ARNICA - Arnica Montana - Sensibilidade à flor da pele vem do fundo do coração. A Arnica cresce nas montanhas, espalhando um suave aroma pelos campos. Esta pequena planta, cuja essência é muito utilizada para aliviar dores causadas por batidas e quedas, trás também uma mensagem para a sua alma ferida e o seu coração machucado : Não se entregue ao desânimo e à apatia.
Planta aromática, chega a atingir 70 cm de altura. Originada do Norte da Europa e conhecida desde tempos remotos, a Arnica é usada na cicatrização de ferimentos graças às suas propriedades regeneradoras dos tecidos. A planta é potencialmente tóxica e não deve ser ingerida. Seu uso como medicamento externo vem de tempos antigos. É usada, na forma de tintura ou pomada, nos casos de quedas, batidas, contusões, artrites, dores reumáticas, hematomas, torções e pequenos traumatismos.
Cultivada em solo arenoso e rico em húmus com exposição ao sol. É uma planta de germinação lenta, deve ser semeada na primavera, Suas folhas são ovais e formam rosetas. As flores são grandes, amarelas, perfumadas e desabrocham durante todo o verão. Por ser uma planta originária dos solos ácidos das montanhas europeias, seu cultivo é mais difícil no Brasil. É encontrada em forma de loções capilares na composição de xampus e condicionadores contra a queda de cabelos. O escalda-pés com Arnica é relaxante e é particularmente indicado após um dia cansativo e longas caminhadas.
Edilma Rocha
Fonte : Jardim Interior - Denise Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário