Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 23 de julho de 2011

O verbo roubar – por Nei Silveira de Almeida



(Transcrito da seção Cartas do jornal “Estado de S.Paulo”)

No Brasil conjuga-se o verbo roubar em todos os tempos e em todas as pessoas", já disse – em um dos seus sermões, no século 17 – o famoso Padre Antônio Vieira. Ele nasceu em 1608 em Portugal, mas veio para o Brasil aos sete anos de idade. E aqui morreu em 1697. O sermão do Padre Antônio Vieira, no entanto, mantem-se irretocável até os dias de hoje.


Corrupção, no Brasil, não é apenas privilégio de políticos e de algumas autoridades. Há muitas outras corrupções no dia-a-dia da brava gente brasileira. Omitir-se ante a roubalheira que rolou e deitou no governo Lula é uma delas. A maioria dos petistas só sabe criticar o governo do PSDB. Mas, levar para casa material da empresa em que trabalha é roubo também. Assim como comprar carteira de motorista, pagar propinas nas repartições e instituições para ser atendido primeiro do que os outros. Adulterar pesos de produtos a serem comercializados; vender produtos com data de validade vencida; operar em caixa 2; comprar recibos para sonegar o imposto de renda; comprar atestado médico para justificar faltas ao trabalho; etc. e etc.

Esses últimos tipos de corrupção são chamada por alguns como “parte integrante da cultura brasileira”. Por outros como “marca registrada” e, por ainda outros, de “mania nacional”. Tais práticas de corrupção, aos meus olhos, tem outro nome: é roubo mesmo! Inicia-se na escola primária com a criança roubando a borracha do coleguinha. Passa pelo ensino médio com o adolescente “colando” nas provas. Estende-se ao jovem que compra gabarito dos exames vestibulares.

Culmina com o adulto comprando diplomas universitários. Após essas brilhantes incursões, cabe ao indivíduo acessar ao mercado da falcatrua privada, ou candidatar-se a um cargo público para o cumprimento do exercício do superfaturamento e dos variados processos de corrupção. O que me leva a crer que ser ladrão, no Brasil, é profissão de carreira.
Nei Silveira de Almeida
Belo Horizonte

Um comentário:

Neizão disse...

GOSTARIA DE FAZER UMA CORREÇÃO NO TEXTO "O VERBO ROUBAR" DE MINHA AUTORIA. FOI ACRESCENTADO AO TEXTO UMA FRASE QUE NÃO FALEI DIZENDO QUE OS PETISTAS CRITICAM OS PSDEBISTAS, POIS PARA MIM PETISTAS E TUCANOS É TUDO UM BANDO DE LADRÕES E CORRUPTOS SAFADOS.
BASTA RECORRER AO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA E SEM ADULTERAÇÕES.
NEI SILVEIRA DE ALMEIDA