Apesar de modesta, a Verbena sempre teve um alto conceito e até mesmo um caráter sagrado para muitas culturas. Na antiguidade era usada em cerimônias religiosas e para prever o futuro. No Egito havia a crença de que a planta havia se formado a partir das lágrimas de Ísis, a Mãe Cósmica. Os sacerdotes gregos a usavam sempre junto de suas vestes. Dedicada a Vênus, era usada no elixir do amor. Nos altares romanos era usada para a purificação espiritual.
Cultivada em solo argiloso, fértil e bem arejado, sob o sol ou sombra pouco densa. Semear na primavera. Pode ser cultivada dentro de casa. Na culinária, as folhas costumavam ser usadas em vários pratos e licores para despertar o amor. Compressas feitas com infusão das folhas aliviavam olhos cansados e pálpebras inchadas. Na medicina, é usada como digestivo e sedativo. Os druidas empregavam uma infusão floral com erva para purificar a visão. E os anglo-saxões usavam a erva em bálsamo sagrado como proteção contra todos os males.
Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro
2 comentários:
Linda combinação de cores, que mais lembram texturas. Passei por aqui ontem e vi essas flores, e hoje, até parecem mais belas!
Abraços,
DM
Dihelson,
Só alguem com a sua sensibilidade artistica e fotográfica para falar das minhas postagens das flores.
Pois elas passam em branco. Aliás, aqui no Cariricaturas os leitores raramente comentam... mesmo um texto bem escrito por alguem que se esmerou e superou no seu precioso talento e no seu tempo nos teclados do computador... Quanto mais algumas culturas florais...
Mas vindo de voce, é pura sinceridade .
Obrigada, Bidu!
Postar um comentário