Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A melhor notícia para o Crato - Prefeito Samuel Araripe consegue em Brasília, 4 milhões de reais para as obras emergenciais do Canal do Rio Grangeiro


A notícia que todos os Cratenses de Boa Vontade tanto esperavam


Img_1478

Técnicos discutem soluções para o Canal do Rio grangeiro e Encosta do Seminário

Img_1471

Dr. Nivaldo Soares e o Sec. de Desenvolvimento Econômico Duda Alencar

Img_1469

Pref. Samuel Araripe em ligação para Brasília. Engenheiro analisa problemas

Img_1465

E finalmente aconteceu. A melhor notícia que os Cratenses poderiam receber no momento: O Prefeito do Crato, Samuel Araripe consegue em Brasília, com a ajuda do deputado Arnon Bezerra, os primeiros 4 milhões de reais para a recuperação emergencial do Canal do Rio grangeiro. O dinheiro já foi credidado na conta da prefeitura na noite do último dia 17 de fevereiro, sendo uma primeira remessa, e será usado para a construção de 30 casas destinadas às pessoas que ficaram prejudicadas por conta da enxurrada que se abateu sobre a cidade no último dia 28 de janeiro. A quantia também será utilizada para a recuperação das pontes principais da cidade, que ficaram comprometidas, além das áreas com erosão, no Canal do Rio Grangeiro.

O Plano Emergencial havia sido enviado esta semana por meio do deputado federal Arnon Bezerra, depois de elaborado pelos técnicos da prefeitura municipal. Conforme se sabe, existem 2 etapas distintas: A recuperação emergencial e a reconstrução total do canal do rio grangeiro, que seguem por projetos diferentes. Numa primeira fase, é preciso resolver os problemas mais urgentes, como o auxílio aos desabrigados, e a recuperação das pontes e áreas afetadas, a fim de que a cidade volte a ter uma vida normal. Numa segunda etapa, a reconstrução completa do canal, que exigirá uma verba federal ainda maior, seguindo um projeto que está sendo elaborado, diante de uma nova realidade para o Crato, gerada à partir dos eventos do último dia 28 de janeiro, que exigirá que se reconstrua de modo maior e melhor, o antigo canal.

Sobre as soluções para a segunda fase, a reconstrução completa, fala-se em aumento do volume do canal, tanto em largura quanto em profundidade, como há outras idéias, reveladas pelo secretário de meio-ambiente e controle urbano, Nivaldo Soares, como por exemplo, um desvio das águas para o rio batateiras, por fora da cidade, a começar na famosa "ponte de bia", além de outro duto, por baixo do leito do canal atual. Mas tudo isso ainda está sendo estudado por técnicos, e o projeto de reconstrução total, ainda irá ser apresentado.

Embora persista um quadro de indefinição quanto à vinda do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho ao Crato, o que verdadeiramente importa agora aos cratenses, é esta primeira vitória, das muitas que ainda se espera obter, de que o próprio ministro já liberou os primeiros 4 milhões de reais ao Crato. Isso em si, já é uma grande vitória para os Cratenses.

Dihelson Mendonça
( Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC )

3 comentários:

Edilma Rocha disse...

Dihelson,

Abrir o Cariricaturas e deparar com esta exente matéria é começar bem o dia.
Finalmente uma solução para os problemas de nossa cidade.
Noticias como esta nos enche de esperança por dias melhores e soluções imediatas.
Parabéns pela postagem e obrigada pela importante colaboração ao nosso Cariricaturas.

Abraço !

Claude Bloc disse...

Essas boas noticias a gente precisa saber.

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Pois é, minhas amigas, até que enfim uma notícia boa em relação à enchente. A verba já está no banco, as máquinas já voltaram a trabalhar no canal ( vou até dar essa outra notícia ), e a reconstrução vai seguir o projto que foi enviado.

Há uma grande urgência nessa parte emergencial porque uma das barreiras do canal caiu e está a menos de 10 metros do Colégio Objetivo. Se nao for feito algo imediato, não queremos dar a notícia de que um colégio inteiro que serve 1000 alunos seja levado pelo Rio Grangeiro.

Por isso que tinha que ter essa parte emergencial, até sairmos fora da quadra invernosa pelo menos, para garantir o acesso pelas pontes ( que estão quase caindo ), a integridade das paredes do canal, e a assistência às vitimas.

Abraços,

Dihelson Mendonça