Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Feliz 2010 - por Elvis Pinheiro




Começar um texto é deparar-se com uma folha em branco. Uma folha de computador em branco, diremos hoje em dia. Se antes o perigo era faltar a tinta da caneta, o grafite do lápis ou a folha de papel, hoje um dos perigos é um vírus embaralhar as letras de tudo aquilo que você estiver escrevendo ou simplesmente não haver eletricidade na casa ou a bateria recarregada.

Antes eu poderia perder os meus escritos vítima de cupins, da água, do fogo. Fogo e água ainda podem destruir computadores e toda a memória que eles estiverem guardando. Digamos que são Destruidores Primários Universais, o fogo e a água. Mas se salvarmos nossos textos na Rede, na grande teia chamada Internet, dentro de sua caixa virtual de "mails", as probabilidades de perdermos o que escrevemos diminui bastante. Claro que podem surrupiar minha senha, entrarem na minha conta de e-mails e apagarem tudo ou simplesmente mudarem as minhas senhas e eu nunca mais ter acesso aos meus textos... E se eu não escrever salvando de instante em instante aquilo que eu estiver digitando, pode ser que aquela grande frase de impacto fique perdida para sempre.

Se escrevemos para nos constituirmos como base mais sólida de memória e nos mantermos para mais além inscritos no Tempo, nós e nosso pensamento, escrever foi uma das maneiras desenvolvidas pelo intelecto humano mais eficazes para se fazer isso. Mas como tudo o mais, será passível de destruição. As novas tecnologias são apenas novas tecnologias lutando como as anteriores para evitar que o pensamento humano seja apagado da Terra. Foi por isso que os antigos substituiram as tábuas de pedra que podiam ser quebradas facilmente e deletar os pensamentos de Javé e substituir por outro material e depois outro e depois outro até chegarmos nestas linhas virtuais, sem materialidade, como se fossem a Alma Imortal que tanto se comenta nos textos sagrados. Existe, mas não se pode tocar.

E tudo isso é para lembrarmos que um Novo Ano acabou de chegar e queremos que ele seja novo e traga novas alegrias e conquistas. E isso acontecerá. Acontecerá sobre a nossa velha e antiga carcaça Humana. Sempre gosto de ler uns trechinhos de Erasmo em seu esplêndido Elogio da Loucura, porque sempre me espanto com a atualidade das idéias contidas nele. Daquela fresca atualidade de 1501 quando o livro foi lançado.

Eu quero continuar SENTINDO em 2010, continuar EXPERIENCIANDO os fenômenos que a vida carrega em si. É assim que se dá, em mim, a minha noção de crescimento, mudança e felicidade. Conhecendo novas pessoas, novos lugares, fazendo novas amizades... CONVERSANDO!

Desejo, portanto, a todos os meus novos e antigos amigos e conhecidos - porque qualquer pessoa que me tangencie, interfere em mim - um Novo Ano cheio de experiências epifânicas! Tenham várias e várias epifanias, tais temos na fase mais cheia de epifanias de nossa vida que é a época da Infância. Na infãncia descobrimos Tanto, tanta coisa nos mínimos elementos, que a Vida se torna maravilhosa a cada microssegundo. Então, meus queridos, tenham em 2010 esse olhar maravilhado das crianças, para aí, sim, manterem-se Novos e Atualizados.

Meu fraterno e caloroso abraço,
José Eldo Elvis Pinheiro Morais
Juazeiro do Norte, 02 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário: