Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Memória Paternas (postado por Armando Rafael)




Eliane Macedo Picanço, editora do Diário do Nordeste Infantil lança na livraria Cultura: Pela estrada do sonho e da poesia

Editora do caderno Infantil, do Diário do Nordeste, a jornalista e escritora Eliane Macedo Picanço lança hoje, 19h, na Livraria Cultura, "Pela estrada do sonho e da poesia"

O livro "Pela estrada do sonho e da poesia", da jornalista Eliane Macedo Picanço, que já havia lançado "A princesinha Luciana", "A aventura" e "Lívia", voltados ao público infantil, é dedicado ao seu pai Geraldo Macedo Lobo. Para ela, "um exemplo de vida para todos". "É uma experiência nova resgatar a história dele. O desafio foi fazer um livro com um linguajar acessível e simples e com a voz do coração", declarou.
90 anos
O mais recente exemplar que enriquece a literatura cearense celebra nove décadas de vida de Geraldo Macedo Lobo, que nasceu em 3 de dezembro de 1920 no Crato. No entanto, não foi possível, no ano passado, e somente agora vai ser disponibilizado para o público. Eliane Macedo Picanço revela que, para fazer esse livro-reportagem, realizou uma pesquisa que durou dois anos em jornais, livros e revistas que retratavam a vida dele. "Entrevistei, ainda, pessoas que tiveram contato com o meu pai, para poder contextualizar também fatos que não foram escritos como depoimentos e opiniões de pessoas sobre a seca de 32 e o Padre Cícero, que meu pai conheceu".
Tragédia
Um fator preponderante na vida de Geraldo Macedo Lobo, então com 12 anos de idade, foi a tragédia que abalou a sociedade cearense: o falecimento do seu pai, Eloi Lobo. Já no primeiro capítulo do livro "Pela estrada do sonho e da poesia", "A infância interrompida", Eliane Macedo Picanço relata o fato, quando da inauguração da primeira pista de pouso do Aeroporto Santa Teresinha, no Palmeiral, Crato.
"Era 16 fevereiro de 1933. Uma multidão acotovelava-se para ver o avião do Exército chegar. Eloi, tendo chegado atrasado ao evento, não percebeu que os observadores estavam sendo afastados para longe do avião. Eufórico e querendo parabenizar o primo aviador, passou pela multidão e se dirigiu à aeronave que acabara de aterrissar. Continuou andando e, ao virar-se para a direita ao invés da esquerda, não podia imaginar que naquele instante, acabara de dar novo rumo à vida de toda a família. A hélice, que ainda girava velozmente, mesmo após a aterrissagem, pegou em cheio o rosto de Eloi. A morte foi quase instantânea", escreveu ela.
O acontecimento entristeceu a família e, no dia seguinte ao enterro, a matriarca Maria Lobo retirou os filhos do colégio, por contenção de despesas. Ainda no mesmo capítulo, Eliane Macedo Picanço publica: "Dr. Manoel do Nascimento Fernandes Távora, o padrinho de Geraldo, o primogênito de Eloi, foi à casa da viúva e, comovido com a situação em que aquela família se encontrava, prometeu uma bolsa de estudos para o afilhado: um internato em Ouro Fino, Minas Gerais. A lógica da vida, que funciona de forma aleatória, trouxe a tristeza pela perda de Eloi a chance ímpar para seu primogênito se formar".
Geraldo foi o único da família a se graduar e sempre gostou de escrever poemas, brindando os amigos e familiares com seus escritos, os quais, alguns deles estão gravados por ele mesmo num CD encartado no livro tem a professora Elzenir Colares interpretando outros. Até hoje Geraldo ainda recita suas obras.
MAIS INFORMAÇÕES
"Pela estrada do sonho e da poesia", de Eliane Picanço, será lançado dia 3 de agosto de 2011, às 19h no Instituto Cultural do Cariri
NELSON AUGUSTO
REPÓRTER
...

Um comentário:

Edilma disse...

Armando,

Na minha infancia a presença de Eliane e Lilian, filhas de Geraldo Lôbo e Adamir, eram constantes no estudio fotografico de minha mãe Telma Saraiva.
Eu admirava a beleza das duas irmãs. Moças altas, de corpos perfeitos e muito educadas. Que fotografias lindas foram feitas das duas modelos.
Hoje encontro a imagem da Eliane junto as exelentes noticias culturais.
Belas lembranças...
Boas noticias...
Parabéns !