Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Valfrido Silva - por Norma Hauer


"VOU-ME CASAR NO URUGUAI
Antes de o divórcio ser permitido no Brasil os desquitados "resolviam" suas novas situações "casando no Uruguai". O compositor popular, sempre "escrevendo a história" tudo aproveitava para marcar sua presença na música e na história.

VALFRIDO SILVA, nascido em 12 de agosto de 1904, em Botafogo, aqui no Rio, foi um que tocou nesse assunto.

Aos seis anos foi residir em Niterói, onde iniciou seus estudos e, simultaneamente, aprendeu a tocar piano.
Assim,aos 13 anos, já fazia fundo musical para os filmes mudos exibidos nos cinemas.

Mais tarde veio para o Rio, onde conheceu o compositor Oswaldo Chaves Ribeiro, que ficou conhecido como GADÉ, por coincidência, nascido em Niterói.

Enquanto VALFRIDO SILVA tocava nas salas de cinema, fazendo fundo musical para os filmes mudos, GADÉ se apresentava em rádios, tendo estreado em 1926 na pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-A). Mais tarde exerceu sua função de pianista nas Rádios Mayrink Veiga, Ipanema, Tupi e Nacional.

Mas ambos se firmaram como compositores, principalmente com críticas ou gozações de fatos do cotidiano.
Assim, depois de dizerem, pela voz de Almirante, que "vai haver barulho no chatô" e que o delegado (parece-me que o famoso Padilha) prometera agir, eles, com outra dupla famosa (Joel e Gaucho) gravaram "Estão Batendo":

"Estão batendo,
se for comigo diga que não estou
(só pode ser o cobrador)
É a mulata, que há muito tempo você abandonou
(Meu Deus do céu, eu vou fugir )
Está zangada,de cara feia e traz um vassourão (na mão)
Pelo que vejo ela está disposta
A fazer barulho e te meter a mão...

Vou-me esconder, o meu lugar vai ser naquele guarda-roupa
Você arranje o seu e fique quietinho,
Que com essa mulher até Carnera é sopa (Max Bayer)


Esses citados eram Primo Carnera e Max Bayer, dois pugilistas, conhecidos campeões na época.

Em "Quem é que paga a gasolina",, quando dizem:

"Quem é que paga a gasolina p'ra você andar
pelas ruas da cidade a bancar o lorde,
Bancando "Pintacuda" a 120 a hora..."

gravado por Odete Amaral, lembram a figura de Pintacuda, um piloto italiano, que foi vencedor no Circuito da Gávea, quando eles dizem que "ele" está "bancando Pintacuda, a 120 a hora."

Com Almirante, eles gravaram

VOU-ME CASAR NO URUGUAI
"Se eu fico em casa você está falando,
Se eu vou p'ra rua você quer brigar.
O nosso gênio não está combinando
Isso não é vida, eu vou-me separar...

E conclui:
"Você se vista e vá p'ra casa de seu pai,
Que eu vou comprar minha passagem
E vou casar lá no Uruguai".

Em resposta, ainda de Gadé e Valfrido Silva, Carmen Miranda gravou "Honrando o nome de Mulher", que termina dizendo

Você se vire e case então onde quiser,
Que eu fico mesmo no Brasil
Honrando o nome de mulher".

Assim era a dupla GADÉ e VALFRIDO SILVA, brincando com os costumes de sua época. Muitas outras composições eles fizeram juntos, como "Mania de Balzaqueana", “Passe p'ra Dentro", "Roseira Branca", "Terra de Amores"...

VALFRIDO SILVA fez parceria também com vários compositores, como Roberto Martins, Bide, Ciro de Souza, Nássara e outros, mas foi com GADÉ que brincou com a "moral e os costumes" de seu tempo.

Na qualidade de músico, participou da gravação original de "Cidade Maravilhosa", com Aurora Miranda.

Em 1959 foi lançado um LP de nome "Gafieira" com as músicas que mais fizeram sucesso da dupla.

VALFRIDO SILVA faleceu em 6 de novembro de 1972, no Rio de Janeiro, aos 68 anos.
Norma

Nenhum comentário: