Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Sabedoria - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Observamos ao longo da história, que desde o início das civilizações, o homem estuda uma forma de melhor se relacionar com a sociedade. Na Bíblia, se observarmos o livro dos provérbios que é atribuído a Salomão, mas de autoria de várias pessoas, pois foi escrito em várias épocas, verificaremos que é um verdadeiro resumo da sabedoria de Israel. Os provérbios foram escritos, a maioria deles da experiência popular, que posteriormente foi coletada, aprimorada e editada por sábios profissionais da época de Salomão. Esse livro é palavra de Deus que transmite a vida. Deus com a sua palavra se comunica com o seu povo através de situações e acontecimentos do dia a dia. As pessoas percebem em suas experiências de observação, reflexão e intuição e expressam em sentenças simples, geralmente bem mais profundas do que os longos e diversos tratados sobre os problemas da existência humana. A sabedoria é um dom de Deus, mas nem sempre é compreendida pelos sábios e doutores. O objetivo do livro dos provérbios é educar para a vida, para o governo e para que o povo tenha um discernimento que se aplique a todas as situações da vida pessoal e social. O livro dos provérbios nos brinda com a seguinte sentença: “Meu filho, escute a disciplina de seu pai, e não despreze o ensinamento da mãe porque serão para você uma coroa formosa na cabeça e um colar no pescoço.” (1,8).

De nada vale o conhecimento adquirido por meios de especializações, mestrados, doutorados e leituras aprofundadas, se a pessoa humana não souber captar o dom da sabedoria que vem de Deus. E isso vale mais, pois leva o ser humano a perceber que os valores morais recebidos dos nossos pais, tal qual nos diz o provérbio citado acima, devem ser seguidos ao longo da vida. Agir com sabedoria é respeitar o pensamento alheio, é ser gentil com as pessoas, é ser humilde, mesmo sendo intelectual ou um doutor. É aceitar a maneira de pensar dos outros. Nem sempre somos o dono da verdade.

Em todos os Blogs existe um local para quando se posta um texto, as pessoas interagirem com as outras colocando sua opinião através dos comentários. Entretanto quando se escreve uma opinião contrária a quem está debatendo, vêm as agressões, até para desqualificar o outro, que muitas vezes não se conhece. É para ser um debate de idéias? Muitas amizades já se destruíram por causa de debates políticos e religiosos acalorados. É doloroso ser agredido, ser diminuído, mas existe um antídoto: o pedido de perdão para quem agrediu. E o agressor ser perdoado.

É muito mais interessante o debate de opiniões diferentes. Entretanto, não é o que acontece nos blogs, basta um fazer um comentário que vai de encontro ao que a outra pessoa pensa, que começa a falta respeito e agressões pessoais.

Tão bom seria se todos agissem com sabedoria para promover a paz e a harmonia entre as pessoas. Afinal de contas, diante de Deus somos iguais. A humildade supera a arrogância. E o mundo se tornará melhor se as pessoas começarem a promover a paz, mesmo começando nos blogs.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

7 comentários:

Edilma disse...

Magali,

Como sempre a palavra de Deus se faz proferir atraves dos seus textos.
Sensata, humana e ponderada nas suas palavras, este já é o seu estilo.
Lhe adimiro pela pessoa simples que és e o perdão é sempre uma constante em voce.
Todos nós que fazemos o Cariricaturas nos sentimos honrados em te-la no meio de nós


Beijo !

Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...

Edilma,

Suas palavras servem de grande estímulo para mim.
Muito obrigada!

Abraços

Magali

Manoel Severo disse...

Senhora Magali, extremamente oportuna as reflexões provocadas por seu texto.

Uma coisa é o respeito à diversidade, às diferenças, ao livre arbítrio, ao conviver com as mais diversas formas de pensar e agir; e outra coisa é a intolerrância, a arrogânica, o desrespeito, a deselegância.

Temos na Rede de Blogs do Cariri um instrumento poderoso para construir uma sociedade cada mais harmonica, unindo pensamentos, impressões, sentimentos, talentos; precisamos sim, renovar esse compromisso de fazer desses instrumentos. ambientes sempre saudáveis, com diferenças, claro, mas com o toque especial do amor à nossa região.

Parabens e conte conosco

Manoel Severo

Liduina Belchior disse...

Magali,

Não basta ser sábio,é preciso perseguir a sabedoria.
Lindo e oportuno seu texto baseado na Bíblia. Parabéns!!!!

Abraços: Liduina.

Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...

Manuel Severo e Liduína,

Agradeço sensibilizada a participação de vocês comentando meu pequeno e simples texto. Palavras que serviram para complementar o que escrevi.

Abraços

Magali

Claude Bloc disse...

Claude Bloc disse...

Magali,

Como sugere o aviso que postei, eu estava em D. Quintino "sem rádio e sem noticia, das terra civilizada"... Sem internet e sem celular...

Mas, é sempre bom voltar e encontrar tua palavra acalentadora e ao mesmo tempo cheia de esclarecimentos.

É bom te ler. Alegra-me e me enriquece.

Abraço,

Claude

Magali de Figueiredo Esmeraldo disse...

Claude,

Agradeço o seu gentil comentário. Li o seu aviso que estaria em D. Quintino. Você é sempre uma amiga de todas as horas.

Um abração

Magali