Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lula, Doutor Honoris Causa – por Armando Lopes Rafael


"Ora (direis) ouvir estrelas!

Certo Perdeste o senso"!

E eu vos direi, no entanto,

Que, para ouvi-las, muita vez desperto

E abro as janelas, pálido de espanto...” (do soneto Via Láctea, de Olavo Bilac)

Alguns objetarão que este Cariricaturas não é espaço adequado para debater paspalhices da política brasileira. Reconheço que essas pessoas estão certas. Aqui pulsa um blog para explanação do que há de elevado ou comovente do patrimônio material e imaterial do nosso belíssimo Cariri. Permita-me quebrar um pouco deste enlevo – pelo menos nesta única ocasião – para tratar de um assunto que traz discrepância e dissensão: a concessão de sucessivos títulos de Doutor Honoris Causa, por diversas universidades daqui e d’além-mar, ao ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva.


A priori, lembro que tão logo foi eleito, em 2002, Presidente da República Federativa do Brasil, a Universidade Regional do Cariri – por iniciativa da então reitora Violeta Arraes – concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Talvez por ser uma universidade pequena, de pouca projeção, Lula nunca se dignou vir receber a homenagem. Ele, por diversas vezes, esteve em Juazeiro do Norte, a dez quilômetros de Crato, e só nos últimos dias de seu governo esteve aqui, numa noite, no Sítio Loanda, onde se empanturrou com um pato frito com farinha, como atestaram os poucos convidados para aquele jantar. Diferentemente ele agiu com outras universidades que lhe concederam idêntica honraria...


Reconheço que ao discordar dessas concessões terei o repúdio dos admiradores (sem excluir os reles bajuladores) do ex-presidente, um homem de inegável inteligência que chegou ao mais alto posto da República. Não faltarão os que me tacharão de invejoso, preconceituoso, como sói acontece com qualquer crítica – por mais justa que seja – feita ao político Luiz Inácio da Silva.


Faço minhas as palavras do ilustre professor Délcio Vieira Salomon, da Universidade Federal de Viçosa (MG) quando protestou por idêntica honraria concedida a Lula, por aquela instituição: “A bajulação política não só banalizou a outorga do título “doctor honoris causa”. Transformou em princípio pedagógico e ético o que antes era comportamento repudiável. Que fique bem claro: historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional e é conferido a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Sublinhe-se: transcendam e não atinjam, por demagogia ou por efeito de marketing, patamar do elogio gratuito”.


“Afinal para quem acompanhou o governo Lula como observador, sem implicações interesseiras, sabe muito bem que aquilo que o Conselho Universitário da UFV chama de “defesa das causas sociais” é, no frigir dos ovos, nada mais que pura e deslavada demagogia. Quando este país aplicar honesta apuração das contas do governo passado, verá, lamentavelmente, que gastos públicos com bolsa família, bolsa escola e programas equivalentes a constituir “defesa de causas sociais” não passam de engodo já varrido para debaixo do tapete, do mesmo modo que se varreu o mensalão e quejandos malabarismos, a despistar a transparência, que nunca houve nos dois governos Lula Inácio da Silva”.

Esta a minha opinião, na qualidade de simples e anônimo cidadão, no tocante ao seriado de títulos de Doutor Honoris Causa que pipocam, de forma orquestrada e unicamente com motivação política, ora concedidos ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.

5 comentários:

Dedê disse...

Com o respeito devido, lembro que o povo brasileiro há de colocar numa balança aopinião que restou na decisão sabia e acertada do corpo dicente daquela respeitada Universidade com a clara posição politica de alguns brasileiros. Estes, pertencentes a um contingente de 12%, segundo a pesquisa de opinião sobre o grande brasileiro Luis Inacio Lula da Silva.

Armando Rafael disse...

Dedê:
Acato com respeito e naturalidade a sua opinião.
Obrigado por externá-la. Isso faz parte da pluralidade de opinião e de ideologia que deve presidir as relações sociais numa democracia.
Suas convicções quanto a este assunto (que expus em tela) não interferirão no apreço que sua pessoa merece, principalmente por sua sinceridade de propósito e sua educação no trato com o oponente.
Permita-me – também com o devido respeito – lembrar ao caro cratense que pertencer à minoria dos 12% que não apoiam, nem admiram o ex-presidente (e o fazem com civilidade e sem radicalismo) é também um direito democrático. Orgulho-me (e como) de estar nesse contingente dos 12%.
Por fim não custa lembrar que num plebiscito feito durante a ditadura nazista, mais de 90% dos alemães se manifestaram a favor de Hitler e de sua administração. Naquele tempo a minoria dos que eram contra o Führer Adolf Hitler foi ridicularizada.
O tempo mostrou que essa minoria estava certa...O tempo é o Senhor da razão, diz a Bíblia.
Saúde e Paz!
Cordialmente:
Armando Lopes Rafael

Dedê disse...

Acato e respeito a posição do dileto professor.

Abraço

Dedê

Paulo Viana disse...

É impressionante como ainda existem pessoas que não se conformam com o fato de um nordestino pobre ter se destacado neste mundo onde a hipocrisia e, principalmente, o preconceito e a discriminação dão curso ao desenrolar das relações. É isso mesmo. Há de se fazer oposição sistemática ao Lula, pois ele é uma ameaça ao retorno dos famigerados partidos de FHC e companhia.

Armando Rafael disse...

Paulo Viana:

Não foi por acaso que inseri no meu artigo a parte a seguir transcrita:

"Reconheço que ao discordar dessas concessões terei o repúdio dos admiradores (sem excluir os reles bajuladores) do ex-presidente, um homem de inegável inteligência que chegou ao mais alto posto da República. Não faltarão os que me tacharão de invejoso, preconceituoso, como sói acontece com qualquer crítica – por mais justa que seja – feita ao político Luiz Inácio da Silva".

Agora esses pseudos argumentos de:
-- "não se conformam com o fato de um nordestino pobre ter se destacado neste mundo";
-- "oposição sistemática ao Lula";
-- "retorno dos famigerados partidos de FHC"

Isso não merece resposta.
Se o fizesse, seria humilhar a inteligência dos leitores levando em conta sofismas medíocres, de autoria de pessoas portadoras de inteligência duvidosa...