Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Johnny Mathis


Nascido em Gilmer, Texas, no dia 30 de Setembro de 1935. Viveu boa parte da sua infância em São Francisco, Califórnia. Mathis começou a cantar publicamente na escola e em eventos da igreja, o pai rapidamente comprovou o talento do filho e providenciou escolas de canto. O pai de Mathis contratou um professor de voz quando ele tinha aproximadamente treze anos. Ele permanece um dos poucos cantores populares que receberam ajuda profissional para cantar e o treino incluiu ópera. Ele também era um talentoso atleta, ganhou quatro cartas atléticas na escola secundária e uma bolsa de estudos para atletas na Faculdade Estadual de São Francisco. Mathis também permaneceu boa parte da sua vida esportiva em São Francisco. Na própria faculdade ele quebrou o recorde mundial de salto alto do basquetebol (o registro mais alto foi de Bill Russell, saltando 1,96 metros). Na ocasião só quatro atletas Olímpicos tinham conseguido alcançar esta altura. Enquanto treinava para se tornar um professor, ele estava mostrando o seu talento a um concerto e assinou através dos Registros de Columbia.

A decisão mais difícil dele estava decidindo se ir para as provas Olímpicas para as quais ele tinha sido convidado, ou manter um compromisso para fazer as primeiras gravações dele que foram definidas em 1956. Enquanto Mathis optou para uma carreira artística, ele nunca perdeu completamente o entusiasmo dele por jogos esportivos. Um golfista ávido que completou num mínimo de cinco buracos em uma chance também foi anfitrião de vários torneios em nome dele nos EUA e no Reino Unido.

Embora freqüentemente descreva-se como um cantor romântico, a Discografia dele inclui um vasto número de estilos: jazz, estouro tradicional, brasileiro e música espanhola, soul/R&B, soft rock, e Broadway/Tin e outros padrões. Ele desfrutou um pouco de visibilidade cinemática cedo quando ele cantou um dos primeiros sucessos dele, "Não é para eu dizer", no filme, Lizzie no qual ele também teve um papel suplente pequeno. Mathis também permanece altamente sinônimo com música de feriado, depois de ter registrado seis álbuns de Natal. Ele registrou mais de 130 álbuns e vendeu mais de 200 milhões de álbuns e participou de jogos em todo o mundo. Ele tem a distinção de ter a permanência mais longa de qualquer artista de gravação no Registro de Columbia, depois de ter estado com o rótulo de 1956 a 1963 e de 1968 para o presente. Ele é um de só alguns artista de gravação cuja carreira atravessou seis décadas.

Algumas das canções de grande sucesso incluem "Evie", "My love for you","Mariah"(trilha sonora de West side story),"Chances are", "It´s not for me to say", "Wonderful! Wonderful!", "The twelfth of never", "Wild is the wind", "Mundo "Divino", "Misty", "Pequeno", "A certain smile, "Gina", "O que vai minha Mary Say", "Em um Dia Claro (Você Sempre pode Ver)", "Eu estou na Casa ao Lado", "Quando uma Criança Nasce, "Ido, Ido, Ido", "Muito, muito Pequeno, muito Tarde" (com Deniece Williams), "A Última Vez eu Sentia Assim" (com Jane Olivor), e "Amigos apaixonado" (com Dionne Warwick).

Mathis teve muito mais sucesso como um artista de álbuns. Os álbuns dele alcançaram sucesso em parte devido à reputação dele como um acompanhamento para sexo. Alguns dos álbuns célebres dele incluem "Divino", "Fielmente", "Fogo Aberto", "Dois Violões", "Esquenta", "Balance Suavemente", o "Humor de Johnny", e "Eu lhe Comprarei uma Estrela."

Mathis continua executando e registrando regularmente os seus álbuns e o mais recente álbum dele é o "Isto não é Romântico": o Álbum de Padrões, foi recebido entusiasticamente por críticos.

wikipédia

Para Maria Edite

Confiram !

Zélia , minha irmã, sempre acha  os melhores filmes, e indica. Desta feita, emprestou-me "Simplesmente Complicado", e eu adorei !
Protagonizado por Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin . Um triângulo amoroso sem dores !

Para uma noite feliz !

Louis Armstrong



Louis Daniel Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 — Nova Iorque, 6 de julho de 1971), é considerado "a personificação do jazz". Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com seu trompete.

Sarau, na casa de Dona Almina.

Nico da Rabeca , iniciou sua apresentação , tocando Fascinação !
A casa estava perfumada de flores.
Leila no bandolim , nos encantou com um repertório de valsas e chorinhos.
Maria Alice no colo da avó e perto do Sr. Pierre. Mas isso foi só por um momento. A menina , como diz Nicodemos, é do ramo ! Ficou ligada na música , e não se fez de rogada , quando foi solicitada para cantar. Vozinha entoada, de quem promete vida musical intensa ... Já é uma solista , e o talento para o canto não se avizinha... É nato !
Mesa perigosíssima para os diabéticos !
E Joaquim ainda oferece uma bicadinha de um destilado, guardado pelo pai, há mais de 60 anos.
Uma festa familiar. Dona Almina e filhos. A gente deu uma passadinha para abraçá-la, e fomos ficando , pelo prazer de uma convivência feliz !


Descobri que quando sinto não falo
Fico com um riso de abestada
quando o caso é de felicidade !

O recanto de Dona Almina é mágico
Tem no jardim duendes e fadas
que espantam todos os males
deixando alegria nos ares
e paz, no coração de quem o visita.

Neste momento amoroso
voltei pra casa com um pedaço do bolo
e a vida mais doce , com a certeza da amizade.!

Partilho com todos , uma noite feliz !

O livro do Cariricaturas para quem ainda não viu : capa e contra capa !

ALDEIA (um pequeno lugarejo proximo a Recife) por Teresa Peretti

Refúgio.
Simplicidade.
Convivência.
Espaço pequenino, aconchegante.
Ocupado por lembranças, costumes e gestos.
Entre as folhagens e flores,
os minúsculos beija flores cumprem o seu ritual.
Entre pequenos arvoredos, o saltitar dos sagüins alegram a natureza.
Entre o silêncio da noite, épocas de madrugadas frias, o canto irritante e constante dos grilos protege a escuridão.
Entre o amanhecer, os seus raios incandescentes despertam a passarada que, na sua inquietude, cantarola e pula entre os galhos verdes, festejando um novo dia.
Entre a tradição da festa junina, o São João é celebrado ao meio do borbulhar da água das chuvas freqüentes nesse período. A fogueira imponente, com suas chamas ardentes, vence os obstáculos da própria natureza, assegurando, ao santo homenageado, as tradicionais manifestações, embaladas pelas vibrações do som das poesias nordestinas, cantadas em versos, que partem da “Sala de Reboco”. Lá, uma foto grande do nosso rei do baião. Outro quadro em que, Marcos (meu companheiro irmão) retrata, através da música “Numa Sala de Reboco”, a cena de um matuto que, embalado pelos seus sentimentos, carrega, em seu alforje, o amor por aquela menina.
Uma casa.
Pequena, de coração grande, com portão, portas e janelas vermelhas – cor de sua preferência, exalta a coragem, a firmeza e a personalidade forte de um homem do campo que não se deixava vencer pelo cansaço. Embora carinhosamente chamada de Mocambo por algumas pessoas que fazem parte de seu cenário, sua legítima identificação é “RECANTO VOVÔ GERALDO”, nome esse que surgiu entre a ternura e os sentimentos ingênuos de uma criança que perdera o seu avô.
Nesse recanto, pela sua essência, não há hospedaria, mas, sim, abrigo.
Abrigo que se expressa com ternura, amor e prazer na acolhida de seus familiares, amigos e daqueles que ali chegam e entram no círculo da amizade.
É esse o meu recanto, de recordações, de paz, de amor, de vivência, de compartilhamento e de receptividade.
Nele, encontro a presença de meu pai, único e inconfundível pela sua sabedoria, pelas suas prosas, pela sua responsabilidade, dedicação, honestidade e solidariedade sem distinção.

Teresa Barreto de Melo Peretti (Tetê)

HOMENAGEM A SRA ALMINA ARRÃES - Por Edilma Rocha

Uma mulher com um pouco de anjo
e um pouco de Deus pelo imenso coração que possui.
Incansável nos cuidados e admirável pela juventude na idade que vive. Desvenda os segredos do mundo virtual como uma adolescente na simplicidade de uma menina. Tem como recompensa a felicidade dos que a ama. Receba as homenagens de todos nós que fazemos o Cariricaturas, Feliz Aniversário.

'Manual dos Direitos da pessoa com deficiência do Ceará "- Livro de Henrique Gurgel

--
Henrique Gurgel
Presidente da Associaçao Cearense do Esporte Adaptado
Atleta Paraolimpico Internacional de Nataçao
Supervisor do Paradesporto da
Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza
SECEL
+55+(85) 88781367, 99363404


o endereço de vendas do livro:
rua Dom Pedro II
nº 1856
bairro Piraja
próximo a rua Rui Barbosa
contato:
88 88098557 falar com o udjon

"Pérolas" de BOFF - Por: José Nilton Mariano Saraiva

"O autoajuda é uma grande indústria que trabalha com falsas promessas e tem como pressuposto a vulnerabilidade e a fragilidade humana. Todo ser humano quer ser feliz. E a autoajuda oferece uma fórmula rápida e fácil. ISSO É ALIENAÇÃO. A felicidade vem de dentro e é uma conquista que o ser humano realiza partindo da condição humana. Somos seres que têm a dimensão de luz e de sombra. Somos diabólicos,que dividem, odeiam e somos seres simbólicos, que unem, amam, são solidários. Essa é a condição humana. Não é um defeito, é a nossa marca. A felicidade vem do equilíbrio dessas duas dimensões, na medida em que faço uma opção pela dimensão luminosa e não deixo que a dimensão tenebrosa tenha a hegemonia da minha vida. Se parto dessa condição humana, diminuo as expectativas, a felicidade é mais alcançável, mais serena. Não significa que não tenhamos momentos especiais de felicidade. É a dimensão vertical. Um encontro com a pessoa amada, o irmão que estava no exílio volta... Aquele momento é supremo. Agora, tem aquele momento de estar serenamente, feliz, que é o cotidiano da vida. O fenômeno do casamento é uma bela figura. Quando a pessoa se enamora, sente uma enorme felicidade. Mas é fugaz. Casa, vem o dia a dia, se descobrem nos seus limites, um tem que tolerar o outro. Ele está feliz na medida em que consegue fazer uma síntese e conviver, apesar e com as diferenças. “Hoje vamos jantar fora...”. Romper aquele cotidiano que ameaça a felicidade. E ser criativo para manter aquele momento que é um pequeno êxtase, um pequeno encantamento. A felicidade vive dessas dimensões. E isso é sabedoria de vida, coisa que o mercado não dá. É uma conquista do coração.
----------------------------------------
A felicidade se encontra na justa medida entre a luz e a sombra, entre o instinto de rejeição e o de congregação. O ser humano tem que exercer a sua liberdade no sentido de saber os limites da realidade. Aquilo que prejudica ou que integra. Isso é uma conquista difícil. É o preço que cada pessoa tem que pagar para poder ser feliz. E a sociedade não ajuda a buscar essa justa medida porque exaspera o desejo, solicita o consumo material. É o discurso mostrando a criminalidade, exaltando pelas mil formas a violência dos seres humanos. É uma cultura doente.É difícil encontrarmos o equilíbrio e realizarmos o projeto de felicidade".

