Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Gibran khalil Gibran

Prefácio

"Vim para dizer uma palavra e devo dizê-la agora.Mas se a morte me impedir, ela será dita pelo amanhã,porque o amanhã nunca deixa segredos no livro da Eternidade.Vim para viver na glória do Amor e na luz da Beleza, que são reflexos de Deus.

Estou aqui, vivendo, e não me podem extrair o usufruto da vida,porque, através da minha palavra atuante,sobreviverei mesmo após a morte.Vim aqui para ser por todos, e com todos,e o que faço hoje na minha solidão,ecoará amanhã entre todos os homens.

O que digo hoje com apenas meu coração,será dito amanhã por milhares de corações."

Gibran Khalil Gibran

Seu nome completo é Gibran Kahlil Gibran.Assim assinava em árabe.Em inglês, preferiu a forma reduzida e ligeiramente modificada: Khalil Gibran e é mais comumente conhecido com o simples nome de Gibran.

1883- Nasceu em 06 de janeiro em Bsharri,nas montanhas do Líbano,a uma pequena distância dos cedros milenares.Tinha oito anos, quando um dia,um temporal se abate sobre sua cidade.Gibran olha fascinado,para a natureza em fúria e. estando sua mãe ocupada,abre a porta e sai a correr com os ventos.

Quando a mãe, apavorada, o alcança e o repreende,ele lhe responde com todo ardor de suas paixões nascentes:

" Mas mamãe, eu gosto das tempestades! Gosto delas, gosto!"(Um de seus livros em árabe será intitulado 'Temporais").

1894-Emigra para os Estados Unidos,com a mãe, o irmão Pedro e a irmã Sultane.Vão morar em Boston.O pai permanece em Bsharri.

1898-1902-Volta ao Líbano para completar seus estudos árabes.Matricula-se no Colégio da Sabedoria, em Beirute.Ao Diretor, que procura acalmar sua ambição impaciente,dizendo-lhe que uma escada deve ser galgada degrau por degrau,Gibran responde:

"Mas as águias não usam escadas."

1902-1908-De novo em Boston.Sua mãe e seu irmão morrem em 1903.Gibran escreve poemas e meditações para Al-Muhajer ( O Emigrante ),jornal árabe publicado em Boston. Seu estilo novo, cheio de música,imagens e símbolos,atrai-lhe a atenção do Mundo Árabe.Desenha e pinta numa arte mística que lhe é própria.Uma exposição de seus primeiros quadros, desperta o interesse de uma diretora de escola americana, Mary Haskell,que lhe oferece custear seus estudos artísticos em Paris.

1908-1910-Em Paris estuda na Académie Julien.Trabalha freneticamente e frequenta museus, exposições, bibliotecas.Conhece Auguste Rodin.Uma de suas telas é escolhida para a Exposição das Belas-Artes de 1910.Nesse ínterim, morrem seu pai e sua irmã Sultane.Em 1910,volta a Boston,e no mesmo ano muda-se para Nova Iorque,onde permanecerá até o fim da vida.

Mora só, em um apartamento sóbrio, que ele e seus amigos chamam de As-Saumaa (O Eremitério ).Em Nova Yorque, Gibran reúne em volta de si, uma plêiade de escritores libaneses e sírios, que embora estabelecidos nos Estados Unidos, escrevem em árabe, com idênticos anseios de renovação.O grupo forma uma academia literária que se intitula Ar-Rabita Al -Kalamia ( A Liga Literária )e que muito contribuiu para o renascimento das Letras Árabes.

Seus porta-vozes foram,sucessivamente duas revistas árabes editadas em Nova Yorque: Al-Funun ( As Artes ) e As - Saieh ( O Errante ).

1905-1920-Gibran escreve quase que exclusivamente em árabe, e publica sete livros nessa língua:

1905- A Música ; 1906- As Ninfas do Vale; 1908 - Espíritos Rebeldes; 1912- Asas Partidas ;1914-Uma Lágrima e Um Sorriso; 1919-A Procissão; 1920-Temporais;(após sua morte será publicado um oitavo livro sob o título de Curiosidades e Belezas,composto de artigos e histórias, já aparecidas em outros livros e de algumas páginas inéditas.

1918-1931-Gibran deixa pouco a pouco de escrever em árabe,e dedica-se ao inglês,no qual produz também oito livros. Em 1918 - O Louco;em 1920- O Precursor;1923-O Profeta;em 1927-areia e Espuma;em 1928 - Jesus, O Filho do Homem; em 1931-Os Deuses da Terra ;( após sua morte serão publicados mais dois: em 1932- O Errante;em 1933- O Jardim do Profeta).Todos os livros de Gibran, em inglês, foram lançados por Alfred Knopf, dinâmico editor norte-americano,com inclinação para descobrir e lançar novos talentos.

Ao mesmo tempo em que escreve, Gibran se dedica a desenhar e pintar.Sua arte, inspirada pelo mesmo idealismo,que lhe inspirou os livros, distingue-se pela beleza e pureza das formas. Todos os seus livros, em inglês, foram por ele ilustrados com desenhos evocativos e místicos,de interpretação às vezes, difícil, mas de profunda inspiração.

Seus quadros foram expostos várias vezes,com êxito em Boston e Nova Yorque.Seus desenhos de personalidades históricas são também célebres.

Gibran morre em 10 de abril de 1931,no Hospital São Vicente, em Nova Yorque,no decorrer de uma crise pulmonar que o deixara inconsciente.

Fontes:

www.starnews2001.com.br/kahlil2.html

Google Imagens

Nenhum comentário: