Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A ARTE DE GEORGE MACÁRIO - Por Edilma Rocha


A obra de um artista pode ser considerada exemplo de um percurso orientado segundo uma motivação reflexiva e culta de vivaz tensão criativa. É muito difícil identificar onde exatamente se encontra a energia criadora através da contemplação diante da arte abstrata. Existem sinais da criação capazes  de serem identificadas através do traço, das cores, das formas. Os olhos que observam são obrigados a percorrer vários caminhos em movimentos para parar em um detalhe que resulte em um ponto de identificação. O artista  precisa ter o equilíbrio próprio, a velocidade do pensamento, para carregar a carga plástica descritiva que levem o expectador num elemento visual que identifique os sinais e os sentidos da sua obra.
Desde a sua última criação que as cores invadem o espaço como um todo detalhado em elementos pequenos e se misturam as texturas nos revelando sempre um "olhar". O olhar do artista oculto as intenções, mais sempre presentes no seu trabalho. Os quadros são acontecimentos imortalizados diante da arte para sempre, num sinal secreto ou revelador do seu tempo, numa manifestação visual alegre e colorida. Mesmo diante de uma tragédia retratada, a beleza do visual supera a própria dor ou tristeza através das tintas acrílicas, pigmentos ou texturas. O seu domínio revela uma superfície bela em encontro com os sinais da criação numa realidade real ou imaginária.
A facilidade do desenho de figuras e cenas é um elemento natural e espontâneo na arte de George Macário. As cores fazem vibrar no imediato do traço compondo uma atmosfera intuitiva e expressiva. Esse desenho é herança dos traços da criança que brincava com rabiscos cheios de movimentos infantis.  E para chegar a um resultado contemporãneo foi preciso correr no tempo com os lápis à cores e canetas de Nanquim até o manuseio dos pincéis que deslizaram nos empastos coloridos das tintas acrílicas atuais. Aì chegou a liberdade de expressão diante do moderno e abstrato.
Ressalto aqui que é muito difícil para o artista que fez escola, provar desta liberdade espontânea e quase infantil. Mas a energia criadora através da contemplação estática, gera um movimento que vem da alma do artista e se revela na sua cultura como um sinal harmonioso na energia da criação.
A pintura abstrata e expressionista não se vê apenas com os olhos, mas sim com o sentimento presente diante do oferecido. George é um turbilhão de movimentos e cores que ficaram presos no seu subconciente durante tantos anos a espera de um momento certo para explodir. E explodiu maravilhosamente preenchendo a distancia da criatividade e realidade identificada na sua capacidade imediata em busca da expressão mais forte, a sua pintura. Esta é  a verdadeira impressão que se dá no impacto visual da sua obra.
Creio que posso afirmar estar diante de um pintor seguro dos seus passos futuros diante da sua obra e a criação da sua galeria. George é capaz, surpreendente e criativo na sua arte moderna contemporãnea.

Edilma Rocha

Um comentário:

ricardo disse...

Tia gostei do texto muito,muito boa sua espressão artistica
Ricardo jr.