Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


ARRUDA - Ruta graveolens - A erva da graça. Seus poderes metafísicos ampliavam a criatividade de Leonardo da Vinci. Na antiguidade, era costume usar ramos de Arruda para aspergir água benta sobre as pessoas nas missas solenes. Era também muito usada para proteger contra bruxarias, propiciar o dom da premonição e para prevenir doenças contagiosas. A folha de Arruda inspirou o desenho do naipe de paus nas cartas do baralho. Na crença popular, colocar um galhinho de Arruda atrás da orelha afasta a inveja e a maldade.


Arbusto perene que atinge até um metro de altura, é originado da Europa e Norte da África. Cultivado em solo bem arejado e alcalino com exposição ao sol. Também suporta a sombra pouco densa. Planta de germinação lenta, se reproduz a partir de sementes. Semear na primavera. Pode ser cultivada dentro de casa, deixando o ambiente com um aroma delicioso, mas deve ser colocada em local exposto ao sol.


As flores amarelas e pequenas, florescem em cachos agrupados. Embora pequenas, são de uma beleza exótica com longos pistilos e centro carnudo e húmido. Suas pétalas com crispas nas pontas lembram as flores carnívoras. As sementes são usadas em infusão com levístico de hortelã para marinar aves. As folhas são amargas, mas uma pequena porção dá um toque almiscarado aos pratos de ovos, de peixes e ao queijo cremoso. Um delicioso molho para carnes pode ser feito misturando uma porção de folhas picadas, ameixas e vinho. Tem propriedades terapêuticas para aliviar dores de cabeça, ciática, tosse, cólicas e gases. Usada no banho de animais domésticos, acaba com as pulgas. As folhas secas, que contêm um poderoso inseticida, pode ser esmagada e salpicada para repelir insetos.

Edilma Rocha
Fonte ; Jardim Interior - Denise Cordeiro

Nenhum comentário: