O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (29), em Gdansk (norte da Polônia), um prêmio criado por Lech Walesa, líder histórico do sindicato polonês Solidariedade
O prêmio de 100 mil euros (cerca de R$ 249 mil), acompanhado por um diploma e uma medalha, que foi entregue em uma cerimônia exibida pela televisão, foi atribuído a Lula para recompensar "sua ação em favor de um entendimento pacífico e de uma cooperação solidária entre os povos", segundo um comunicado da Fundação Lech Walesa, Prêmio Nobel da Paz em 1983 e ex-presidente da Polônia (1990-1995).
Walesa disse durante a cerimônia que ele e o ex-presidente escolheram caminhos opostos entre o socialismo e a economia de mercado .
- Na Polônia, nós consideramos que não havia uma terceira via, que agora tampouco existe, mas então não tínhamos alternativa. Atualmente o capitalismo está aqui, mas acredito que não tem o sabor esperado.
Ao agradecer o prêmio, o ex-presidente brasileiro destacou as muitas semelhanças entre Lech Walesa e ele. Segundo Lula, ambos nasceram em famílias modestas, não puderam estudar e assumiram espontaneamente o comando de movimentos de protesto antes de chegar aos maiores cargos em seus respectivos países.
- Nós, cada um a sua maneira, enfrentamos desafios para transformar nossos países no espírito da democracia e do diálogo.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, que participou na cerimônia, também elogiou Lula.
- Temos a honra de nos inclinarmos ante o homem que para mitos de nós prolongou este grande sonho que nós tornamos realidade e do qual Lech Walesa foi e continua sendo o símbolo.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Um comentário:
ZÉ FLÁVIO,
Como havíamos antecipado em comentário à sua última postagem. O próximo vai ser na Suiça.
Postar um comentário