Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

"Sonho Domado" - Thiago de Mello

Sonho Domado

Sei que é preciso sonhar.

Campo sem orvalho,
seca a frente de quem não sonha.

Quem não sonha o azul do vôo
perde seu poder de pássaro.

A realidade da relva
cresce em sonho no sereno
para não ser relva apenas,
mas a relva que se sonha.

Não vinga o sonho das folhas
se não crescer incrustado
no sonho que se fez árvore.

Sonhar, mas sem deixar nunca
que o sol do sonho se arraste
pelas campinas do vento.

É sonhar, mas cavalgando
o sonho e inventando o chão
para o sonho florescer.

Biografia
Thiago de Mello é o nome literário de Amadeu Thiago de Mello, nascido a 30 de março de 1926, na cidade de Barreirinha, no coração do Amazonas. Em Manaus, capital do Estado, fez seus primeiros estudos. Mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), onde cursou a Faculdade de Medicina até o quarto ano. Acabou optando por deixar os estudos médicos e dedicou-se à poesia.


Conhecido internacionalmente por sua luta em prol dos direitos humanos, pela ecologia e pela paz mundial, o autor foi perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964. Foi obrigado a deixar sua terra, tendo se exilado no Chile, até a queda de Salvador Allende. Seus trabalhos foram publicados no Chile, Portugal, Uruguai, Estados Unidos da América, Argentina, Alemanha, Cuba, França e outros mais. Traduziu para o português obras de Pablo Neruda, T. S. Elliot, Ernesto Cardenal, César Vallejo, Nicolas Guillén e Eliseo Diego.

Algumas obras do autor:
Poemas: Silêncio e Palavra, 1951 Narciso Cego, 1952 A Lenda da Rosa, 1956 Vento Geral, 1960 (reunião dos livros anteriores e mais dois inéditos: Tenebrosa Acqua e Ponderações que faz o defunto aos que lhe fazem o velório)Faz Escuro, mas eu Canto, 1965A Canção do Amor Armado, 1966Poesia comprometida com a minha e a tua vida, 1975Os Estatutos do Homem, 1977 (com desenhos de Aldemir Martins)Horóscopo para os que estão Vivos, 1984Mormaço na Floresta, 1984Vento Geral – Poesia 1951-1981, 1981Num Campo de Margaridas, 1986 De uma Vez por Todas, 1996


Prosa:Notícia da Visitação que fiz no Verão de 1953 ao rio Amazonas e seus Barrancos, 1957A Estrela da Manhã, 1968;Arte e Ciência de Empinar Papagaio, 1983Manaus, Amor e Memória, 1984Amazonas, Pátria da Água, 1991 (edição de luxo, bilíngüe (português e inglês), com fotografias de Luiz Cláudio Marigo).Amazônia — A Menina dos Olhos do Mundo, 1992O Povo sabe o que Diz, 1993Borges na Luz de Borges, 1993.

Discos:Poesias de Thiago de Mello, 1963Die Statuten des Menschen. Cantata para orquestra e coro. Música de Peter Jansens, 1976Thiago de Mello, Palabra de esta América. Casa de las Américas. La Habana, 1985Mormaço na Floresta. Locução do autor, 1986Os Estatutos do Homem e Poemas Inéditos, 1992.

Imagem
Google Imagens
http://www.releituras.com/tmello_menu.asp

Nenhum comentário: