Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Por João Nicodemos

Por João Nicodemos

"sopra que passa"

que tudo passa
e nada fica
e, se tudo passa,
nada passa também
e não fica ninguém
...

Nos trilhos da vida- por Rosa Guerrera




O trem continua o seu rumo pelos trilhos da vida !
Meu olhar vai divisando paisagens diferentes a medida que a viagem continua .
De repente alguém senta ao meu lado , e dá início a uma conversa ( aliás , para ser sincera, dá inicio a um monólogo).
E eu vou preenchendo o tempo escutando detalhes de uma vida , até então desconhecida para mim..
Nem lembro em qual estação teria subido esse meu companheiro de viagem.
Não ouso também perguntar em que estação irá descer.
Já foram tantas as companhias que tive nesse percurso do trem da vida !
Algumas entraram e saíram sem um gesto ao menos de adeus .
Outras , deixaram marcas profundas dentro de mim , outras ainda levaram nas suas mochilas alguns pedacinhos meus em seus corações.
Existiram pessoas também que trocaram de trem numa estação qualquer .
Olho a minha bagagem no chão e nem lembro qual foi a última vez que a abrí .
Sinto no olhar do meu novo companheiro de viagem um pouco de curiosidade em saber o que teria eu guardado nela ....
Finjo não entender , e trago com os meus olhos , o seu olhar para o azul do firmamento.
A paisagem lá fora , no momento nos parece de uma beleza ímpar , enquanto o trem continua correndo pelos trilhos da vida ..
Sorrimos talvez dos nossos pensamentos .
E pouco importa se está perto ou longe a próxima estação .
E se nessa seguinte parada , desceremos para outros rumos .... ou até se continuaremos juntos ainda por mais algumas estações.

por rosa guerrera

Por Domingos Barroso

meus sonhos nunca em paz
Devo ser um peso
para as minhas paredes.

Um abismo
para o teto.

Certamente devo ser um peso enorme
para as minhas paredes

e um abismo infinito
para o teto.


por Domingos Barroso
Cacá Araújo:
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO (VERSÃO TEATRO DE RUA)
Texto e Direção de Cacá Araújo

MAIO/2010

- Dia 30 (domingo) – 19 horas – Distrito da Bela Vista (Vila Padre Cícero - Terreiro do Mestre Cirilo)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo.

JUNHO/2010

- Dia 05 (sábado) – 19 horas – Bairro Muriti (Terreiro do Mestre Dedé de Luna)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti.

- Dia 09 (quarta-feira) – 19 horas – Bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Coco das Mulheres da Batateiras.

- Dia 12 (sábado) – 20 horas – Praça da Sé
Espetáculo “A Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.




Bebel Gilberto (Isabel Gilberto de Oliveira, Nova Iorque, 12 de maio de 1966) é uma cantora e compositora brasileiro-americana.

É filha dos cantores brasileiros João Gilberto e Miúcha. Começou a cantar cedo, participando de coros infantis em discos e musicais como Os Saltimbancos e Pirlimpimpim.

Estreou ao lado do pai, cantando Chega de Saudade, no especial João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, em 1980. Trabalhou no filme A cor do seu destino, de Jorge Durán. Era grande amiga de Cazuza e fez um dueto com o cantor na música Preciso Dizer Que Te Amo da qual era co-autora. Bebel compôs em parceria com Cazuza e Dé Palmeira, além de Preciso Dizer que te Amo, as canções Amigos de Bar, Mais Feliz e Mulher sem Razão. Participou do projeto Peeping Tom de Mike Patton (ex-vocalista do Faith No More), cantando "Caipirinha".

Atualmente reside em Nova Iorque, mas divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil, onde reside no Rio de Janeiro. Faz sucesso também na Europa, sendo uma das cantoras mais bem cotadas pelo leste europeu. Seu primeiro disco, Tanto Tempo, foi um dos discos mais bem cotados por público e crítica, sendo eleito um dos 1.000 discos que devem ser ouvidos antes de morrer. Bebel ainda lançou em 2004 seu segundo disco, Bebel Gilberto, que, apesar de ter ganho muitos prêmios pelo mundo (sobre tudo pelos singles "Aganjú" e "Simplesmente"), é considerado como seu disco mais fraco. Em 2007 lançou seu terceiro disco mundial, Momento que, mesmo não tendo atingido o mesmo sucesso de seu primeiro disco, foi um dos discos mais ouvidos do ano. Em 2009 pretende lançar novo Cd, All in One, com regravações de canções como "Bim Bom" e "Chica Chica Boom Chic".


Katharine Houghton Hepburn (Hartford, 12 de Maio de 1907 — Old Saybrook, 29 de Junho de 2003) foi uma importante actriz dos Estados Unidos da América. Hepburn actuou no cinema, na televisão e no teatro, e hoje é reconhecida como sendo um símbolo feminista e permanece uma das mais famosas estrelas de cinema de sempre.

Jamelão


Origem : Wikipédia, a enciclopédia livre.


Jamelão, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos, (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1913 — Rio de Janeiro, 14 de junho de 2008) foi um cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira.

Nasceu no bairro de São Cristóvão e passou a maior parte da juventude no Engenho Novo, para onde se mudou com seus pais. Lá, começou a trabalhar, para ajudar no sustento da família - seu pai havia se separado de sua mãe. Levado por um amigo músico, conheceu a Estação Primeira de Mangueira e se apaixonou pela escola de samba.

Ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Começou ainda jovem, tocando tamborim na bateria da Mangueira e depois se tornou um dos principais intérpretes da escola.

Passou para o cavaquinho e depois conseguiu trabalhos no rádio e em boates. Foi "corista" do cantor Francisco Alves e, numa noite, assumiu o lugar dele para cantar uma música de Herivelto Martins.

A consagração veio como cantor de samba. Sua primeira gravadora foi a Odeon. Depois, trabalhou para a Companhia Brasileira de Discos. Entre seus sucessos, estão "Fechei a Porta" (Sebastião Motta/ Ferreira dos Santos), "Leviana" (Zé Kéti), "Folha Morta" (Ary Barroso), "Não Põe a Mão" (P.S. Mutt/ A. Canegal/ B. Moreira), "Matriz ou Filial" (Lúcio Cardim), "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites/ Aluisio da Costa), "Eu Agora Sou Feliz" (com Mestre Gato), "O Samba É Bom Assim" (Norival Reis/ Helio Nascimento) e "Quem Samba Fica" (com Tião Motorista).

De 1949 até 2006, Jamelão foi intérprete de samba-enredo na Mangueira, sendo voz principal a partir de 1952, quando sucedeu Xangô da Mangueira.[1] Em janeiro de 2001, recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Diabético e hipertenso, Jamelão teve problemas pulmonares e, desde 2006, sofreu dois derrames. Afastado da Mangueira, declarou em entrevista: "Não sei quando volto, mas não estou triste."

Morreu às 4hs do dia 14 de junho de 2008, aos 95 anos, na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em sua cidade natal, por falência múltipla dos órgãos. O enterro foi no Cemitério São Francisco Xavier, no bairro do Caju, no Rio de Janeiro.
[editar] Curiosidades

* Jamelão era torcedor do Club de Regatas Vasco da Gama.
* Ele se irritava ao ser chamado de "puxador" ao invés de intérprete, pois conforme ele falava em várias entrevistas, "puxador é quem puxa carro ou quem puxa fumo".
* No dia do enterro, um carro do corpo de Bombeiros levou o caixão em cortejo fúnebre pela cidade, passando pela Marquês de Sapucaí.

Reflexão - por Fátima Figueiredo

Que mãe você é pra si mesma?

