Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Aluísio Azevedo


Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo

Aluísio Azevedo nasce na cidade de São Luís, Maranhão, em 1857. Depois dos primeiros estudos em sua terra natal, veio para o Rio de Janeiro estudar pintura, isso antes de dedicar-se a vida literária. Matricula-se na Academia de Belas Artes e dedica-se à caricatura; Em 1895 ingressou na carreira diplomática, exercendo as funções de cônsul em Vigo, Japão, Nápoles e Buenos Aires, nesse período abandona a literatura, morre em Buenos Aires, Argentina em 1913.

Aluísio cultiva vários gêneros literários: o romance, o conto, a crônica, estreando na carreira literária em 1880, com o livro Uma Lágrima de Mulher. No ano seguinte, publica O Mulato, romance naturalista. O mulato é considerado o romance iniciador do Naturalismo no Brasil, onde conta a história do jovem mulato Raimundo e de sua noiva Ana Rosa.

Aluísio Azevedo escreve ainda os contos Demônios (1893) e as crônicas O Touro Negro (1938). Aluíso Azevedo cultiva o romance de intriga que termina por um desenlace feliz ou patético. A intriga envolve problemas amorosos da burguesia, onde o autor interpreta a realidade brasileira do século XIX.


Nenhum comentário: