Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


MILEFÓLIO - Achilla millefolium - PARA SONHAR COM O PRÍNCIPE ENCANTADO.
Uma plantinha de aparência singela e frágil, mas desde a Antiguidade tida como poderosa tanto na cura como na magia. O Milefólio é citado na mitologia grega como a planta usada numa infusão onde Aquiles, récem-nascido, foi mergulhado para que se tornasse invencível. Daí originou o seu nome. Foi usada também na guerra de Tróia para curar os ferimentos dos guerreiros. Já o nome Milefólio ou mil-em-rama é devido à forma de suas folhas muito recortadas. Muito usada em amuletos de proteção contra diferentes males e para afastar os ladrões. Colocada debaixo do travesseiro, faz sonhar com o Príncipe Encantado. Os druidas usavam caules de Milefólio para adivinhar o tempo e na China era usado para ler o I-Ching ( O livro das Mutações ).


Planta herbácea, perene e rústica, da família das compostas. Atinge de 30 cm a 1 metro de altura. Originada da Europa, América do Norte, Norte da Ásia e Sul da Austrália. Cultivada em solo bem drenado, permeável e ensolarado, moderadamente rico e úmido. Não é planta de interior. Propaga-se por sementes ou divisão da raiz. Se as flores murchas forem cortadas, a planta floresce uma segunda vez. Esta planta fortalece e estimula todas as ervas e vegetais plantados na sua proximidade.


As flores secas são usadas em decoração. Na culinária, as folhas novas ligeiramente amargas e picantes podem ser adicionadas a saladas e molhos. Na cosmética, é usada em loção tônica para o rosto. Propriedades terapêuticas : Cicatrizante de feridas da pele, úlceras internas, cólicas menstruais, hemorróidas, reumatismo e celulite. O óleo essencial de Milefólio pode ser usado em massagem, banho, xampu, emplasto e compressa. Em blends, combina bem com óleos essenciais de Angélica, Camomila e Melissa.

Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro

2 comentários:

Claude Bloc disse...

Isto é o que pode ser chamado de lindo, sem medo de ser feliz... (risos)

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Lindo. BElO!!!

Maravilhoso!