Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FALÊNCIA DE ÓRGÃOS.

Nem sempre se sabe o porquê de um silêncio. Vou explicar o meu.

Estando eu ontem à noite com amigos na cidade de Aquiraz com o objetivo de entregar uma encomenda a um técnico em eletrônica, ao tentar atravessar a Rua Santos Dumont nessa cidade, o veículo que me conduzia foi colhido lateralmente por uma moto. O rapaz da moto devia ter uns 18 anos e dirigia numa velocidade bastante acelerada - como a maioria dos jovens “motoqueiros” gostam de fazer - e desviando de sua mão, não teve tempo de frear e ocasionou uma ruidosa colisão. O rapaz (da moto), apesar do choque, sofreu apenas um leve corte na testa e um arranhão na mão (graças a Deus). Inicialmente quis que a razão fosse sua, como a grande maioria dos que dirigem esse tipo de veículo fazem, mas sabia que a falha fora dele, pois avançara uma preferencial. O carro onde eu estava com pessoas amigas ficou bastante amassado nas portas do lado do motorista, mas ninguém teve um arranhão sequer (graças a Deus) apesar dos estilhaços de vidro.

Bom, mas porque eu estou relatando isto? Porque, minha gente, fiquei estarrecida com a falta total de atendimento do DETRAN, da Perícia, do Fone 190, das Unidades móveis etc etc e demais órgãos que deveriam estar atendendo e socorrendo as vítimas de acidentes de trânsito.

Não fora o serviço RONDA, os passageiros do veículo onde eu estava poderiam ter sido até linchados, agredidos ou coisa assim, porque o veículo menor sempre causa dó e pena aos transeuntes, mesmo quando culpado. Num minuto apareceu um enxame de gente sabe-se lá de onde a fim de ver se podia se aproveitar da situação (e, quem sabe) roubar alguma coisa. O motociclista ao se levantar, ainda meio zonzo, foi saqueado. Um dos capacetes que conduzia em sua moto simplesmente sumiu e ao redor do carro, ficaram uns urubus esperando alguma chance para meter as mãos pelas janelas já sem vidro e ver se tinham chance de pescar alguma coisa. Sabe como é, numa hora destas a gente fica nervoso/a e muitas vezes desatentos/as e assim essa gente se aproveita.

Mas o que me impressionou realmente foi a falta de socorro. Ligou-se pro 190 e mandaram ligar para um número que seria da Perícia. Como o sinistro ocorreu em Aquiraz, nesse número disseram que não poderiam nos atender pelo fato de essa cidade não estar sob sua jurisdição, mesmo se fosse caso fatal, pois aí teríamos que ligar pro “rabecão”. E assim começou o ping-pong. Cada um mandando a gente ligar pro outro e o outro pro “um”. Não haveria realmente nenhum dos órgãos que se destacasse para o local do acidente. Nem a delegacia da cidade, onde se pretendia fazer pelo menos um Boletim de Ocorrência (BO) estava funcionando, pois o fato ocorreu em torno das 21 horas e a delegacia dessa cidade não funciona em regime de plantão.

O RONDA também tentou acionar alguma unidade móvel do DETRAN para periciar o acidente, mas o resultado foi o mesmo. NADA!!!

Ou seja, estamos todos desassistidos, desprotegidos e, mesmo assim, vendo por aí uma linda propaganda de um progresso que não existe.

Felizmente estou aqui podendo contar este fato. O BO foi feito hoje sem perícia, sem vistoria. Nadica de nada. Poderíamos simplesmente nos recolher em silêncio, mas o BO era necessário com a simples motivação de relatar o fato para acionar o Seguro...



Incrível isso!
Coisa para se pensar!!!!

Claude Bloc

3 comentários:

Edilma disse...

Claude,

ISSO SE CHAMA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL...
E AÍ ?
...

socorro moreira disse...

Ainda bem que ninguém sofreu maiores consequências.
O nosso dia a dia é cheio de surpresas.
Que Deus lhe cubra de graças, e lhe compense desses pequenos desastres.

Abraços

Claude Bloc disse...

Obrigada, maninas, pela força,

Abraços

Claude