Este foi um tempo imemorial. Nas férias, os primos vinham de Fortaleza para a Serra Verde e um dos divertimentos dos finais de semana era fazer "guisados" debaixo dos pés de juá, na beira do açude, ou em alguma casa desabitada.
Na foto acima, estão alguns primos, irmãos e agregados. Mané Danta aparece ao fundo. Também pode-se ver Cícero eletricista, Dalvaní (irmã de Maria Alzira), Marisa Sobreira, Maria Branca, Maria Preta e a babá dos meus primos.
Nessa época, quando a turma toda se reunia, havia várias atividades e rituais de férias. Passeios a cavalo, banhos de açude, jogos de baralho... Caminhadas por dentro do mato, nas veredas das cabras. por dentro dos riachos secos. Enfim, mil coisas que só criança inventa.
Um detalhe curioso que pretendo citar, é algo que pode ser observado nesta foto. Nas férias, éramos vorazes comedores de goiabada, bananada, marmelada e figada, além de biscoitos Pilar. Aqueles da lata grande com biscoitos sortidos. Mas a voracidade em relação aos doces tinha uma razão extra : a busca do prêmio que consistia na distribuição das latas por entre a meninada (feita hierarquicamente) - dos mais velhos aos mais novos. Cada lata de doce esvaziada recebia um dono. E a gente passava as férias inteiras comendo nessas latas. Depois do almoço era um "lataral" danado na pia da cozinha. Para nós era a maior graça na hora da refeição. Uma zoada de flandre velho que não acabava enquanto o último não saísse da mesa.
Claude Bloc
Um comentário:
Claude, Dominique, Jaques estavam comendo nas latas de doce. Eu não estou por aí,mas adorei esta foto na casa simples de taipa e chão de tijolos, de Manoel Dantas.( figura inesquecível)
Ta vendo aí o que encontrou arrumando caixas ?
Quero mais ...
Postar um comentário