Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

SERRA VERDE - MISSA DE DOMINGO.

Local: Serra Verde.

Nada é mais como nos tempos áureos. O movimento cessou, o turbilhão movido a trabalho entrou em colapso, mas nossa alma se enche ainda de emoções e de alegria quando nos reunimos nessa terrinha abençoada. Parece até que conseguimos captar aqui e ali as palavras de Hubert e Janine Bloc Boris - nossos pais - fazendo delas um eco e com elas nos (re)vestindo de uma energia forte e transbordante. Tony Bloc falou uma coisa séria e que nos faz refletir: "Depois que esta nossa geração Bloc-Boris se for, a Serra Verde se perderá." Nossos descendentes não mais se ligam à terra, não têm amor àquilo ali. Então, vai ficar sem jeito. 

E hoje a Serra Verde continua lá sofrendo o abandono e as ranhuras do tempo. Mas somos conscientes de que no momento em que pisamos lá, é lá que queremos estar para absorver a sinfonia serena do nosso passado e para entender as dificuldades que nos vêm com a chegada destes dias de hoje.

A cada vez que atravessamos o portal da Fazenda, voltamos um pouco a ser crianças, e nos pomos a recordar os bons momentos que lá vivemos e a fazer da saudade apenas um alento.

Domingo foi dia de missa. A capela da Serra Verde foi doada à diocese de Caririaçu há algum tempo para que fosse cuidada e não caísse no abandono total. Tony cobrou a atenção a esse acordo tácito: a celebração da missa. A capela idealizada por Hubert Bloc - inclusive as imagens desenhadas e projetadas por ele - foi devidamente cuidada e os maribondos que povoavam o seu interior foram enxotados devidamente.
.
Para assistir à missa, vieram pessoas do Sítio Jardim (da família Botelho), de Caririaçu e da própria Serra Verde. Tony veio com Dominique de Sobral, Francois, Regina e eu (Claude Bloc) fomos de Crato.

Atenções à palavra de Cristo. Reflexão e paz de espírito.

Flagrante. Contrição. Sorriso contido.
Momento íntimo de encontro com Deus. Lembrança presente dos ausentes.

Unidos num só pensamento. Serra Verde acolhe a todos.


Claude Bloc

3 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Parabém ao bolg: "Cariricaturas" pelo seus excelentes trabalho.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

Heladio disse...

Prezada Claude

Feliz são as pessoas, que cultivam o respeito pelos antepassados. Presenciei tudo nestas fotos, de uma simplicidade e ao mesmo tempo de grandeza espiritual.
abraços
Heladio

Edilma disse...

Claude,

Hoje meu coração se encheu de alegria ao ver estas imagens do interior da capelinha da Serra Verde. O Cristo, uma criação do seu pai, Hubert, que se espalhou em cópias de pequenas imágens pelo Crato e principalmente, o Juazeiro e demais localidades. Ele desenhou e Sr. Augusto, carpinteiro da fazenda, executou tão bem. E vejo que está perfeita e reunindo aos seus pés, os catolicos que por ali ainda entram nas costumeiras missas.
Bateu uma saudade...