Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Liberdade - Paulo Viana

Liberdade é uma linda palavra que foi semeada nos corações dos guerreiros;daqueles cujo sentimento de justiça é o que estrutura sua alma, alimenta seu espírito e norteia seu caminhar pelas complicadas estradas das relações entre as pessoas. Foi o desejo de liberdade que edificou as cidades, desenvolveu a ciência, forjou, no cárcere íntimo dos sensíveis, a poesia, a literatura e todas as manifestações artísticas. Foi a luta pela liberdade que construiu e fez desmoronar civilizações.
A liberdade, no entanto, jamais é plena. Diariamente temos que analisar e avaliaras relações, principalmente entre governos e governados, com o objetivo de ajustar deficiências que distorcem a justiça, mascaram a igualdade de direitos, limitando, assim,o exercício da liberdade.
Buscamos, incessantemente, uma cultura de paz. Todos sabemos que sem justiça a paz é impossível, e sem liberdade para ir à luta a justiça fica mais distante.
É preciso, no entanto, assinalar que diante do emaranhado de valores, informações, desejos, orientações de consumo, a prevalência do acúmulo material, em detrimento da evolução espiritual, a política como instrumento da manutenção do poder e não como meio de preservar o bem comum, o enorme abismo de conhecimento entre uma minoria privilegiada e a grande maioria, o absurdo déficit educacional e de postura crítica, a opressão religiosa, que faz a moral se sobrepor ao querer transformar de forma radical a realidade, a extremamente complexa psicologia humana, com a variedade de personalidades e os diversos tipos de caráter e, por fim, a sofisticada estrutura de comunicação e ideologia da mídia, defensora intransigente e maliciosa do status quo, todo esse conjunto de fatores neutraliza a liberdade de grande parte das pessoas, facilitando a conservação de cenários onde a injustiça é sutilmente imposta com a máscara de conceitos sólidos como o de democracia.
Louvável é, portanto, a luta dos orientais contra ditadores instalados no poder como se donos fossem do povo, das leis e dos territórios. Admirável é a luta pela liberdade de mudar o que não está justo. E que tremam os que acham que a história acabou. Jamais acabará, porque a luta pela liberdade, pela justiça e pela paz é o fim último dos humanos. É o que marca mais profundamente a sua vocação para a ilusão. Ilusão que não pode se perder porque é o que nos faz acreditar que a vida tem um sentido.

Paulo Viana

2 comentários:

Claude Bloc disse...

MAGNÓLIA,

Os escritos de Paulo Viana só engrandecem e alegram o Cariricaturas....

Obrigada por trazê-lo aqui através de sua poesia,

Abraço,

Claude

Edilma Rocha disse...

Magnolia,

Gostei muito deste texto de Paulo viana. Que boa parceria encontramos com voce para trazer aos nossos leitores tõa boas matérias.
Valeu, amiga !

Abraço !