Podemos dizer que as meninas já nascem mães. Ainda pequenas,gostamos de ter os nossos bebês e bonequinhas que fazemos de filhos, ninamos, vestimos, alimentamos e até damos broncas. As mais molecas cuidam dos bichos ou das plantas. O certo é que a mulher gosta de cuidar. Crescemos observando como nossas mães e avós cuidam da família, dos amigos, da casa e de seus trabalhos.
O que é muito incomum neste cenário é que talvez poucas mulheres se lembrem de observar sua mãe cuidando de si mesma, e muito menos, de nossas mães nos ensinando a cuidar de nós mesmas. Alguém se lembra? Provavelmente um número muito reduzido. Simplesmente porque não é um hábito da nossa cultura. Ainda hoje, emancipadas e livres que somos, carregamos conosco um sem fim de tabus, medos, culpas e carências quando o assunto é autocuidado."Ainda hoje, emancipadas e livres que somos, carregamos conosco um sem fim de tabus, medos, culpas e carências quando o assunto é autocuidado." Talvez seja esta a queixa feminina número um: eu cuido de tanta gente, e quem cuida de mim?
Neste especial de Dia das Mães, gostaríamos de focar nas nossas mães internas. Pois uma das vantagens de crescer e amadurecer emocionalmente é ter a autonomia de cuidar de nós mesmas, fazer nossas escolhas e nos responsabilizar por elas. Ou seja, nos tornamos nossas próprias mães.
Então, reflita: que tipo de mãe você é para si mesma?

* Uma mãe exigente e sempre insatisfeita com sua filha(no caso você mesma)?
* Uma mãe excessivamente crítica, que deixa sua filha com a autoestima lá embaixo?
* Uma mãe que não olha para você e não reconhece sua autenticidade?
* Ou você é uma mãe boa e companheira, que se apoia, se aceita e acredita em si mesma?

Este exercício de reconstruir a mãe interna é muito libertador, pois podemos nos basear ou não nas qualidades das nossas mães reais. Podemos nos dar o que nossas mães não puderam, ou não conseguiram, provavelmente porque também não receberam. E assim, tomando o autocuidado nas nossas mãos, somos capazes de reconhecer nossos limites, aprender a dizer não, preencher nossos vazios e sermos mais plenas. E criar filhos e filhas que também saibam se respeitar e cuidar bem de si mesmos!






Palavras de uma jornalista depois do acidente em Angra

Filhos são do mundo!

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Três dias na cobertura da tragédia na pousada Sankay, olhos grudados em fotos, tevê e internet, vozes chorosas de mães e tios ao telefone me fizeram pensar nessa dor gigantesca que deve ser para um ser humano devolver o que mais amou nessa vida, mas nunca foi seu! E, principalmente, me fez entender que mais do que corajosos, nós, pais, somos loucos por correr o risco de amar tanto sem garantias.

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo.

O problema é que meu coração já é deles.

Recebido por e-mail sem a autoria

O POETA MANUEL BANDEIRA NO CÉU



















Manuel Bandeira no céu (à moda de Irene no céu)



Menino Manuel
Menino Bandeira
Poeta cantando
seu desalento.

Imagino Bandeira entrando no céu:
- Licença meu santo!
E São Pedro brincalhão:
- Entre, Manuel. Dormirás com Vésper e acordarás com o beijo da estrela da manhã.
(Stela Siebra)

O Socialismo estará no futuro? - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Este texto será o terceiro e último com os quais tentei abordar as questões que envolveram profundamente a crise do socialismo, como um estágio antecipado do ainda “inacabado” das possibilidades do capitalismo. Tive dois leitores que se manifestaram. O professor Zé Nilton que bem tocou na questão do evolucionismo marxista, como uma lei determinística que levaria, necessariamente, ao socialismo (no blog cariri agora). A isso chamou utopia e o com qual, em tese, não discordo . O outro comentário foi do Germano Batista, que embora acusando que o primeiro texto não dizia “coisa com coisa”, compreendeu muito bem que o caminho para uma discussão possível do porvir socialista estaria nos limites do capitalismo como forma básica de instituir uma civilização e de organizar sua vida material.

De cara, me coloco na posição de todo aquele que tenta sintetizar questões complexas. Qual seja compor com enormes lacunas o que de fato ocorreu em três séculos do pensamento humano; tentar segurar uma linha sintética e por último procurar ser claro. Por isso peço desculpas, pois sei das dificuldades e reconheço meus limites na tarefa. Mas ousar é poder e vamos adiante.

Não se pode pensar no socialismo, no estágio atual da história, sem conhecer as bases e a dinâmica evolutiva do capitalismo. Por isso é muito apropriado o conhecimento de Economia Política e, especialmente, acompanhar a sua extensa literatura. A matriz do pensamento marxista, que escolhi como a idéia fundamental de socialismo, desde o segundo texto, é “O Capital”. A partir deste texto e toda a literatura que o analisa, criou-se o que se denominou de “instrumento científico” para avaliar a evolução capitalista, inclusive subsidiado pela questão central do Iluminismo (entre os quais Rousseau) que é a própria racionalidade.

Como imaginar o futuro do pensamento socialista, no estágio atual do capitalismo globalizado, quando ocorreu uma das maiores revoluções desde os tempos da revolução agrícola? Qual seja a urbanização da maior parte da humanidade. Vivendo em concentrações complexas, consumidoras de enormes quantidades de energia e matéria prima, promotora de volumes nunca vistos de novos materiais, rejeitados do processo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços que se denomina corriqueiramente como lixo.

Mais ainda, mesmo que se defronte com uma enorme crise no capitalismo central, nunca se viu tão acelerada a inclusão de camadas enormes de consumidores de bens e serviços deste sistema de produção como agora. Na Ásia se tem o maior exemplo disto, já ocorrera no Japão, depois na Coréia do Sul, a China, Tailândia, Malásia e a Índia. Não diferente ocorre no Vietnã que toda a minha geração tem como referência de uma luta revolucionária anti-capitalista. Todos, sem exceção, criando classes médias, novos ricos, mas, principalmente, engrossando o oceano que banha todas as costas da humanidade com produtos e mercadorias num mercado mundial multiforme e muito diferente de tudo que se conhecia.

Aliás, o segundo mercado mundial em termos de população e avidez por consumo se encontra na África. Os Chineses sabem disto e hoje despertam, em termos de consumo nas ruas das capitais africanas, muito mais do que os antigos países ocidentais foram capazes. Na África se abre uma segunda fronteira dinâmica de urbanização, consumo de produtos industrializados e de serviços dependentes de tecnologia de base científica.

Onde isso vai dar? Numa escala de concorrência por recursos primários e por colocação de produtos transformados. Aí temos, na primeira face, a dos recursos primários, as questões ambientais, a fragilidade do uso das energias não renováveis e por último a atitude humana de manter-se em plena capacidade criativa e inovadora. Um parêntese: mais do que nunca a humanidade depende de si mesma para se inovar e renovar no processo histórico em que vive. O novo é quase sinônimo de sobrevivência da espécie e de decadências de civilizações.

Na face da colocação de produtos transformados, o problema continua numa ampliação terrível. Não vou citar estatísticas, mas apenas realçar que existem questões centrais na estrutura do capitalismo que implicam em grandes problemas: a propriedade certamente é uma delas. A outra, decorre desta, que é a distribuição da riqueza através deste gargalo composto por acúmulo e apropriação, que em outros termos, significa poder de uma minoria decidir pela maioria. A evidência deste mecanismo é, por demais, conhecida: a produção de alimentos num ano dá para alimentar quase uma população e meia, e, no entanto, milhões morrem de fome.

A questão, por exemplo, da inovação. Tudo aquilo que significou revolução na humanidade, ocorreu com o aumento do conhecimento científico e a aplicação das leis naturais e da organização social ao progresso material das pessoas. Mas aí, este ímpeto criador, se vê cerceado pela patente, que produz milhões de efeitos ao contrário da inovação. Um exemplo clássico é o do inventor Edison quando dominou o processo de geração, distribuição e iluminação pública com a energia elétrica, tendo que enfrentar os velhos monopolistas da iluminação a gás. Isso ocorre como um verdadeiro horror na medicina científica, quando uma simples pílula, por exemplo, de hipoglicemiante, pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa.

