Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mais Tarde, Mais Forte - Geraldo Junior e Dudé Casado

Dudé Casado e Geraldo Junior tocarão juntos novamente no mesmo palco. Os ex-integrantes do grupo Dr.Raiz mostrarão suas novas canções no Show Mais Tarde, Mais Forte, um só espetáculo com diferentes ritmos que também contará com a presença de novos grandes músicos da região. 

Geraldo Júnior


O trabalho do cantor e compositor desenvolve-se nesse contexto como um aglutinador das artes populares, utilizando elementos tradicionais como ferramenta para fundir e resignificar todas essas linguagens através de uma leitura contemporânea.


Dudé Casado

Com um gosto eclético, sempre absorveu naturalmente várias influências de universos musicais distintos, desde a música de raiz, provinda dos grupos de cultura popular da região, até bandas como The Beatles, The Doors, Pink Floyd, Black Sabbath, Sepultura...




Sexta-feira, dia 19 de Agosto
Sesc Juazeiro do Norte às 20h
Terreiro da Mestra Margarida

Nas voltas que o mundo dá - Aloísio

Nas voltas que o mundo dá


Meu pai foi agricultor
Com ele aprendi a lavrar
Mas mudanças sucederam
Nas voltas que o mundo dá

Eu nasci pra ser vaqueiro
Ou para a terra cultivar
Mas mudei para cidade
Nas voltas que o mundo dá

Sempre me distanciando
Daquele torrão “natá”
Fui mandado pra escola
Nas voltas que o mundo dá

Sempre estudando mais
Me mudei pra “capitá”
Mais longe do meu torrão
Nas voltas que o mundo dá

Já corri outros lugares
Num eterno caminhar
E faço a viagem de volta
Nas voltas que o mundo dá

Sempre bate a saudade
Quando eu escuto falar
Das coisas boas do mato
Nas voltas que o mundo dá

Pedra que não cria limo
Sem lugar pra sustentar
Assim levo minha vida
Nas voltas que o mundo dá

Espero o mundo dá voltas
Pr’eu voltar pro meu lugar
Esperando vou alcançar
Nas voltas que o mundo dá

“Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar...”
(Sabiá – Chico Buarque / Tom Jobim)

Aloísio

A ARTE MODERNA E CONTEMPORÃNEA - Por Edilma Rocha

Se observarmos a história da pintura moderna  vamos comprovar que todos os grandes movimentos artísticos foram realizados pela juventude. Sendo assim, Picasso não teria criado o "Cubismo" aos seus 80 anos. A intenção de devolver à pintura o seu valor reativo, também se deu aos jovens. O que se sabe é que embora muitos tenham sido chamados a esta intenção, somente os mais fortes e perseverantes deixaram o seu nome escrito na história da arte mundial, como; Marcel Duchamp, Kandinsky, Picasso, Paul Klee, Miró, Max Ernest, Dalí ou Pollock. Traduziram o seu caráter e distinção através de imagens. Pintaram a própria intimidade, desenharam nos papeis e gravaram nas telas as suas próprias imagens. Não importava qual tema fosse escolhido,  pois recriaram as suas obras de maneira que deixaram a mostra, as inquietudes que as fizeram nascer.
Para saber julgar uma obra de arte é necessário muitas vezes até desconfiar do que já foi dito ou feito antes. Como poderemos saber em que circunstâncias se achavam os artistas no momento da criação? Daí a observação minuciosa para dentro de nós mesmos, fugindo das pretensões do artista. A arte pode ser tudo aquilo que os distingue dos demais, mas a facilidade de representar o que já existe de forma diferenciada reforça o poder da criação. A arte pode  ser o que distancia ou aproxima  com força e perseverança na idealização de um tema  como um objeto desejado.
A arte pode ser de uma época em foi criada ou a que virá posteriormente, testemunho de um tempo, representando o comportamento coletivo dos artistas. As vezes nem saõ compreendidas pelo poder  emotivo de cada expectador. Mas, os movimentos, os matizes, causam uma hipnose agradável aos olhos
de quem vê, gerando uma intenção de posse do objeto apresentado.
A arte  será sempre uma realidade e novidade.  A arte impõe-se em nossas vidas.

Edilma Rocha

Pintura de autoria de George Macário
Título - Presal

PENSAMENTOS - Por Edilma Rocha


" As outras pessoas têm sentimentos como você, e ideias que podem ser tão valiosas quanto as suas. 
Ame suas diferenças e respeite às dos outros "

Crato desrespeitado

Pedro Esmeraldo

Desde a semana passada Crato sofreu desrespeito praticado por certo comerciante que após estabelecer-se aqui achou com direito de colocar o endereço como sendo de outra cidade. O dito comerciante desculpou-se dizendo que houve erro da gráfica na hora exata de imprimir os convites.
Aceitamos as desculpas desses ardis comerciantes, mas o que queremos protestar é contra a fraqueza de nossas autoridades que fazem vista grossa e não procuram reagir com os pequenos erros que há constantemente, sempre solapando o património do Crato e quando acabam dizem que querem bem ao município do Crato e ainda confirmam amor a cidade na hora de vir buscar os votos. Queremos avisar às autoridades que só há paz quando há união, bem estar e compreensão mútua.
Não podemos deixar tudo correr frouxo, pois dentro do pequeno reino só queremos que haja igualdade e solidariedade entre todos. Ao contrário, devemos partir para a luta.
Avisamos a essas autoridades que nós escolhemos para defender o Crato e não para deixar tudo na corrente submissa que por vários anos esses homens vem solapando o património do município cratense, praticando a discórdia e o desequilíbrio social, semeando o ódio e deixando o povo praticamente inconformado com as suas astúcias desenfreadas e ardilosas.É preciso que aja compreensão dessas autoridades inimigas do Crato, caso contrário o povo cratense devera praticar medidas abusivas contra esses malefícios que há no seio desse povo intrigueiro e cujo o objetivo é transformar o Crato numa cidade dormitório.
Há uma grande parte da população cratense que almeja igualdade de tratamento mútuo e bom amparo social, com o mérito e comportamento de homem sério.
Não queremos que nos surrupiem nada. Deixem o Crato em paz. Que venham com força para vencer com retidão, sem procurar destruir este município que há tanto tem trabalha com honestidade a fim de alcançar o seu apogeu constituiído por homens civilizados.
Vejamos bem: Crato sofre pela falta de apoio sistemático do povo. Há quem diga que o Crato paga pelos erros de alguns administradores do passado que causaram erros absurdos e com muita fluência desrespeitam seus munícipes. Enfim, sempre temos dito e tornaremos a repetir: uma horda de bocós invadiu o meio político do Crato. Vejam que o Crato está sangrando, esvaindo-se em sangue e não há nenhum médico administrador que salve o nosso direito de reagir e luta em defesa da terra.
Por isso pedimos a Deus que nos dê força para escolhermos um grande administrador esforçado, vibrador, que venha contribuir com bom desempenho e tenha coragem de partir para a luta.
Olhem para o Crato de amanhã, não deixem a cidade cair no esquecimento, Marchem para a luta, olhem que posição deveremos tomar. Se por acaso nada nos for favorável, não fujam da luta, vamos partir para enfrentar uma campanha plebiscitária a fim de enquadrar a Crato ao vizinho Estado de Pernabuco, pois se não somos bem favorecidos aqui, nós, os cratenses, temos que tomar medidas arbitrárias para que sejamos ardentemente reconhecidos.

Maiô de Tule - por José Henrique Cruz

Jose Henrique Cruz
Jose Henrique Cruz
  • Melhores são as aventuras nos balcões das As Pernambucanas. Saía cada uma! Pra Você ver onde fui criado. Lá tinha apenas 22 funcionários. Todos brincalhões. Eu já tinha queda pra humorista e nesta escola me esbaldei. Vou lhe contar uma delas:
    .
    Chegaram duas mocinhas, eram mais ou menos 16:30h e nesse horário até as cinco, quase não entrava cliente. Nós ficávamos na quina do balcão, quase todos, contando piadas. Quando entrava algum freguês, eles olhavam logo pra mim, como se quisessem dizer " vai lá"!. 
    .
    Nesse dia o papo estava fora de série e fui atender as meninas. Uma delas perguntou-me: "Vocês têm tecido pra maiô?"Peguei uma peça de tule, que serve para véu e mostrei.
    .
    Ela disse: " Por que você não faz um pra sua mãe usar?"
    .
    E respondi na bucha: "Papai não deixa ela usar não, minha filha. 
    .
    Depois levamos na brincadeira. E o melhor: se tornaram minhas clientes...
    ...