Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Por Norma Hauer

SE ACASO VOCÊ CHEGASSE...
FELISBERTO MARTINS
Foi a 9 de maio de 1904 que nasceu aqui no Rio de Janeiro um compositor não muito citado ,mas que é responsável ,como co-autor, de dois grandes sucessos de Lupicínio Rodrigues.
Seu nome:FELISBERTO MARTINS
Uma de suas composições "Brasa",de co-autoria com Lupicínio Rodrigues, foi inicialmente gravada por Orlando Silva com alguns erros crassos de português. Como ficou muito marcante, Orlando fez uma nova gravação corrigindo alguns dos erros. Na gravação original um verso era assim:"desculpe a minha pergunta,mas QUEM tanta asneira junta,ENSINARAM a falar...",que na nova foi corrigido para "desculpe a minha pergunta ,mas QUEM tanta asneira junta ENSINOU-LHE a falar...".Outro verso errado e corrigido "se às vezes eu me demoro,é diminuindo a hora,para CONSIGO eu estar...substituído para "se às vezes eu me demoro,é diminuindo a hora, para COM VOCÊ estar"... O último verso continuou errado:"se apagasse essa brasa ,eu não sairia de casa ,dia e noite a LHE ADORAR",quando o certo seria :a a ADORAR(não seria eufônico).
Outra composição de Lupicínio,com FELISBERTO MARTINS (e só o nome do 1º é citado) é o primeiro sucesso de Ciro Monteiro:"Se Acaso Você Chegasse", anos depois gravado por Elza Soares
.Quando ainda não se gravavam sambas das Escolas ,FELISBERTO MARTINS teve o 1° gravado:"Natureza Bela",na voz de Gilberto Alves
Para terminar deixo aqui o final de uma das mais belas canções feitas para o Dia das Mães, gravada por Carlos Galhardo e da autoria de FELISBERTO MARTINS e Mário Róssi:"Sublime Herança".
"Tu guardas em teus olhos a criança,
Que ainda continuas vendo em mim.
E eu vejo em ti a mais sublime herança,
A jóia que amarei até o fim".
.
Não há indicação da data em que Felisberto Martins faleceu, mas tenho certeza de que foi em outubro de 1980.

Norma

Nenhum comentário: