Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Parabéns Armando Rafael - Blog do Sanharol

Parabéns Armando Rafael - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Ainda hoje eu me lembro como se assistisse a um filme que passasse à minha frente. Vivíamos no dia 6 de março de 1961, uma segunda-feira, primeiro dia de aula no velho e tradicional Colégio Diocesano do Crato. Recém saído do seminário, onde durante dois intermináveis anos, eu repetira pela terceira vez a 1a série do antigo curso ginasial, sentia-me como um estranho no meio daqueles novos colegas, quase todos, dois anos mais novos do que eu. Era a segunda vez que eu voltava a estudar naquela casa, que norteou a vida de tantos jovens, fazendo com que nossas esperanças se tornassem realidade nos dias atuais. 

Ao escolher uma carteira na primeira fila da classe, sentou-se ao meu lado, um rapazinho esguio, muito calmo e educado, que me cumprimentou perguntando meu nome e se apresentando. Chamava-se Armando Rafael. A partir daquele dia, dividi por mais de dois anos com ele, aquela antiga carteira preta, cuja parte do assento era móvel e fixado na carteira de trás. E a partir daquele momento, formou-se entre nós uma grande amizade, que mantém-se firme através dos anos.

À noite, eu encontrava Armando na Praça Siqueira Campos e sentávamos num dos bancos para conversarmos. Com o exemplo de Armando, criei gosto pela leitura e com ele muito aprendi, pois ele discutia sobre diversos assuntos: religião, política, geografia, e sabia de coisas sobre países, muito dos quais eu nunca ouvira falar. Àquela época, Armando já era um admirador da monarquia e um crítico dos sistemas de governos comunistas, para todos nós daqueles anos já distantes, tão ameaçadores. Um perigo iminente de por o mundo todo ao chão. Ele permanece fiel às suas idéias, há sessenta anos. Entretanto sabe como ninguém, respeitar as opiniões contrárias às suas. Já era então, um projeto quase que pronto do ser humano exemplar; intelectual, historiador e um grande pesquisador de nossa história que, muito honra nossa cidade.  

Hoje Armando está aniversariando e, através desta breve mensagem, externo meu desejo e votos de muitas felicidades para o amigo e toda sua família, tão bem estruturada. Que você, meu amigo, viva cada dia renovado, como se fosse o primeiro dia, quando tudo é novidade e nosso ímpeto por realizações encontra-se no mais alto dos níveis. Que Deus o abençoe e continue sendo este homem exemplar que você sempre foi, desde criança. Um grande abraço para você e toda sua família.

Foto: Dihelson Mendonça
Texto: Carlos Eduardo
Postado  no Blog do Sanharol  por Magnolia

5 comentários:

Heladio disse...

Prezado Carlos

Falar mais sôbre o Armando, é desnecessário, vc disse tudo, que um CIDADÃO DE LUZ própria, merece. Me resta apenas, o meu simples abraço, ao aniverssariante.
Heládio

Heladio disse...

Desculpem, Resta apenas...

Anônimo disse...

Parabéns Armando Rafael! Que Deus abençoe você e sua linda família!

Armando Rafael disse...

Claude,
Zenilton,
Edilma,
Jacques,
Magali,
Heládio.

Ontem – dia 19 – encontrava-me em Caruaru (PE) e não tive oportunidade de acessar a Internet. Esta a razão porque só agora, estou agradecendo a nímia gentileza de todos vocês.

Fiquei sensibilizado com as palavras de Carlos Eduardo e com os comentários de vocês.

São manifestações com estas que nos estimulam a continuar acreditando na amizade sincera e desinteressada, a que aproxima as pessoas no ideal de contribuir para um mundo mais humano e mais justo.
Que Deus continua e nos proteger. Sempre.
Armando

Dihelson Mendonça disse...

Comentário que fiz no Blog do Crato, no dia do Aniversário:

"Hoje é o aniversário de um dos maiores escritores do Blog do Crato. Temos a honra de ter o Armando Rafael desde o primeiro momento do Blog, e foi o primeiríssimo a cumprimentar e apoiar o nosso trabalho mesmo quando eu não o conhecia. Certa vez me parou na rua e veio de longe dizendo: "Olha, parabéns por esse excelente trabalho que você está fazendo em favor do Crato". Foi assim que eu o conheci, já com o seu característico sentimento de solidariedade às causas e aos ideais das pessoas. Armando é um grande altruista, idealista, sempre disposto a ajudar quem o procure, e tem devotado a sua vida às causas nobres do Cariri, e a elevar a sua terra e a sua gente.

O aniversário do Armando Rafael, num certo sentido, coincide com um aniversário do Crato, do Cariri. Tenho uma profunda admiração por pessoas como o Armando, que escreve, que pesquisa, que não fica de braços cruzados, mas que usa o seu conhecimento e as suas forças para trazer algo de bom para a humanidade. Por isso, eu digo com toda propriedade: Não basta ser inteligente nem ter conhecimentos; É preciso usá-los em favor de uma causa, e assim o fez durante toda a sua vida. Este aniversário não é apenas de uma pessoa comum. O Armando é patrimônio do Crato, assim como o Huberto Cabral, e vai na trilha dos outros grandes tais como J. de Figueiredo Filho, Irineu Pinheiro e tantos outros. Será no futuro mais um desses imortais, e alguma rua ou praça soerguerá em sua homenagem. Enquanto isso, caro amigo, receba os nossos calorosos parabéns! Tanto pelo aniversário, como pela sua vida dedicada a fazer o bem."

Dihelson Mendonça