Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

JOÃO PAULO SEGUNDO BEATIFICADO DIA 02 PELA IGREJA CATÓLICA EM ROMA




Em cerimônia litúrgica presidida dia 2 de maio pelo Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro do Vaticano, a Igreja Católica beatificou o saudoso papa João Paulo Segundo, falecido em 2  de maio de 2005, aos 85 anos de idade.

A  solenidade contou com a presença de cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes e milhares de fiéis e peregrinos. A Diocese de Crato foi representada pelo Bispo Diocesano, Dom Fernando Panico e pelos Padres Diocesanos que estão fazendo cursos especializados na Europa.

O Crato e sua Diocese mantiveram um bom relacionamento com o saudoso Papa Paulo II, conforme podemos observar:

1- João Paulo II recebeu, em audiência no Vaticano, Dom Vicente Matos, Dom Newton Holanda Gurgel e Dom Fernando Panico, Bispos Diocesanos do Crato.

2 – Ordenou Bispo Dom Newton Holanda Gurgel em 1979, juntamente com outros 30 Bispos das Américas e da  Europa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

3 – Nomeou seis novos Monsenhores para a Diocese do Crato, em dezembro de 2002, por indicação de Dom Fernando Panico.

4 – Recebeu e abençoou no Vaticano o Padre José Almeida, então vigário de Caririaçu, representante da Irmandade do Carmo e do Congresso Internacional, em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, em Roma.

5 – João Paulo segundo enviou, por intermédio do Núncio Apostólico da Santa Sé, no Brasil, uma mensagem com uma bênção especial para a Diocese do Crato, por ocasião dos seus 75 anos de criação (Jubileu de Diamante), em 20 de outubro de 1989.

6 – A Diocese de Crato participou da visita do Papa João Paulo II em julho de 1980 a Fortaleza, representada por Dom Vicente Matos, Bispo Diocesano, Dom Newton Holanda Gurgel, Bispo Auxiliar, além sacerdotes, religiosas e centenas de diocesanos.

7 – No Estádio Castelão, palco do Congresso Eucarístico Nacional, João Paulo II foi homenageado pela Orquestra Padre David Moreira da Solibel e pelo cantor Luiz Gonzaga, Rei do Baião, que cantou a música: “Obrigado, João Paulo”, de autoria do Padre Gotardo Peixoto e colocou seu chapéu de couro sobre a cabeça do Papa, numa homenagem dos Nordestinos.

8 – Na mesma ocasião, Dr. Jefferson de Albuquerque deu de presente ao Papa um fóssil da Chapada do Araripe, em nome do Rotary e do Crato.

9 – Quando se preparou para visitar o Brasil, pela primeira vez em 1980, o Papa João Paulo II aprendeu Português, através do livro “Português para Estrangeiro”, de autoria do Professor cratense catedrático em Linguística, Francisco Gomes de Matos, da Universidade Federal de Pernambuco, por indicação da Nunciatura Apostólica no Brasil.

10 – O Professor polonês, Maestro Arnaldo Salpéter, um dos fundadores da Sociedade da Cultura Artística do Crato – SCAC – e seu primeiro diretor-artístico, era conterrâneo do Papa João Paulo II.

Na manhã do dia 2 de maio de 2011, Padre Edmilson Neves celebrou missa de Ação de Graças pela beatificação do Papa João II e colocou um grande banner de João Paulo II na janela da Catedral de Nossa Senhora da Penha.

João Paulo II tem uma foto oficial colorida na galeria dos papas e dos bispos na Sacristia da Sé Catedral. É ainda Patrono de uma Rua e de uma Clínica Odontológica em Crato.

Com sua beatificação, o mundo católico aguarda, agora, sua canonização pela Santa Sé.

Crato (CE), 2 de maio de 2011.



Documento cedido pelo autor, Huberto Cabral

Fotos: Google Imagens

2 comentários:

Daniel Boris (Jacques) disse...

Tem pessoas e pessoas,tem aquelas que fazem a diferença,como Madre Tereza de Calcutar,Irmâ Dulce e muitos outros,mas o Papa João Paulo II que tive a honra de conhece-lo bem perto,foi e será por muito tempo o maior representante da Igreja Católica Apostólica Romana dos nossos tempos.O Papa João Paulo II ou simplesmente João de Deus como nós Brasilheiros assim o chamamos, fez a diferença,foi exemplo vivo,foi pai da humanidade e irmão de todas as outras religiões,pediu desculpas aos Judeus,cortou a própria carne revelando os padres pedófilo e foi sem sombra de dúvidas com o seu beijo na terra que pisava,mostrando sua humildade e um dos maiores seguidores de Jesus Cristo.Que Deus e nós o tenhamos.
Viva JOÃO de DEUS,você esta em nossos corações.


Daniel Hubert Bloc Boris
(Jacques)

Dihelson Mendonça disse...

Muito bem, Claude!
Parabéns por nos ter traido este texto do Huberto.

DM