Agora tentando responder à pergunta que me fiz: o socialismo estará no futuro? Não necessariamente uma proposição acabada com base nos termos atuais. Mas certamente uma sociedade diferente daquele velho capitalismo centrado no pensamento ocidental com suas instituições e métodos de produção, distribuição e consumo. Ouso um pouco mais: a questão ambiental ainda ressurgirá como forma de ajuste nos três componentes citados da geração de riquezas. E ressurgirá como uma igualdade de ajuste, mais equânime e muito mais discutida por maiorias. Outro componente central é uma tese otimista.

Neste tipo de sociedade urbana que é industrial (transformadora) e que joga, essencialmente, com energia e massa, talvez o horizonte esteja em experimentos complexos como o do CERN na Suíça, quando o centro do pensamento se encontrará na natureza de partícula da matéria e em processos de altas energias. Se algo se inovar por aí, o que se terá é uma sociedade muito mais transformadora, com necessidades mais racionais de geração, distribuição e consumo. Neste ponto, teríamos, quem sabe, chegado a algo assemelhado ao que os pensadores dos séculos XVIII e XIX chamaram de socialismo.

Por fim, o texto foi longo. Tinha que acabar agora para não perder a meia dúzia de leitores que ainda tinha. Mas como promessa é dívida, acho que, pelo menos no possível a mim mesmo, disse ao Dihelson Mendonça que faria.

"Cinema Falado "-( Cinema x Música) - Por Socorro Moreira
Sou ligada nos casamentos : Música x Cinema.
Moon River x Bonequinha de Luxo ;
La vie en rose x Sabrina ;
Suplício de uma saudade x Love is a many splendored thing ;
Melodia Imortal x Aquarela do Brasil....
Vou parar pra não amanhecer o dia desarrumando essa gaveta. Vou dormir e sonhar com a Flauta Mágica e o Mágico de Oz...Qualquer coisa , a Laranja Mecânica me acorda, ou o Dólar Furado , quebrará a vidraça da minha " janela indiscreta."
Quero um sonho com o "Anônimo Veneziano", chegando no aeroporto das minhas noites .Daí dançaremos "O ùltimo tango em Paris", e ele sentirá o meu "Perfume de Mulher".
Amanhã será outro dia... Colherei na imaginação "Os Girassois da Rússia" e direi: "Bom dia Tristeza",resolvi dizer "Adeus às armas", antes do "último pôr-do-sol... ".
O Poderoso Chefão me destinou um " anjo azul" como "Guarda Costas"!
Vamos perder "O Baile" ?
Vamos encarar o "Divã" da nossa casa ?
E o vento levou nosso juízo ?Isso não significa dizer que temos alguma "Psicose". Temos "mentes brilhantes" , e o nosso coração é uma "lagoa azul".
" Tarde Demais para esquecer " o compromisso com as amizades.
No "Across the universe" , cantaremos juntos.
Ghost está "em algum lugar do passado"...ou "de volta para o futuro" ?
"Quando setembro vier" a gente faz outra festa, nem que seja no Empire Street , dependendo da "Sintonia de amor"....
Essas trilhas sonoras levam-me a umas "Férias de Amor", em "Roma de Fellini".
Não falo de "Amores clandestinos". Falo de uma "volta ao mundo em 80 dias".
"La dolce vita..." é um "Pecado de amor".
- "Sonhos de uma noite de verão" com "música e lágrimas " de alegrias !
Cadê " o pianista" para acompanhar essas lembranças musicais ?
Se ele estiver por aí , mandarei uma "Carruagem de fogo" buscá-lo.
- Não será necessário ...Sinto "o perfume " "volver " por aqui - " a insustentável leveza do ser", "até o último alento".
"Dançando na chuva", ou num "Bonde chamado desejo"?
Uma parada na "Esquina do Pecado", para fotografar "Irma la dulce", "Lolita",uma "gata em teto de zinco quente", e descobrir "o segredo da borboleta".
Ah, "Se meu apartamento falasse.." !
"O homem que sabia demais" não estaria "Perdido na Noite", e viveria o "Blue Velvet" da madrugada... Porque "Suave é a Noite", e uma "Pantera cor-de-rosa" , "Dança com Lobos".
"Assim caminha a humanidade, como "pássaros feridos" , ou "um estranho no ninho" , a um passo da eternidade".

"Smile", e o "Beijo da mulher aranha" ( antes, a "Bela da tarde") para "o leitor" !

*P.S.
Quando observares um "eclipse" , cuidado ! Pode ser o "apocalípse" ou apenas "retratos da vida! , no painel dos "sonhos" .
Cristal
- Claude Bloc -

As palavras secretas
que me dizes
vêm cheias de memória
e navegam barcos
ou beijos.
Depois
como águas que estremecem,
como ondas ou marés,
se perdem nas areias
desamparadas,
incoerentes
sementes
na correnteza.
À noite
tecidas de luz
ofegam em verdes paraísos
e vibram a cada amanhecer.
Quem escuta essas palavras?
Quem as recolhe assim:
cruéis ou sentidas
desfeitas em suas conchas?
As palavras,
aquelas que me dizes
são orvalho apenas,
cristal em minhas mãos.

***

Claude Bloc

Bob Marley



Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981) foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

Bob foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outro de seus filhos, Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiu carreira musical.

Salvador Dalí




Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de Maio de 1904 — Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dalí, foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do Renascimento. O seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi lançado postumamente em 2003 e, ao lado de Alfred Hitchcock, no filme Spellbound.

Dalí insistiu em sua "linhagem árabe", alegando que os seus antepassados eram descendentes de mouros que ocuparam o sul da Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e atribui a isso o seu amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e seu amor oriental por roupas. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte. Ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

wikipédia

Por Norma Hauer

SE ACASO VOCÊ CHEGASSE...
FELISBERTO MARTINS
Foi a 9 de maio de 1904 que nasceu aqui no Rio de Janeiro um compositor não muito citado ,mas que é responsável ,como co-autor, de dois grandes sucessos de Lupicínio Rodrigues.
Seu nome:FELISBERTO MARTINS
Uma de suas composições "Brasa",de co-autoria com Lupicínio Rodrigues, foi inicialmente gravada por Orlando Silva com alguns erros crassos de português. Como ficou muito marcante, Orlando fez uma nova gravação corrigindo alguns dos erros. Na gravação original um verso era assim:"desculpe a minha pergunta,mas QUEM tanta asneira junta,ENSINARAM a falar...",que na nova foi corrigido para "desculpe a minha pergunta ,mas QUEM tanta asneira junta ENSINOU-LHE a falar...".Outro verso errado e corrigido "se às vezes eu me demoro,é diminuindo a hora,para CONSIGO eu estar...substituído para "se às vezes eu me demoro,é diminuindo a hora, para COM VOCÊ estar"... O último verso continuou errado:"se apagasse essa brasa ,eu não sairia de casa ,dia e noite a LHE ADORAR",quando o certo seria :a a ADORAR(não seria eufônico).
Outra composição de Lupicínio,com FELISBERTO MARTINS (e só o nome do 1º é citado) é o primeiro sucesso de Ciro Monteiro:"Se Acaso Você Chegasse", anos depois gravado por Elza Soares
.Quando ainda não se gravavam sambas das Escolas ,FELISBERTO MARTINS teve o 1° gravado:"Natureza Bela",na voz de Gilberto Alves
Para terminar deixo aqui o final de uma das mais belas canções feitas para o Dia das Mães, gravada por Carlos Galhardo e da autoria de FELISBERTO MARTINS e Mário Róssi:"Sublime Herança".
"Tu guardas em teus olhos a criança,
Que ainda continuas vendo em mim.
E eu vejo em ti a mais sublime herança,
A jóia que amarei até o fim".
.
Não há indicação da data em que Felisberto Martins faleceu, mas tenho certeza de que foi em outubro de 1980.

Norma

Poemas públicos - por Alexandre Lucas

um pouco de poesia para temperar a luta....

Meus poemas escondidos

São dores que imperam

Dores que calejam a alma

E produzem inércia

Serão eles cortadas para confete

Serão tapetes para carnavais e maracatus

Meus poemas públicos

Ah, esses são metralhadoras de vida

Canções de rebeldia

Flores e rosas

De uma aurora colorida

São convocações de alegria

Palmas, batuques e poesia.



Alexandre Lucas