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"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
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"

(Carlos Drummond de Andrade)

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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Poeta da Aquarela - por Norma Hauer



Era o dia 9 de fevereiro de 1964, domingo de carnaval. Ele iria ser homenageado pela Escola de Samba Império Serrano, quando faleceu . Não viu a homenagem.
Seu nome: ARY EVANGELISTA BARROSO.

ARY BARROSO nasceu em Ubá, Estado de Minas Gerais, em 7 de novembro de 1904. Completaria, em 1964, 60 anos, mas faleceu aos 59 .

Deixou uma bagagem musical como poucos e teve sua "Aquarela" apresentada em quase todo o mundo. Ainda hoje é a música brasileira mais executada em 'shows" de turistas pelo mundo afora.

Sua primeira gravação de sucesso foi na voz de Sílvio Caldas:"Faceira", em 1929.

Ary, além de compositor , comandou o mais famoso programa de calouros do rádio, que chegou a ser imitado na televisão. Em seu programa, não admitia que os calouros desconhecessem os nomes dos compositores das músicas que iriam apresentar. Era o primeiro degrau para o gongo.

Ary, torcedor fanático do Flamengo, foi dos primeiros locutores a transmitir partidas de futebol. Usava uma gaitinha "irritante" para informar os gols. Se fossem contra o Flamengo, coitada de sua gaita e de seus ouvintes.

Teve também um programa, na Rádio Tupi (a emissora em que atuou ´por mais tempo)
de nome "Colégio Musical de Ary Barroso" em que comentava a história de músicas suas e de seus companheiros.

Além de "Aquarela do Brasil", gravada primeiramente por Francisco Alves, Ary compôs "Três Lágrimas"; "Maria"; "No Tabuleiro da Baiana"; "Como "Vais" Você?": "Na Baixa do Sapateiro"; "No Rancho Fundo", anteriormente denominado "Na Grota Funda", gravada por Aracy Cortes.
Depois Lamartine transformou a letra e o nome para "No Rancho Fundo", gravação de Sílvio Caldas. Ary não gostou;depois aceitou. E o samba fez sucesso.

Ary estava afastado do rádio e das composições, assim como muitos compositores da época em que um novo ritmo tomou conta da MPB: a bossa nova. Afastado ou não, suas músicas marcaram a MPB como poucas.
Não se poderá escrever a história de nossa música, sem que Ary seja citado por sua grande importância.

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