Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


CONFREI  - Sob a proteção de Saturno, o Confrei apresenta folhas que crescem sem hastes, diretamente do caule, como se não pudessem existir de outra maneira. Suas flores se voltam para a terra, numa atitude fechada e introvertida. - Symphytun officinale-  O nome- Symphytun, tem origem grega (symphei- coalescer), significa "crescer junto" e se refere á propriedade da raiz mucilaginosa que une e cicatriza a carne e os ossos.  Segundo Culpepper, médico e astrólogo do século XVII, seu poder de unir e consolidar é tanto que, se fervido junto com carne picada, juntará os  pedaços novamente.



Planta herbácea perene, alcança 1 metro de altura. Encontrada em praticamente todas as regiões do planeta. Suas folhas chegam a ter 30 cm de largura e suas flores são brancas, amarelas e violáceas.
Cultivada em solo rico em matéria orgânica, bem drenado e pouco ácido. Luz plena. O Confrei é uma planta de difícil cultivo, pois prefere os terrenos húmidos às margens de rios e lagos e lugares frescos.


O Confrei é considerado uma farmácia completa, usado em tratamento interno e externo, atuando como antiinflamatório, anti-reumático, emoliente, adstringente. É um excelente expectorante, combate doenças respiratórias. Ativa o pâncreas, produzindo mais insulina, por isso é usado por diabéticos. É a planta de maior poder cicatrizante em feridas e queimaduras usado também no tratamento de glóbulos vermelhos. Usado em compressas, amolece os tecidos inflamados pelas dores, sendo usado em artrite e reumatismo crônico. A seiva contida nas folhas e nas raízes estimula a formação de novos tecidos na pele, por isso é usada em cosméticos, para suavizar as rugas e prevenir o envelhecimento precoce.

Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro

Nenhum comentário: