Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dina Mangabeira


Bernarda Carvalho de Rezende, a Dina Mangabeira (Bocaiúva, 20 de agosto de 1923 — Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2000) foi uma poetisa brasileira, participante de diversas academias de letras de Minas Gerais.

Dina Mangabeira nasceu numa fazenda chamada "Morro Agudo", até então de propriedade do seu pai, também conhecido como Neco Mangabeira.

O nome "Mangabeira", denominado à família, surgiu porque seu avô paterno, tradicionalista em Montes Claros, Raimundo José de Carvalho, industrializava leite de mangabas de todos os mangabais que arrendava das fazendas do norte de Minas e da Bahia, para vender às fábricas de borracha.

Mudando-se aos dois anos de idade com seus pais e irmãos para Montes Claros, Dina fez ali o curso primário, de adaptação e o normal.

Lecionou de 1945 a 1948 quando, por ocasião do casamento, deixou o magistério a fim de cuidar dos filhos e se dedicar à literatura.

Dina morou em Montes Claros até os cinqüenta anos de idade, mudando-se para Belo Horizonte quando seu marido pediu transferência do banco aonde trabalhava.

Apesar de não trabalhar fora de casa, Dina Mangabeira não deixava seu tempo disponível cair na ociosidade, sempre procurando algo para fazer. Entrou para a Arquiconfraria das Mães Cristãs do Brasil onde, chefiando uma equipe de mães, trabalhava ajudando na paróquia e nos serviços sociais dos bairros.

Dina faleceu em Belo Horizonte de um câncer.


Como amante da literatura, Dina tinha sempre às mãos um bom livro para ler, ou uma caneta e um papel para escrever.

Em 1981 começou a enviar seus artigos para os jornais de Montes Claros e Belo Horizonte e não parou mais. À medida seus artigos ficavam conhecidos, foi convidada para ingressar na Academia Feminina Mineira de Letras. Além da AFEMIL, Dina participou da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, representando Montes Claros.

wikipédia

Nenhum comentário: