Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

Bertha Celeste - por Norma Hauer


No dia 18 de agosto de 1999 ela faleceu aqui no Rio de Janeiro Chamava-se BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO, Professora, poetisa, paulista, nascida em Pindamonhangaba.
Pouca gente sabe disso, mas garanto que neste momento alguém deve estar cantando seus versos. Você que está lendo agora, já cantou tais versos centenas de vezes, tenho certeza.

Tais versos correspondem à letra brasileira para uma melodia criada nos Estados Unidos por duas irmãs professoras, para que seus alunos cantassem na entrada da Escola. Isso em 1874. A melodia recebeu o nome de “Bom dia a todos”,

Registrada em 1893 ficou “esquecida” até que em 1923 recebeu novo título, usando a mesma música: “Happy Birthday to You” ou seja “Parabéns a Você’.
Aqui no Brasil ela chegou com o título em inglês e assim era cantada até 1942, quando Almirante, através da Rádio Tupi organizou um concurso para que a melodia recebesse versos em português.
E não foi um “concursinho” de uma emissora de rádio. Houve cerca de 5000 participantes e o júri, composto de membros da Academia Brasileira de Letras, escolheu os versos de BERTHA CELESTE HOMEM DE MELLO, cuja letra correta é
“Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida"...
E assim ela queria que fossem cantados: “Parabéns a você e não p’ra você e muita felicidade (no singular)_ e não felicidades (no plural).
Ela dizia que felicidade é só uma.

Lembro-me que pouco antes de falecer ela deu uma entrevista sobre a autoria da letra que, por lei, deveria render-lhe direitos autorais. mas que pouco rendia, a não ser quando usada em rádio, TV, cinema e gravações. Afinal, tornou-se tão conhecida que parecia não ter “dono”.

Já se passaram 11 anos de seu falecimento e vamos continuar usando seus versos “ad eternum”.. 

Norma

Nenhum comentário: