Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2011

Monges beneditinos visitam Barbalha – por Napoleão Tavares Neves (*)



Nestes dias de Carnaval, os monges beneditinos do Mosteiro São Bento de Salvador, Bahia, vieram fazer uma visita à Barbalha, sendo hóspedes da Casa de Férias e Veraneio das irmãs beneditinas do Hospital-Maternidade São Vicente de Paulo, encravada nas proximidades do Caldas. Não é preciso dizer que os monges se encantaram com o Cariri, com o Hospital São Vicente, com o clima e o verde luxuriante da nossa paisagem. Eram doze frades.

No domingo, dia 6, celebraram uma Santa Missa na capela do próprio Hospital São Vicente. A celebração foi presidida pelo Prior do Convento, frei Rafael, todos em vestes talares. Na homilia do celebrante ficou patenteada a preocupação da Igreja Católica com os perigos da Internet, manuseada por jovens, crianças e adolescentes sem a vigilância dos pais.

Muito bem fundamentada aquela homilia, pronunciada por um frade realmente ungido por Deus, simples, humílimo e culto, uma cativante figura. Na sua homilia falou duas vezes na figura do Padre Cícero. Depois da Santa Missa, a Irmã Eva Maria, Superiora Beneditina em Barbalha, lhes disse: – “Se os senhores quiserem saber sobre o Padre Cícero e o Cariri, temos aqui o nosso mais antigo médico deste hospital, Napoleão Tavares Neves, que se dispõe a falar para os senhores monges”.
Eles aceitaram a sugestão e durante uma hora disse-lhes o que sabia sobre os temas do Cariri: Padre Cícero, Cariri, Chapada do Araripe, Lampião, fontes que brotam na Chapada do Araripe, fósseis, riqueza histórica e geográfica, romarias do Padre Cícero, clima e solo da nossa região, e – após as mais variadas perguntas – convergindo tudo para a polêmica figura do cratense Padre Cícero Romão Batista.
Assim, foi uma proveitosa visita para todos. Com lucros culturais bilaterais...
(*) Napoleão Tavares Neves é médico, escritor, memorialista, historiador e cronista. Reside em Barbalha.

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Armando,

Muito interessante esse texto de Napoleão Tavares Neves nos nos trazendo ao conhecimento eventos de tamanha importância e significância para a região.

Obragada pela sua presença aqui.

Abraço,

Claude