Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Leonel Azevedo - por Norma Hauer


Ele nasceu no Morro do Pinto na data de 12 de agosto de 1905. Ainda garoto, estudou piano com uma prima e, mais tarde, violão, quando se apresentou nas primeiras rádios fundadas aqui no Rio: Sociedade do Rio de Janeiro e Clube do Brasil (esta não era nada modesta, era DO BRASIL)

Na época compôs sua primeira música , que cantou já na Rádio Educadora, mas não conseguiu gravar. Em 1935 , então na Rádio Philips, apresentou-se em um programa de Dario Murce, irmão de Renato Murce, que o levou para o programa "Horas de Outro Mundo".
Ele ficou de rádio em rádio e só depois que conheceu J.Cascata, conseguiu gravar, uma música que alcançou grande sucesso:"Minha Palhoça", antes cantada por Luiz Barbosa na Rádio Mayrink Veiga e,depois, gravada por Sílvio Caldas.

A dupla J.Cascata e Leonel Azedo foi responsável por tornar Orlando Silva um dos cantores mais populares de sua época com "LÁBIOS QUE BEIJEI". Ainda de Leonel Azevedo com J.Cascata, Orlando Silva gravou:"Mágoas de Caboclo";"Juramento Falso";"Quero Voltar aos Braços Teus";"Por Ti"...

Ainda da dupla: com Carlos Galhardo"Quem Foi?";"Um Sorriso...Uma Frase...Uma Flor" e "Todos Cantam seus Amores'; com Sílvio Caldas, "Símbolo Sagrado" e com Almirante "Passo de Avestruz", numa "gozação" às tropas alemães, que durante a 2ª guerra ficou famosa com seu "passo de ganso".

Ao lado de James Florence compôs um grande sucesso de carnaval, quando o bonde era uma das "figuras" carnavalescas .Chamava-se "Não Pago o Bonde"

"Não pago o bonde iaiá,
Não pago o bonde ioiô;
Não pago o bonde,
Que eu conheço o condutor"...

Ao lado de Sá Roris, que foi professor do Colégio Pedro II, criou "Apanhei um Resfriado, gravado por Almirante, também uma "gozação":

"Pelo costume de beber gelado,
Apanhei um resfriado que foi um horror,
Porém com medo de fazer despesa,
Eu com certeza,não fui ao doutor,pra me curar.
E tudo quanto foram me ensinando,
Eu fui tomando e cada vez pior..."

Após a morte de J.Cascata, em 1961, Leonel Azevedo afastou-se do meio, embora compusesse com outros parceiros, como Sá Roris, Antônio Almeida, Bide, Nássara, Humberto Porto... não ficou , porém, tão marcado como com seu companheiro mais constante:J.Cascata.

Em 5 LPs, registrou, como cantor, seu repertório, dando-lhe o nome de "HISTÓRIAS DE AMOR".
Em 1976, saiu seu último LP, que recebeu o nome:"Leonel Azavedo-40 anos de carreira".

Leonel Azevedo faleceu em 18 de outubro de 1980, aqui no Rio de Janeiro..

Norma

Nenhum comentário: