Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Comunicado !

Vila das Artes em Fortaleza

MOSTRA

Fortaleza ganha mostra de Alejandro Jodorowsky. Filmes são exibidos de quarta a sexta desta semana.
Alejandro Jodorowsky, chileno de nascimento é cineasta, dramaturgo, literato e ensaísta, também é tarólogo, especialista em psicomagia, não a toa é chamado como o “mago multimídia”. Considerado um dos precursores da arte multimída o artista típico da contracultura criou o Moviment Panique (Teatro do Pânico) juntamente com os espanhóis surrealistas Fernando Arrabal e Roland Topor e escreveu diversos livros e peças teatrais. Devido aos anos de “processo” com o produtor até há pouco tempo o público não tinha acesso as obras cinematográficas de Jodorowsky, a não ser por exibições clandestinas. Só em 2006 suas obras foram exibidas em Cannes depois de restauradas. No Brasil o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro fez algumas exibições, asssim como o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Sesc. A mostra chega agora a Fortaleza promovida pelo Sesc Fortaleza com o apoio da Vila das Artes e fica em cartaz dias 4, 5 e 6 de agosto, sempre a partir das 18h30. Na programação quatro (dos sete) filmes do cineasta serão exibidos.
Programação

Dia 4
A Gravata (1957) foto
Enveredando no mundo das imagens o diretor grava o seu primeiro filme em Paris. Uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças.
Fando e Lis (1968)
O primeiro filme relevante do cineasta, adaptado de uma bizarra história de amor louco e inatingível criada por Fernando Arrabal em torno de um impotente Fando. Fruto da época da contracultura é um dos filmes mais poético, mais triste e belo de Jodorowsky.
Dia 5
El Topo (1970)
Faroeste surrealista, com altas conotações metafísicas, espirituais e simbólicas, é uma intensa alegoria em torno de um pistoleiro que vaga pelo deserto do Oeste. Filme preferido de John Lennon, que comprou seus direitos de exibição, além de ter financiado o filme seguinte de Jodorowsky, “A Montanha Sagrada”.

Dia 6
A Montanha Sagrada (1973)
Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista” que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Talvez a obra-prima do diretor, o mais delirante e poderoso de seus filmes, o que carrega as imagens mais desafiadoras de sua filmografia.


CINECLUBE VILA DAS ARTES


Em cartaz na Vila da Artes filmes do cinema nacional ás quartas, a partir do dia 11 de agosto.
O Cineclube Vila das Artes de agosto apresenta uma seleção de filmes do cinema nacional. A sessão tem início às 18h30 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, centro) e a entrada é aberta ao público. O Cineclube Vila das Artes é espaço de debate sobre filmes de arte de conceituados cineastas. A cada semana um pesquisador, cineasta ou professor é convidado para conduzir o bate papo com o público. Neste mês está confirmada a participação do pesquisador Christiano Câmara para uma bate papo sobre o filme Braza Dormida (foto), de Humberto Mauro, exibido no dia 11, e a jornalista Aurora Miranda vai conduzir o debate após o longa Limite de Mário Peixoto que será exibido no dia 18. No dia 25 tem O Pagador de Promessa de Anselmo Duarte. As conversas sobre os filmes podem ser acompanhadas pelo canal www.ustream.tv/channel/cineclube-da-vila .

Programação
Dia 11
Braza Dormida (1928) Direção: Humberto Mauro. Drama. P&B. Mudo.
Bate papo com Christiano Câmara

Dia 18
Limite (1931) Direção: Mário Peixoto. P&B. Mudo.
Conversa com Aurora Miranda

Dia 25
O Pagador de Promessas (1962) Direção: Anselmo Duarte. Drama. P&B.


CINE ALUMBRAMENTO

Cine alumbramento exibe curtas nesta segunda às 19h
Nesta segunda tem mais uma edição do Cine Alumbramento na Vila das Artes. As exibições do Cineclube acontecem toda a primeira segunda-feira do mês, e tem entrada gratuita. Com projeção de curtas-metragens cearenses e com a presença dos realizadores, o coletivo realiza um bate papo sobre as obras após a exibição.

Programação

Na Contramão, de Eudes Freitas
Centauro, de Marina de Botas
Fui à Guerra e não Te Chamei, de Leonardo Moura Mateus

ENCONTRO DAS ARTES

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.


Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.


Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: