TOMILHO, Thymus vulgaris. O Tomilho batido pelo vento, cheira á madrugada do paraíso. A erva dos sonhos reveladores, da auto-estima, do amor e da fidelidade. Seu aroma atrai as abelhas, então produzem um mel muito saboroso. Subarbusto sempre verde. Atinge a altura de 8 a 40cm. Existem inúmeras variedades, algumas rastejantes. Origem : Bacia Mediterrânea Ocidental. Thymus, do grego thymon, sigfica coragem.
Os soldados romanos banhavam-se em água com Tomilho para ter mais vigor. Já cavaleiros andantes, na Idade Média, levavam bordados com ramos de Tomilho, oferecidos por suas damas para aumentar a coragem e a bravura. Também na Idade Média era usado em fórmulas de "encantamento". Inspiração dos poetas, desde os tempos de Virgílio, pelo aroma intenso e marcante. Símbolo da graça e elegância, a expressão "cheirar a Tomilho" era usada na Grécia para expressar agrado.
Cultivada em solo leve, alcalino e bem arejado, com exposição ao sol. Semear na primavera. Pode ser cultivado dentro de casa, desde que seja num local onde bata sol. Colher as folhas no verão, de preferência quando estiver em flor. Usada na culinária, as folhas junto com louro e salsa formam ramos de cheiro. São também moderadamente usadas em caldos, marinadas, recheios e sopas. O cheiro é intenso e penetrante. É usado em infusão, como tônico digestivo, para aliviar a ressaca, adoçado com mel, para tratar a tosse e garganta inflamada.
Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro
3 comentários:
Edilma,
Suas postagens trazem todo um colorido encantamento ao Cariricaturas.
Abraço,
Claude
P.S. Só vou a Fortaleza amanhã (3ª)estou aqui em meio a um monte de caixas... (rss)
Edilma, maravilha esta postagem.
Vou separar para mim as fotos com informações sobre flores.
Abraço.
Gabí
Claude,
Esta maravilhosa fonte vemde voce,menina...
Quanto ao colorido faz parte de mim as cores...
Beijo !
Gabi,
Fique avontade.
Tudo de bom e lindo que a natureza nos presenteia, pertence a todos nós.
Adorei voce de cabelinho ruivo.
Já tinha lhe falado isso ?
Participe mais.
Nos fale sobre a sua terra e o seu trabalho.
Beijo !
Postar um comentário