Chico é considerado um dos maiores nomes de todos os tempos da televisão brasileira.
Sua família veio para o Rio de Janeiro quando ele tinha seis anos de idade. Iniciou no rádio, na Rádio Guanabara, onde exerceu várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc.
Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil.
Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.
Na televisão, sua estréia foi na TV Rio no programa “ Noite de Gala”
Em 1959, estreou o programa "Só Tem Tantã", lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, ou simplesmente Castro Barbosa, mais tarde denominado de "Chico Tota"l.
Uma de suas primeiras composições foi o “Hino ao Músico”, gravado por Chocolate, que imediatamente obteve grande sucesso.
Em 1965 no ano do 4° centenário do Rio de janeiro,uma música sua, em parceria com João Roberto Kelly fez grande sucesso na voz de Dalva de Oliveira:”O Rancho da Praça 1 1”.
Desde 1968, `tem contrato com a Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação que estabeleceu com o executivo Boni.
Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.

. É irmão da também atriz Lupe Gigliotti, com quem já contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira,

Alguns de seus filhos também são artistas.

Citar tudo que Chico Anísio fez na TV é estender demais este assunto, assim, cito apenas Chico City, seu primeiro trabalho na Rede Globo; Chico Anysio Show; “Escolinha do Professor Raymundo”; Chico e Amigos e Zorra Tiotal.

Chico também participou de várias novelas, sendo seu mais recente trabalho na novela “Caminho das Índias”.

Para terminar quero colocar aqui a letra daquela que é para mim sua mais bonita composição: Rio Antigo, gravação de Alcione.

RIO ANTIGO
Autor:Chico Anysio
Gravação de Alcione

Quero um bate-papo na esquina
Eu quero o Rio antigo
Com crianças na calçada
Brincando sem perigo
Sem metrô e sem frescão
O ontem no amanhã
Eu que pego o bonde 12 de Ipanema
Pra ver o Oscarito e o Grande Otelo no cinema
Domingo no Rian
Me deixa eu querer mais, mais paz

Quero um pregão de garrafeiro
Zizinho no gramado
Eu quero um samba sincopado
taioba, bagageiro
E o desafinado que o Jobim sacou

Quero o programa de calouros
Com Ary Barroso
O Lamartine me ensinando
Um lá, lá, lá, lá, lá, gostoso
Quero o Café Nice
De onde o samba vem

Quero a Cinelândia estreando "E o Vento Levou"
Um velho samba do Ataulfo
Que ninguém jamais gravou
PRK 30 que valia 100
Como nos velhos tempos

Quero o carnaval com serpentinas
Eu quero a Copa Roca de Brasil e Argentina
Os Anjos do Inferno, 4 Ases e Um Coringa
Eu quero, eu quero porque é bom
É que pego no meu rádio uma novela
Depois eu vou à Lapa, faço um lanche no Capela
Mais tarde eu e ela, nos lados do Hotel Leblon

Quero um som de fossa da Dolores
Uma valsa do Orestes,zum-zum-zum dos Cafajestes
Um bife lá no Lamas

Cidade sem Aterro, como Deus criou
Quero o chá dançante lá no clube
Com Waldir Calmon
Trio de Ouro com a Dalva
Estrela Dalva do Brasil

Quero o Sérgio Porto
E o seu bom humor
Eu quero ver o show do Walter Pinto
Com mulheres mil
O Rio aceso em lampiões
E violões que quem não viu
Não pode entender
O que é paz e amor

Norma

Samuel Hahnemann- por Norma Hauer


No dia 10 de abril de 1755 nasceu, na Alemanha, o criador da Homeopatia: Samuel Hahnemann.

Hoje, 167 anos após sua morte (que se deu em 2/7/1843, aos 88 anos) ainda há quem faça pouco caso de sua grande descoberta: a cura do semelhante pelo semelhante, como ele definiu com sua frase latina"Simila Similibus Curenter".

Não vou aqui discutir a importância da Homeopatia , mas afirmo que minha mãe (anos antes de meu nascimento) foi vítima da gripe espanhola que dizimou milhões de vidas em todo o mundo,em 1918.

Na ocasião minha mãe,tolhida pela doença,temperou seu remédio homeopático e tomava uma dose a cada 15 minutos.
Assim se curou de uma doença mortal.

Graças a isso,eu e meus irmãos nascemos e hoje posso contar este fato no dia em que se completam 245 anos do nascimento de Samuel Hahnemann.

Ainda foi com a homeopatia que curei minha neta dos piolhos que a atacaram durante mais de um ano.

E ela NUNCA MAIS TEVE PIOLHOS.

VACINA FALK
Foi num dia 12 de abril (1954 ou 1955) que Jonas Salk lançou para o mundo a primeira vacina contra a poliomielite (vulgarmente denominda paralisia infantil).

A data foi escolhida por representar o aniversário da morte (em 12/4/1945) de Franklin Roosevelt, que, mesmo vítima da doença, presidiu os Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial ,tendo sido o único que governou por tês mandatos
.
Até 1961 era a única vacina contra a poliomielite; nesse ano, Albert Sabin apresentou sua vacina (a das gotinhas) usada hoje em todo o mundo.

A vacina de Salk era injetável o que deixava as crianças temerosas. Mas foi válida e, praticamente, acabou com a doença a partir de 1955.

Norma

O Programa Bolsa Família e a Educação - por José do Vale Pinheiro Feitosa

E o Bolsa Família? Demonizado por alguns setores como um programa demagógico, que “vicia o cidadão”, não tem uma porta de saída e apenas serve como esmola. O Bolsa Família vai muito além do “preconceito”, do ódio partidário e do desprezo a quem vivia no limite da vida sob os pés da irresponsabilidade social, econômica e política de uma sociedade egoísta.

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI) do PNUD, órgão das Nações Unidas, em parceria com o Governo Brasileiro, examinou o Bolsa Família. Do ponto de vista inclusivo, ou seja, analisando os desdobramentos históricos do Programa e apontando a porta de saída para o mesmo. O melhor ponto de corte é a educação, aquele valor que todos, à direita e à esquerda, consideram universal para o progresso das pessoas e das famílias.

A primeira indicação é de que este programa de transferência de renda combate os dois empecilhos principais para o acesso à escola: a) o trabalho infantil e, b) custos diretos com educação como uniforme, livros e mensalidades. E para deleite dos dois principais partidos em luta eleitoral este ano, PT e PSDB, o estudo começa em 1998, ainda com o Bolsa Escola, e foi até 2005.

Usando indicadores da educação, o estudo conclui que nas escolas públicas em que havia alunos beneficiados pelo Programa, a taxa de matrículas cresceu em todo o ciclo do ensino fundamental (5% da 1ª a 4ª e 6,5% da 5ª a 8ª), houve redução da taxa de abandono e aumentou a taxa de aprovação. E tem um efeito mais importante ainda, resolve o problema da equidade, ao impactar mais sobre as populações mais desiguais e sendo assim as taxas de matrículas que mais cresceram foram: negros, pardos e índios.

Após um ano de programa, o aumento das matriculas foi 2,8% na média das escolas, mas chegou a 13% nas escolas que atendem populações mais predominantemente negras. Vale salientar que estes percentuais que podem fazer alguém torcer o bigode por achá-lo baixo, considere que este foi o crescimento na população escolar como um todo, considerando as crianças que não recebem os benefícios do programa. No entanto, quando se observa o impacto apenas sobre o segmento mais pobre da população, onde estão os beneficiários do programa, se viu um aumento de 18% na taxa de matrícula, de 2% na taxa de aprovação e redução de 1,5% na evasão escolar.

Agora algo para se refletir muito bem. A municipalização se mostra cada vez mais virtuosa para o progresso da população brasileira. Programas de Previdência Social, Transferência de Renda, Educação, Saúde e Saneamento, entre outros, não teriam a mesma eficiência sem a flagrante intervenção municipal. Pode dar desvio, isso acontece, perseguições eleitorais etc., mas nada é mais eficiente em termos de políticas públicas.

Enfim: a sociedade precisa ser menos egoísta, mais inclusiva e muito menos arrogante quando pensa apenas com o fígado das disputas eleitorais. Toda sociedade possui valores que vão além desta disputa. Bandeiras que unem a todos.

