Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O ideal e a moral, fontes de juventude -- por Salomão A. Cheib

               Temos falado sobre as causas materiais que alteram o organismo desgastando-o e levando-o ao envelhecimento precoce. Mas esta é apenas uma parte do problema. Sendo a alma quem dá vida ao corpo, sua influência é tão ou mais importante que os fatores físicos. Não se é jovem pela idade, a juventude adquire-se mediante a elevação espiritual que liga o homem a um ideal superior a si mesmo e o diferencia dos animais.
             
O segredo da eterna juventude está na dedicação a um ideal, que obriga o homem a superar-se a si mesmo e a encarar o futuro. Mas apenas os ideais nobres têm esse poder.
             
O ideal do cientista é a busca da verdade, o do artista é a beleza, e o da moral e da religião é o bem. Por serem dignos e ter o poder de elevar o homem do seu nível primitivo às alturas da perfeição, elas não podem estar nunca em oposição entre si. Não há verdade que seja amoral ou feia, nem beleza maléfica nem o bem tem raízes no erro e na desarmonia. Mesmo que pareça errado e os anseios absurdos o ideal é sempre respeitável até que a experiência dê o seu veredicto. O mal é não ter ideal e viver apenas para o atendimento das necessidades imediatas, sem perspectiva, sem ambições e sem planos.
            
 Esta falta de entusiasmo leva a atrofia da inteligência e das funções cerebrais, reduzindo seu estímulo indispensável para o bom desempenho dos órgãos vitais. É de observação corrente que em casais onde há muita diferença de idade, um dos parceiros atua ativamente sobre o outro, rejuvenecendo-o ou envelhecendo-o. Homens idosos estimulados pela exuberância de vida de suas jovens esposas, partilhando de suas emoções, invariavelmente acabam remoçando. Por outro lado, um velho rabugento, egoísta e acomodado leva ao envelhecimento precoce sua jovem esposa. O mesmo ocorre em sentido inverso.
           
Uma pessoa torna-se velha quando foge a luta e a confrontação, acomoda-se com o dia a dia passivo e não tem planos futuros, justificando-se com expressões imobilizadoras como: Para quê? "Agora é tarde, não dá para começar nada", "Não vale a pena". "Eu quero é sossego!"
           
Muitas vezes, confunde-se o ideal com uma ambição egoísta, como a ganância pelo dinheiro, que é feita quase sempre a custa do sacrifício de muitos, ou o ideal do poder político, que pode ser nobre quando motivado pelo desejo de combater os males sociais e  melhorar as condições de vida do povo, mas que facilmente resvala para interesses pessoais, falta de escrúpulos e uso de métodos desonestos, como se o fim justificasse os meios.
           
Ao contrário dos ideais nobres que são qualitativos, esses raramente trazem a beleza e o ardor da juventude. Ele são quantitativos, podem apreciar o mais e o menos, mas nunca sabem distinguir o melhor do pior, a bondade da maldade, a moral do vício.
           
Em suas almas, as crostas se endurecem, tornam-se empedernidos, insensíveis, voltados para dentro de si próprios, único deus que veneram. De sua mente, sob o signo da ganância, sujeita ao stress pela falta de paz e equilíbrio emocional, o organismo só recebe estímulos negativos, que perturbam e interferem no bom funcionamento dos órgãos, levando-os à exaustão e à doença.
           
Jamais terá boa saúde quem pratica o mal, lesa, engana e prejudica os outros, pois muitas doenças inexplicáveis que abatem prematuramente um homem forte podem ter sua origem numa consciência pesada.         

Nenhum comentário: