ALQUEMILA - Alchemilla vulgaris - Suas folhas em forma de mantos, trazem a magia da transformação. Os alquimistas colhiam as gotas do orvalho que amanheciam em suas folhas para usar em seus processos alquímicos. Poetas e alquimistas tiravam dela suas inspirações e poções mágicas. Por seu aspecto de manto e sua ação protetora e carinhosa, foi acolhida pela igreja Cristã que a chamou de "Manto-de-Nossa-Senhora".
Planta herbácea, atinge de 15 à 50 cm de altura. Originada da África e Europa. O nome Alchemilla, do árabe Alkemeych (alquimia), significa "pequena magia" certamente pelas inúmeras propriedades curativas. Suas flores amarelo-esverdeadas, em cachos, aparecem no verão. Cultivada em solo rico em argila húmida e alcalina. Exposição ao sol ou sombra parcial, semear na primavera ou no outono. As plantas pequenas podem ser cultivadas dentro de casa.
Use pequenas porções de folhas novas cortadas salpicadas sobre saladas de folhas. O sabor é levemente amargo. A infusão é usada em compressas anti-inflamatórias e cicratzantes : para enxague bucal após extração de dentes; como adstringente e loção contra acne. Em forma de creme, amacia a pele seca. A erva está relacionada com o útero, sendo usada também no tratamento de inflamações dos orgãos sexuais femininos, para suavizar a menopausa e outros distúrbios ginecológicos.
Edilma Rocha
Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro
Um comentário:
Achei linda a colheita do orvalho nessa gota cristalina...
Abraço, mana
Claude
Postar um comentário