Victor Assis Brasil

Aluísio Azevedo


Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo

Aluísio Azevedo nasce na cidade de São Luís, Maranhão, em 1857. Depois dos primeiros estudos em sua terra natal, veio para o Rio de Janeiro estudar pintura, isso antes de dedicar-se a vida literária. Matricula-se na Academia de Belas Artes e dedica-se à caricatura; Em 1895 ingressou na carreira diplomática, exercendo as funções de cônsul em Vigo, Japão, Nápoles e Buenos Aires, nesse período abandona a literatura, morre em Buenos Aires, Argentina em 1913.

Aluísio cultiva vários gêneros literários: o romance, o conto, a crônica, estreando na carreira literária em 1880, com o livro Uma Lágrima de Mulher. No ano seguinte, publica O Mulato, romance naturalista. O mulato é considerado o romance iniciador do Naturalismo no Brasil, onde conta a história do jovem mulato Raimundo e de sua noiva Ana Rosa.

Aluísio Azevedo escreve ainda os contos Demônios (1893) e as crônicas O Touro Negro (1938). Aluíso Azevedo cultiva o romance de intriga que termina por um desenlace feliz ou patético. A intriga envolve problemas amorosos da burguesia, onde o autor interpreta a realidade brasileira do século XIX.


Anne Sullivan



Anne Sullivan, Annie Sullivan, ou Johanna Mansfield Sullivan Macy, (Feeding Hills, Massachusetts, 14 de abril de 1866 – Nova Iorque, 20 de outubro de 1936) foi uma educadora estadunidense, mais conhecida por ter sido a professora de Helen Keller, uma adolescente surda-cega a quem ensinou por meio da Língua de sinais através do tato.

Anne Sullivan também era deficiente; havia sido quase cega, mas depois de duas operações, recuperou alguns graus da visão.


* Assisti esse filme em Salvador, como um dos programas , na nossa excursão de turma de Ginásio. Inesquecível !
Quem lembra ?

Simone de Beavoir



Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, em 1908. Forma-se em filosofia, em 1929, com uma tese sobre Leibniz. É nessa época que conhece o filósofo Jean-Paul Sartre, que será seu companheiro de toda a vida.

Em 1945, ela funda, com Sartre, o combativo periódico Les Temps Modernes.

Escritora e feminista, Simone de Beauvoir fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teria enorme influência na cultura européia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.

Em 1949 publica O Segundo Sexo, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propõe novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. Os Mandarins é de 1954; nesse mesmo ano, Beauvoir ganha o prêmio Goncourt.

Ela e Sartre visitaram o Brasil entre agosto e novembro de 1960; foram também a Cuba, recebidos por Fidel Castro e Che Guevara. Sempre tiveram marcada atuação política, manifestando-se contra o governo francês por suas intervenções na Indochina e na Argélia; contra a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra; contra a invasão americana do Vietnã e em muitas outras ocasiões.

Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986. Entre seus muitos livros, vale ressaltar O Sangue dos Outros (1945), Uma Morte Muito Suave (1964) e A Cerimônia do Adeus (memórias da vida com Sartre, 1981).


uoleducação

Correio Musical

Por Hilda Hilst



Porque tu sabes que é de poesia

Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,

Que a teu lado te amando,

Antes de ser mulher sou inteira poeta.

E que o teu corpo existe porque o meu

Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,

É que move o grande corpo teu

Ainda que tu me vejas extrema e suplicante

Quando amanhece e me dizes adeus.


Hilda Hilst

Colada à tua boca a minha desordem.

O meu vasto querer.

O incompossível se fazendo ordem.

Colada à tua boca, mas descomedida

Árdua

Construtor de ilusões examino-te sôfrega

Como se fosses morrer colado à minha boca.

Como se fosse nascer

E tu fosses o dia magnânimo

Eu te sorvo extremada à luz do amanhecer.

Hilda


A minha Casa é gurdiã do meu corpo

E protetora de todas minhas ardências.

E transmuta em palavra

Paixão e veemência

E minha boca se faz fonte de prata

Ainda que eu grite à Casa que só existo

Para sorver a água da tua boca.

A minha Casa, Dionísio, te lamenta

E manda que eu te pergunte assim de frente:

À uma mulher que canta ensolarada

E que é sonora, múltipla, argonauta

Por que recusas amor e permanência?

Hilda Hilst