Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sítio Fundão reabre acervo - Texto de Antonio Vicelmo

 
Crato  inaugurou, hoje de manhã, a casa sede do Sítio Fundão, uma Unidade de Conservação Ambiental, localizado no sopé da Serra do Araripe, a 3Km desta cidade.



A solenidade, marcada para as 10 horas, contou com a presença do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e do superintendente interino da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ricardo Araújo.



A entrega da área contou com presenças de autoridades locais dos três Municípios da Região do Cariri diretamente beneficiados - Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A solenidade será antecedida de uma caminhada às margens do canal do Rio Granjeiro que foi parcialmente destruído pelas chuvas. Os ambientalistas querem chamar a atenção para os problemas ambientais do Município.


A restauração da casa obedeceu fielmente à planta original, construída pelo antigo proprietário, ambientalista Jéfferson da Franca Alencar (falecido), em taipa, técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho, com o objetivo de erguer uma parede, única no Estado, com dois andares.

O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna), mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira que não foi restaurado.





A restauração da casa de taipa é apenas o início de um amplo projeto do Governo do Estado que contempla a nova sede do escritório da Semace - Cariri e uma unidade da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), além da restauração do engenho de pau que, no momento, encontra-se coberto pelo mato.




Por enquanto, até o acesso para o Sítio é difícil. Só passa carro com tração nas quatro rodas. Josa justificou que não teve condições de recuperar o acesso porque as chuvas não permitem a entrada de um trator. Os visitantes terão que deixar os veículos do lado de fora do parque e caminhar cerca de 1Km.

O parque disporá de segurança armada para proteger os visitantes, alunos secundaristas e universitários que terão, no local, ambiente propício às pesquisas relacionadas ao meio ambiente. Toda e qualquer visitação, em grupo, obrigatoriamente deverá ser guiada, ou seja, acionada junto a gerência do parque. Pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer mais uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado podem dirigir-se à Semace do Crato para obter melhores informações quanto a sua utilização.


Localizado a apenas 3 quilômetros do Centro da cidade do Crato, o Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Ceará em junho de 2008, quando deixou de ser uma propriedade particular. É gerenciada pela Semace, com vegetação nativa preservada e, ainda, flora diversificada.

Texto de Antônio Vicelmo (com algumas adaptações)
Repórter

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=954780

Fotos de Claude Bloc

Nenhum comentário: