Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sobre as ondas - Emerson Monteiro

Com este título, Rita Guedes, no dia 28 de janeiro de 2011, lança em Crato, no auditório do Instituto Cultural do Cariri, romance de sua autoria, cuja ação se desenrola nesta cidade durante a primeira metade do século que passou. A autora, graduada no curso de Letras pela anterior Faculdade de Filosofia do Crato, gérmen da atual Universidade Regional do Cariri, exercita a competência de escritora neste livro, ficção calcada em lances da história regional do Nordeste, desenvolvendo trama familiar que apresenta o espírito urbano dos que viveram no tempo considerado pela obra, revivendo valores e conceitos da sociologia da cidade, trabalho preenchido de surpresas e denotando mensagens úteis à religiosidade humana.
Rita Maria Lopes Guedes Santos nasceu em Crato, filha de José Guedes de Sena e Juracimira Lopes Guedes. Nesta cidade formalizou a sua educação, por intermédio do Ginásio São Pio X e do Colégio Santa Teresa de Jesus. Quando se graduou em Letras, especializou-se na Língua Inglesa e lecionaria em escolas públicas e particulares cratenses durante dez anos.
Casada com Felizardo Mendonça Santos, é mãe de três filhas, Osnyeide, Michele e Karenn, e avó de dois netos, Luanna e Thiago.
Em 1985, transferiu-se para Fortaleza, onde seguiu ensinando inglês e, também, português.
Escreve poesia e artigos, com publicações na imprensa da capital cearense, além de participações em revistas acadêmicas e literárias, como Letras em (Re)vista, da Faculdade de Filosofia do Crato, e Nordeste Salesiano, e nos livros Versos diversos e Antologia do Amor.
O desenho e a pintura são outras habilidades artísticas que Rita exercita, das quais utiliza no presente volume, cuja capa e páginas internas trazem ilustrações de sua autoria.
O argumento que conduz a história do livro, encetado com propriedade, revela vivências e pensamentos próprios da formação da autora, com que brinda seus conterrâneos e contemporâneos, familiares e amigos, predicados que perenizam frutos adquiridos e repassados nos protagonistas, espelhos da comunidade interiorana de tempos os quais tantos guardam na memória e nas saudades. Por meio desses retalhos de época rica, movidos em tramas leves e afetivas, testemunhas de perto deste seu primeiro romance, um êxito que lhe consagrar a geração, pelo poder da literatura folhetinista do sertão cearense.
Ensejamos, pois, boa repercussão ao carinho que transmite, ora lançado à apreciação dos leitores da região do Cariri, fonte original desta criação.

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Emerson, muito pertinente seu texto e é de bom tom divulgar os valores culturais do Crato.

Rita escreve de forma leve e agradável e traz de volta imagens de um Cariri esquecido e guardado apenas na memória.

Abraço a você e a Rita.

Claude