Postagem: José Nilton Mariano Saraiva

DOMINGOS BARROSO O NOSSO POETA- Por Edilma Rocha

AO POETA COM CARINHO
Pretendo atravessar a porta
se retiro os sapatos
vou revelar o nu dos meus pés.
Baixarei a cabeça em reverencia
ao poeta no seu sagrado lar.
Fissuras são poesias e as manchas no teto
o diagrama do coração.
Não sou alérgica e sinto o cheiro
dos insetos no ar entre a nova amizade.
O seu lar é sagrado
Não conheço a sua voz
mas vejo todos os dias seus escritos e adoro a sua poesia.
No silencio on line lhe conheço,
lhe conheço a cada dia.
A porta está aberta
entro suavemente
e lhe entrego um precioso presente.
Aguardarei sua emoção
que certamente queimará
a sua alma e cairá nos olhos do
deleite e do prazer.
Entrarei devagar carregada de livros
e se pensas ser meu amigo
o fará com certeza.
Não feixe-me a porta
e deixe a tartaruginha segurar o vento
ao apertar a minha mão.
Sou eu que estou a sua porta
somente...
Edilma Rocha















O Cristal

Para Edilma

E eis que me veio
carregada de aura
uma dama com seus raios
na voz, sorriso e doçura

cuja alma abracei
com pura amizade
dourada de leveza
...

O encanto (louco e santo)
arrebatado atingiu tudo:
casa, xícara, cafezinho
(por demais quente
e forte)

...

E eis que a vidraça aberta
assoprava-lhe os cabelos
que iam da sua auréola
mágica, leve, suspensa
até os céus de agosto

e era um céu estrelado
com todas estrelas enciumadas
por sentada a sorrir na varanda
a dama, a amiga e bela rainha
com sua voz de cristal...


(Edilma, obrigado pela visita e pela sincera amizade...)

Comunicado !

Vila das Artes em Fortaleza

MOSTRA

Fortaleza ganha mostra de Alejandro Jodorowsky. Filmes são exibidos de quarta a sexta desta semana.
Alejandro Jodorowsky, chileno de nascimento é cineasta, dramaturgo, literato e ensaísta, também é tarólogo, especialista em psicomagia, não a toa é chamado como o “mago multimídia”. Considerado um dos precursores da arte multimída o artista típico da contracultura criou o Moviment Panique (Teatro do Pânico) juntamente com os espanhóis surrealistas Fernando Arrabal e Roland Topor e escreveu diversos livros e peças teatrais. Devido aos anos de “processo” com o produtor até há pouco tempo o público não tinha acesso as obras cinematográficas de Jodorowsky, a não ser por exibições clandestinas. Só em 2006 suas obras foram exibidas em Cannes depois de restauradas. No Brasil o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro fez algumas exibições, asssim como o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Sesc. A mostra chega agora a Fortaleza promovida pelo Sesc Fortaleza com o apoio da Vila das Artes e fica em cartaz dias 4, 5 e 6 de agosto, sempre a partir das 18h30. Na programação quatro (dos sete) filmes do cineasta serão exibidos.
Programação

Dia 4
A Gravata (1957) foto
Enveredando no mundo das imagens o diretor grava o seu primeiro filme em Paris. Uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças.
Fando e Lis (1968)
O primeiro filme relevante do cineasta, adaptado de uma bizarra história de amor louco e inatingível criada por Fernando Arrabal em torno de um impotente Fando. Fruto da época da contracultura é um dos filmes mais poético, mais triste e belo de Jodorowsky.
Dia 5
El Topo (1970)
Faroeste surrealista, com altas conotações metafísicas, espirituais e simbólicas, é uma intensa alegoria em torno de um pistoleiro que vaga pelo deserto do Oeste. Filme preferido de John Lennon, que comprou seus direitos de exibição, além de ter financiado o filme seguinte de Jodorowsky, “A Montanha Sagrada”.

Dia 6
A Montanha Sagrada (1973)
Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista” que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Talvez a obra-prima do diretor, o mais delirante e poderoso de seus filmes, o que carrega as imagens mais desafiadoras de sua filmografia.


CINECLUBE VILA DAS ARTES


Em cartaz na Vila da Artes filmes do cinema nacional ás quartas, a partir do dia 11 de agosto.
O Cineclube Vila das Artes de agosto apresenta uma seleção de filmes do cinema nacional. A sessão tem início às 18h30 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) e a entrada é aberta ao público. O Cineclube Vila das Artes é espaço de debate sobre filmes de arte de conceituados cineastas. A cada semana um pesquisador, cineasta ou professor é convidado para conduzir o bate papo com o público. Neste mês está confirmada a participação do pesquisador Christiano Câmara para uma bate papo sobre o filme Braza Dormida (foto), de Humberto Mauro, exibido no dia 11, e a jornalista Aurora Miranda vai conduzir o debate após o longa Limite de Mário Peixoto que será exibido no dia 18. No dia 25 tem O Pagador de Promessa de Anselmo Duarte. As conversas sobre os filmes podem ser acompanhadas pelo canal www.ustream.tv/channel/cineclube-da-vila .

Programação
Dia 11
Braza Dormida (1928) Direção: Humberto Mauro. Drama. P&B. Mudo.
Bate papo com Christiano Câmara

Dia 18
Limite (1931) Direção: Mário Peixoto. P&B. Mudo.
Conversa com Aurora Miranda

Dia 25
O Pagador de Promessas (1962) Direção: Anselmo Duarte. Drama. P&B.


CINE ALUMBRAMENTO

Cine alumbramento exibe curtas nesta segunda às 19h
Nesta segunda tem mais uma edição do Cine Alumbramento na Vila das Artes. As exibições do Cineclube acontecem toda a primeira segunda-feira do mês, e tem entrada gratuita. Com projeção de curtas-metragens cearenses e com a presença dos realizadores, o coletivo realiza um bate papo sobre as obras após a exibição.

Programação

Na Contramão, de Eudes Freitas
Centauro, de Marina de Botas
Fui à Guerra e não Te Chamei, de Leonardo Moura Mateus

ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.


Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.


Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Nota ! "Manual de Direitos do deficiente do Ceará "- Henrique Gurgel

Estivemos na noite de ontem , eu e Nicodemos, na sede social do SESC- Juazeiro, para o   lançamento de um livro sobre os direitos do deficiente do Ceará ,de autoria de Henrique Gurgel.
O Livro encontra-se à venda , no endereço: Rua D.Pedro II, 1856 - Pirajá
Juazeiro do Norte-Ce
C/ Udijon Moura

Para Dona Almina

Feliz Aniversário, Dona Almina !

EXISTE UMA FORÇA CHAMADA DEUS!

Que nos leva a viver, que nos faz recomeçar
Que nos faz sorrir,que nos faz suportar as dores,
Que nos faz suportar a saudade
Que nos faz buscar a felicidade
Existe uma força muito além de nossos olhos
Maior que imaginamos, que nem sempre procuramos
Mas, ela sempre está a nossa espera
Existe uma força que nos faz sonhar
Uma força que nos faz acreditar
É uma força chamada AMOR
É uma força chamada persistência
Uma força chamada coragem
Uma força chamada fé!
Uma força que nos faz desejar viver
Olhe! ela existe dentro de mim.
Ela existe dentro de você!
A minha força é Deus!
(Almina Arraes)

Uma mulher especial !
Filha, irmã, tia, mãe e amiga...
Mulher das artes e de todas as letras
Sensibilidade ímpar
Coração generoso
Alma plena !

Que a tua luz permaneça acesa entre nós,  por muitos e muitos anos , criando e semeando sabedoria e amor !

Tiramos o chapéu pra esta mulher , e desejamos-lhe  uma vida longa e feliz !
Com muito amor, um abraço  carinhoso do Cariricaturas , representando  a legião infinita dos seus amigos .