No dia 10 de abril de 1755 nasceu, na Alemanha, o criador da Homeopatia: Samuel Hahnemann.
Hoje, 167 anos após sua morte (que se deu em 2/7/1843, aos 88 anos) ainda há quem faça pouco caso de sua grande descoberta: a cura do semelhante pelo semelhante, como ele definiu com sua frase latina"Simila Similibus Curenter".
Não vou aqui discutir a importância da Homeopatia , mas afirmo que minha mãe (anos antes de meu nascimento) foi vítima da gripe espanhola que dizimou milhões de vidas em todo o mundo,em 1918.
Na ocasião minha mãe,tolhida pela doença,temperou seu remédio homeopático e tomava uma dose a cada 15 minutos.
Assim se curou de uma doença mortal.
Graças a isso,eu e meus irmãos nascemos e hoje posso contar este fato no dia em que se completam 245 anos do nascimento de Samuel Hahnemann.
Ainda foi com a homeopatia que curei minha neta dos piolhos que a atacaram durante mais de um ano.
E ela NUNCA MAIS TEVE PIOLHOS.
VACINA FALK
Foi num dia 12 de abril (1954 ou 1955) que Jonas Salk lançou para o mundo a primeira vacina contra a poliomielite (vulgarmente denominda paralisia infantil).
A data foi escolhida por representar o aniversário da morte (em 12/4/1945) de Franklin Roosevelt, que, mesmo vítima da doença, presidiu os Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial ,tendo sido o único que governou por tês mandatos
.
Até 1961 era a única vacina contra a poliomielite; nesse ano, Albert Sabin apresentou sua vacina (a das gotinhas) usada hoje em todo o mundo.
A vacina de Salk era injetável o que deixava as crianças temerosas. Mas foi válida e, praticamente, acabou com a doença a partir de 1955.
Norma
Nenhum comentário:
Postar um comentário